CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Sanches, Juliano Luís Pereira, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
CVA
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213
Resumo: Orientador: Paula Teixeira Fernandes
id UNICAMP-30_9e20fabf4887ac3cec98822fff90b315
oai_identifier_str oai::913953
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básicoCInAPCe nomad radio communicate-joke : a methodology for scientific communication in Neurosciences to Elementary School studentsComunicação na ciênciaAcidente vascular cerebralEpilepsiaLúdicoNeurociênciasScience communicationCVAEpilepsyPlayfulNeurosciencesOrientador: Paula Teixeira FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A proposta deste trabalho foi possibilitar a formulação de conjecturas sobre as neurociências a partir de leituras sonoras de "CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira: Uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do Ensino Básico". Um artefato sonoro foi construído em duas edições, com atenção à imersão nas neurociências, e disponibilizado para grupos de alunos e professores do Ensino Fundamental, vinculados à escola pública da SME, EMEF Francisco Ponzio Sobrinho, Santa Odila, Campinas/São Paulo. A iniciativa buscou a aproximação escolar com alguns dos diálogos atuais sobre as neurociências, com ênfase em epilepsia e AVC (Acidente Vascular Cerebral). O objetivo geral foi verificar, numa perspectiva analítica, como um artefato sonoro pode ser inserido em uma experiência comunicativa com uma escola pública do Ensino Fundamental de Campinas. O projeto permitiu o debate entre alunos do Ensino Fundamental na faixa etária de 10 anos de idade (5° ano ou quarta série). Os resultados mostraram alguns aspectos interessantes nas neurociências. Setenta por cento dos alunos nunca presenciaram uma crise de epilepsia. Alguns estudantes (35%) têm parentes e amigos que já tiveram crises. A pesquisa mostra a dificuldade em manter a calma durante a crise. "A pessoa, que não tem epilepsia, tem medo de quem tem". A maioria dos sujeitos (59%) acredita que existe diferença entre os que têm epilepsia e os que não têm. Com essa experiência rizomática, a criança foi convidada para a enunciação de uma atitude de provocação sobre as neurociências. Direta ou indiretamente, os alunos promoveram novos exercícios e problemas intelectuais aos pesquisadores. A dinâmica da cartografia foi: os pesquisadores provocaram os alunos e as crianças provocaram os pesquisadores, permitindo novas relações dialéticas e dialógicas. A perspectiva foi baseada na formulação de leituras provocativas sobre o conhecimento. Colocar as certezas em crise. As crianças não são entidades inócuas, mas, sim, agentes políticos, filosóficos e artísticosAbstract: The purpose of this study was to enable the formulation conjectures about the neuroscience from sound readings of "CInAPCe, nomad radio, communicate-joke: A methodology for scientific communication in Neurosciences to Elementary School students". A sound artifact was built in two editions, focusing the immersion in the neurosciences, and was available for groups of students and teachers of Elementary School - EMEF, Francisco Ponzio Sobrinho, Santa Odila, Campinas/São Paulo. The initiative sought to approach school with some of dialogues about the neurosciences, such as in the epilepsy and stroke cases. The overall purpose was to verify, an analytical perspective, how a sound artifact can be inserted into a communicative experience with a public school in Campinas. The project allowed the debate between elementary school students aged 10 years old. The results showed some interesting aspects in the neurosciences. Seventy percent of students have never seen an epileptic seizure. Some students (35%) have relatives and friends who have had seizures. This research showed the difficult in maintaining calm during the epileptic seizure. "The person, who doesn't have epilepsy, has afraid of who has". Most subjects (59%) believe that there is a difference between those who have epilepsy and who don't have. With this experience, the child was invited to the enunciation of a provocative attitude on the neurosciences. Direct or indirectly, the students promoted new intellectual exercises and problems to researchers. The dynamic cartography was: researchers led students and the children led the researchers, allowing new dialogical and dialectical relations. The perspective was based on the formulation of provocative readings about the knowledge, taking the true in doubts. Children aren't innocuous entities, but, rather, political, philosophical and artistic agentsMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Fernandes, Paula Teixeira, 1975-Li, Li MinBodstein, Celso Luiz FigueiredoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanches, Juliano Luís Pereira, 1985-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf248 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213SANCHES, Juliano Luís Pereira. CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira: uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico. 2013. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913953porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:18Zoai::913953Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
CInAPCe nomad radio communicate-joke : a methodology for scientific communication in Neurosciences to Elementary School students
title CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
spellingShingle CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
Sanches, Juliano Luís Pereira, 1985-
Comunicação na ciência
Acidente vascular cerebral
Epilepsia
Lúdico
Neurociências
Science communication
CVA
Epilepsy
Playful
Neurosciences
title_short CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
title_full CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
title_fullStr CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
title_full_unstemmed CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
title_sort CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira : uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico
author Sanches, Juliano Luís Pereira, 1985-
author_facet Sanches, Juliano Luís Pereira, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
Li, Li Min
Bodstein, Celso Luiz Figueiredo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Juliano Luís Pereira, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação na ciência
Acidente vascular cerebral
Epilepsia
Lúdico
Neurociências
Science communication
CVA
Epilepsy
Playful
Neurosciences
topic Comunicação na ciência
Acidente vascular cerebral
Epilepsia
Lúdico
Neurociências
Science communication
CVA
Epilepsy
Playful
Neurosciences
description Orientador: Paula Teixeira Fernandes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213
SANCHES, Juliano Luís Pereira. CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira: uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico. 2013. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213
identifier_str_mv SANCHES, Juliano Luís Pereira. CInAPCe, rádio nômade, comunica-brincadeira: uma metodologia de comunicação científica em Neurociências para alunos do ensino básico. 2013. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621213. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
248 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405483781324800