Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447 |
Resumo: | Orientador: Sonia Giubilei |
id |
UNICAMP-30_a127d0fa8685062289f9a403ed4fc8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::407489 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatoriasEducational supervision : institutional characteristics, behavioral myths and perspectives for emancipationSupervisão de ensinoPolíticas públicasEducação e EstadoAdministração educacionalGestão educacionalMitoEducational supervisionPublic policyEducational policiesEducational administrationEducational managementMithOrientador: Sonia GiubileiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho defende a hipótese de que a atual supervisão de ensino do sistema público estadual paulista apresenta, contraditoriamente, uma cultura de administração centrada em práticas autoritárias, fiscalizadoras e reprodutoras de políticas públicas emanadas dos órgãos centrais hegemônicos e ao mesmo tempo, implementa no seu nível de atuação, ações diferenciadas e críticas, comprometidas com a emancipação social dos agentes envolvidos. Essa contradição tornaria sua função essencial ¿ a política ¿ um mito. As matrizes culturais e suas relações político-sociais, nos modelos de administração educacional no Brasil, foram determinantes na construção das características institucionais históricas e dos mitos tipológicos vigentes dos supervisores de ensino. Nesse contexto, considerando os dados gerados pelo instrumento metodológico chamado grupo focal, a pesquisa aponta uma crise de identidade da supervisão de ensino. Como forma de ruptura e superação do atual paradigma de administração educacional e, em conseqüência de ação supervisora, apresenta novas diretrizes éticas para o sistema de ensinoAbstract: This work supports the hypothesis that, the actual educational supervision of the public educational policies in the Stat of São Paulo shows the contradiction of the administration culture based on authoritarian, examined and reproductive practices of the public policy derived from central bodies, and, at the same time, improves, in its acting level, special and critical actions, committed to the social emancipation of the involved agents. This contradiction would turn its essential policy function into myth. The dialectic investigation dealt with the educational administration types influenced by different cultural matrices and corresponding social policies in Brazil, which were determined in the building of the institutional and historical characteristics and the present behavioral myths in tension process in the acting of the educational supervision. Then, considering the data generated by the instrument ¿focal group¿, the research found out an identity crisis of the educational supervision. As a way of rupture and overcoming of the present paradigmatic of the educational administration and management, and as a result of the educational supervision, one suggests requirements to build new ethical rules to the educational supervision. In short, this work shows the educational supervision of the historical myths and their contraction with the possible identity for emancipationMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Borges, Zacarias PereiraSilva, Iginia Caetana FinelliNunes, Cesar AparecidoCampos, Silmara deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerini, Rosangela Aparecida20072007-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf183 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407489porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-02T14:49:45Zoai::407489Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-03-02T14:49:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias Educational supervision : institutional characteristics, behavioral myths and perspectives for emancipation |
title |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
spellingShingle |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias Ferini, Rosangela Aparecida Supervisão de ensino Políticas públicas Educação e Estado Administração educacional Gestão educacional Mito Educational supervision Public policy Educational policies Educational administration Educational management Mith |
title_short |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
title_full |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
title_fullStr |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
title_full_unstemmed |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
title_sort |
Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias |
author |
Ferini, Rosangela Aparecida |
author_facet |
Ferini, Rosangela Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giubilei, Sonia, 1938- Borges, Zacarias Pereira Silva, Iginia Caetana Finelli Nunes, Cesar Aparecido Campos, Silmara de Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferini, Rosangela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão de ensino Políticas públicas Educação e Estado Administração educacional Gestão educacional Mito Educational supervision Public policy Educational policies Educational administration Educational management Mith |
topic |
Supervisão de ensino Políticas públicas Educação e Estado Administração educacional Gestão educacional Mito Educational supervision Public policy Educational policies Educational administration Educational management Mith |
description |
Orientador: Sonia Giubilei |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447 FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447 |
identifier_str_mv |
FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 183 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405395677872128 |