Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Ferini, Rosangela Aparecida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447
Resumo: Orientador: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_a127d0fa8685062289f9a403ed4fc8f4
oai_identifier_str oai::407489
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatoriasEducational supervision : institutional characteristics, behavioral myths and perspectives for emancipationSupervisão de ensinoPolíticas públicasEducação e EstadoAdministração educacionalGestão educacionalMitoEducational supervisionPublic policyEducational policiesEducational administrationEducational managementMithOrientador: Sonia GiubileiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho defende a hipótese de que a atual supervisão de ensino do sistema público estadual paulista apresenta, contraditoriamente, uma cultura de administração centrada em práticas autoritárias, fiscalizadoras e reprodutoras de políticas públicas emanadas dos órgãos centrais hegemônicos e ao mesmo tempo, implementa no seu nível de atuação, ações diferenciadas e críticas, comprometidas com a emancipação social dos agentes envolvidos. Essa contradição tornaria sua função essencial ¿ a política ¿ um mito. As matrizes culturais e suas relações político-sociais, nos modelos de administração educacional no Brasil, foram determinantes na construção das características institucionais históricas e dos mitos tipológicos vigentes dos supervisores de ensino. Nesse contexto, considerando os dados gerados pelo instrumento metodológico chamado grupo focal, a pesquisa aponta uma crise de identidade da supervisão de ensino. Como forma de ruptura e superação do atual paradigma de administração educacional e, em conseqüência de ação supervisora, apresenta novas diretrizes éticas para o sistema de ensinoAbstract: This work supports the hypothesis that, the actual educational supervision of the public educational policies in the Stat of São Paulo shows the contradiction of the administration culture based on authoritarian, examined and reproductive practices of the public policy derived from central bodies, and, at the same time, improves, in its acting level, special and critical actions, committed to the social emancipation of the involved agents. This contradiction would turn its essential policy function into myth. The dialectic investigation dealt with the educational administration types influenced by different cultural matrices and corresponding social policies in Brazil, which were determined in the building of the institutional and historical characteristics and the present behavioral myths in tension process in the acting of the educational supervision. Then, considering the data generated by the instrument ¿focal group¿, the research found out an identity crisis of the educational supervision. As a way of rupture and overcoming of the present paradigmatic of the educational administration and management, and as a result of the educational supervision, one suggests requirements to build new ethical rules to the educational supervision. In short, this work shows the educational supervision of the historical myths and their contraction with the possible identity for emancipationMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Borges, Zacarias PereiraSilva, Iginia Caetana FinelliNunes, Cesar AparecidoCampos, Silmara deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerini, Rosangela Aparecida20072007-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf183 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407489porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-02T14:49:45Zoai::407489Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-03-02T14:49:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
Educational supervision : institutional characteristics, behavioral myths and perspectives for emancipation
title Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
spellingShingle Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
Ferini, Rosangela Aparecida
Supervisão de ensino
Políticas públicas
Educação e Estado
Administração educacional
Gestão educacional
Mito
Educational supervision
Public policy
Educational policies
Educational administration
Educational management
Mith
title_short Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
title_full Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
title_fullStr Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
title_full_unstemmed Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
title_sort Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias
author Ferini, Rosangela Aparecida
author_facet Ferini, Rosangela Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Borges, Zacarias Pereira
Silva, Iginia Caetana Finelli
Nunes, Cesar Aparecido
Campos, Silmara de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferini, Rosangela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão de ensino
Políticas públicas
Educação e Estado
Administração educacional
Gestão educacional
Mito
Educational supervision
Public policy
Educational policies
Educational administration
Educational management
Mith
topic Supervisão de ensino
Políticas públicas
Educação e Estado
Administração educacional
Gestão educacional
Mito
Educational supervision
Public policy
Educational policies
Educational administration
Educational management
Mith
description Orientador: Sonia Giubilei
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447
FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447
identifier_str_mv FERINI, Rosangela Aparecida. Supervisão de ensino: caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias. 2007. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605447. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407489
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405395677872128