Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Gomes, Maria Aparecida Mezzalira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_a1c34b1dae042905b6808e5763954450
oai_identifier_str oai::422611
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervençãoSelf-regulated reading comprehension : design and implementation of intervention proceduresAprendizagemCompreensãoLeituraMetacogniçãoIntervenção pedagógicaPsicologia educacionalLearningComprehensionReadingMetacognitionPedagogical interventionPsychopedagogyOrientador: Evely BoruchovitchTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo, de natureza quase-experimental delineou procedimentos para sete sessões de intervenção com o objetivo de melhorar a leitura de alunos do Ensino Fundamental por meio do ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, numa perspectiva de compreensão auto-regulada em leitura. Abordagem essa pouco conhecida no Brasil, mas relevante, pelo fato de que o leitor proficiente se torna capaz de aprender mais e melhor as áreas do currículo. Participaram do estudo duas turmas de quarta série de Escola Municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, seguindo-se todos os procedimentos éticos previstos relativos à pesquisa com seres humanos. Os alunos foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Questionário Informativo, Escala de Estratégias de Aprendizagem e dois Testes Cloze de compreensão leitora, em três momentos. O Grupo Experimental (GE) participou de sete sessões de intervenção, recebendo apoio motivacional, orientação de estudos, estímulos ao desenvolvimento da metacognição e ensino de estratégias de aprendizagem em situação de leitura. Os resultados mostraram ganhos em metacognição para o GE. Em compreensão leitora, o Grupo-Controle (GC) demonstrou melhor desempenho desde o Pré-Teste. Constatou-se evolução contínua e consistente no GE, cuja maioria atingiu um Nível Independente em leitura com desempenho próximo ao do GC, no Pós-Teste Postergado. Acredita-se que os resultados obtidos no presente estudo possam ser úteis a educadores, psicólogos e psicopedagogos, além de mostrarem a importância da formação de docentes capazes de aprender e ensinar de modo estratégico, visando o desenvolvimento de leitores críticos e aprendizes autoreguladosAbstract: The present study, whose nature is quasi- experimental, outlined procedures for seven intervention sessions aiming at improving the reading of the Primary School students by means of cognitive and metacognitive learning strategies, in a perspective of a selfregulated comprehension in reading. Still not well known in Brazil, this approach has been relevant since it makes the proficient reader able to improve the learning of the curriculum areas. The sample was composed of two forth-grade groups of students from ¿Escola Municipal de Jundiaí¿, São Paulo State. The research followed all ethical procedures concerning research with human beings. The students were assessed by means of Informative Questionnaire, Learning Strategies Scale and two cloze tests of reading comprehension, in three moments. The experimental group participated in seven sessions of intervention, getting motivational support, study orientation, stimuli to metacognition development and reading strategy instruction. Results showed improvement in metacognition for the experimental group. In reading comprehension, the Control Group has demonstrated better performance since the pre-test. A continuous and consistent evolution has been noticed in the experimental group in which the great majority has achieved an Independent Level in reading with performance level close to the Control Group¿s in the Postergado Post-test. It is expected that the results obtained in the present study may be useful to educators, psychologists and Pedagogical Psychologists. It also points out the importance of enabling teachers to learn and teach strategically for the development of self-regulated readers and learnersDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Joly, Maria Cristina de AzevedoMachado, Afonso AntônioFini, Lucila Diehl TolaineBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Maria Aparecida Mezzalira20082008-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf242p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422611porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:12Zoai::422611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
Self-regulated reading comprehension : design and implementation of intervention procedures
title Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
spellingShingle Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
Gomes, Maria Aparecida Mezzalira
Aprendizagem
Compreensão
Leitura
Metacognição
Intervenção pedagógica
Psicologia educacional
Learning
Comprehension
Reading
Metacognition
Pedagogical intervention
Psychopedagogy
title_short Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
title_full Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
title_fullStr Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
title_full_unstemmed Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
title_sort Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
author Gomes, Maria Aparecida Mezzalira
author_facet Gomes, Maria Aparecida Mezzalira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Joly, Maria Cristina de Azevedo
Machado, Afonso Antônio
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Brenelli, Rosely Palermo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Aparecida Mezzalira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Compreensão
Leitura
Metacognição
Intervenção pedagógica
Psicologia educacional
Learning
Comprehension
Reading
Metacognition
Pedagogical intervention
Psychopedagogy
topic Aprendizagem
Compreensão
Leitura
Metacognição
Intervenção pedagógica
Psicologia educacional
Learning
Comprehension
Reading
Metacognition
Pedagogical intervention
Psychopedagogy
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824
GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
242p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405403589378048