Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824 |
Resumo: | Orientador: Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_a1c34b1dae042905b6808e5763954450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::422611 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervençãoSelf-regulated reading comprehension : design and implementation of intervention proceduresAprendizagemCompreensãoLeituraMetacogniçãoIntervenção pedagógicaPsicologia educacionalLearningComprehensionReadingMetacognitionPedagogical interventionPsychopedagogyOrientador: Evely BoruchovitchTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo, de natureza quase-experimental delineou procedimentos para sete sessões de intervenção com o objetivo de melhorar a leitura de alunos do Ensino Fundamental por meio do ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, numa perspectiva de compreensão auto-regulada em leitura. Abordagem essa pouco conhecida no Brasil, mas relevante, pelo fato de que o leitor proficiente se torna capaz de aprender mais e melhor as áreas do currículo. Participaram do estudo duas turmas de quarta série de Escola Municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, seguindo-se todos os procedimentos éticos previstos relativos à pesquisa com seres humanos. Os alunos foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Questionário Informativo, Escala de Estratégias de Aprendizagem e dois Testes Cloze de compreensão leitora, em três momentos. O Grupo Experimental (GE) participou de sete sessões de intervenção, recebendo apoio motivacional, orientação de estudos, estímulos ao desenvolvimento da metacognição e ensino de estratégias de aprendizagem em situação de leitura. Os resultados mostraram ganhos em metacognição para o GE. Em compreensão leitora, o Grupo-Controle (GC) demonstrou melhor desempenho desde o Pré-Teste. Constatou-se evolução contínua e consistente no GE, cuja maioria atingiu um Nível Independente em leitura com desempenho próximo ao do GC, no Pós-Teste Postergado. Acredita-se que os resultados obtidos no presente estudo possam ser úteis a educadores, psicólogos e psicopedagogos, além de mostrarem a importância da formação de docentes capazes de aprender e ensinar de modo estratégico, visando o desenvolvimento de leitores críticos e aprendizes autoreguladosAbstract: The present study, whose nature is quasi- experimental, outlined procedures for seven intervention sessions aiming at improving the reading of the Primary School students by means of cognitive and metacognitive learning strategies, in a perspective of a selfregulated comprehension in reading. Still not well known in Brazil, this approach has been relevant since it makes the proficient reader able to improve the learning of the curriculum areas. The sample was composed of two forth-grade groups of students from ¿Escola Municipal de Jundiaí¿, São Paulo State. The research followed all ethical procedures concerning research with human beings. The students were assessed by means of Informative Questionnaire, Learning Strategies Scale and two cloze tests of reading comprehension, in three moments. The experimental group participated in seven sessions of intervention, getting motivational support, study orientation, stimuli to metacognition development and reading strategy instruction. Results showed improvement in metacognition for the experimental group. In reading comprehension, the Control Group has demonstrated better performance since the pre-test. A continuous and consistent evolution has been noticed in the experimental group in which the great majority has achieved an Independent Level in reading with performance level close to the Control Group¿s in the Postergado Post-test. It is expected that the results obtained in the present study may be useful to educators, psychologists and Pedagogical Psychologists. It also points out the importance of enabling teachers to learn and teach strategically for the development of self-regulated readers and learnersDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Joly, Maria Cristina de AzevedoMachado, Afonso AntônioFini, Lucila Diehl TolaineBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Maria Aparecida Mezzalira20082008-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf242p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422611porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:12Zoai::422611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção Self-regulated reading comprehension : design and implementation of intervention procedures |
title |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
spellingShingle |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção Gomes, Maria Aparecida Mezzalira Aprendizagem Compreensão Leitura Metacognição Intervenção pedagógica Psicologia educacional Learning Comprehension Reading Metacognition Pedagogical intervention Psychopedagogy |
title_short |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
title_full |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
title_fullStr |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
title_full_unstemmed |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
title_sort |
Compreensão auto-regulada em leitura : procedimentos de intervenção |
author |
Gomes, Maria Aparecida Mezzalira |
author_facet |
Gomes, Maria Aparecida Mezzalira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Joly, Maria Cristina de Azevedo Machado, Afonso Antônio Fini, Lucila Diehl Tolaine Brenelli, Rosely Palermo Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Aparecida Mezzalira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compreensão Leitura Metacognição Intervenção pedagógica Psicologia educacional Learning Comprehension Reading Metacognition Pedagogical intervention Psychopedagogy |
topic |
Aprendizagem Compreensão Leitura Metacognição Intervenção pedagógica Psicologia educacional Learning Comprehension Reading Metacognition Pedagogical intervention Psychopedagogy |
description |
Orientador: Evely Boruchovitch |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-12-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824 GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Compreensão auto-regulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 242p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405403589378048 |