O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Martini, Silvia Rosana Modena
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063
Resumo: Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
id UNICAMP-30_a25bd1dcc540f9205764a0b9f6cd8781
oai_identifier_str oai::789691
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)The IBOPE, the public opinion and the common sense during 1950 : habits, preferences, behavior and values of the residents of brazilian big urban centers (Rio de Janeiro and São Paulo)Instituto Brasileiro de Opinião Publica e EstatisticaOpinião pública - Rio de Janeiro (RJ)Opinião pública - São Paulo (SP)Opinião pública - Pesquisa - 1950Sociedade de consumoCivilização modernaRádioTelevisãoBrazilian Institute of Public Opinion and StatisticsPublic opinion - Rio de Janeiro (RJ)Public opinion - São Paulo (SP)Public opinion - Research - 1950Consumer societyModernityRadioTelevisionOrientador: Marcelo Siqueira RidentiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A modernidade que se desenhava nos anos 1950 nos dois maiores centros urbanos brasileiros, fundamentada na posse e consumo de bens industrializados, contrastava com o Brasil predominantemente rural. À medida que a população se urbanizava, novos produtos, que caracterizavam um padrão de vida urbano e moderno, incorporam-se ao consumo dos brasileiros: o automóvel, a televisão, o aspirador de pó, a enceradeira, a geladeira e centenas de outros produtos, frutos do capitalismo industrial. Desenvolvimento, para a maioria da população, significava a posse destes bens duráveis. Inicialmente, o estilo de vida moderno espraiou-se nos grandes centros urbanos, entre o empresariado e a classe média alta, posteriormente, pela força dos meios de comunicação - rádio e televisão - atingiu as classes menos privilegiadas. As pesquisas de opinião pública do IBOPE ? que fundamentam este trabalho ?, depositadas no Arquivo Edgard Leuenroth, constituem-se em rica fonte documental para quem pretende estudar o comportamento dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros, pois trazem à tona o cotidiano de homens e mulheres que vivenciaram os anos 1950 e passaram a consumir determinados bens, quer seja materiais ou simbólicos, atrelados a um processo mundial: a formação da sociedade de consumoAbstract: The modernity developed during the years of 1950 at the two biggest brazilian urban centers, based upon ownership and consumption of industrialized goods, diverged from a Brazil predominantly rural. As the population would become urbanized, new products that would feature an urban and modern lifestyle would be added to Brazilians consumptions: cars, television, hoover, floor polisher, refrigerator and hundred of other products as a reward of the industrial capitalism. Development for most people meant the possession of these non perishable goods. Initially the modern lifestyle spread through the big urban centers among entrepreneurs and high middle class, at a later time through the media - radio and television - it reached the less privileged class. The public opinion surveys by IBOPE (Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics) from which this paper is based filed at Arquivo Edgard Leuenroth constitute a rich documental source to those who intend to study the behavior of the residents of brazilian big urban centers as they evoke the daily life of men and women who experienced the years of 1950 and started acquiring specific goods either material or symbolic ones attached to a worldwide process: the creation of a consumerism societyDoutoradoTrabalho, Cultura e AmbienteDoutor em Sociologia[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Hirano, SediChaia, Vera Lucia MichalanyLourenço, Fernando AntonioRego, Rubem Murilo LeãoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartini, Silvia Rosana Modena2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf169f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063MARTINI, Silvia Rosana Modena. O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950: hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo). 2011. 169f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789691porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:21Zoai::789691Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
The IBOPE, the public opinion and the common sense during 1950 : habits, preferences, behavior and values of the residents of brazilian big urban centers (Rio de Janeiro and São Paulo)
title O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
spellingShingle O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
Martini, Silvia Rosana Modena
Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatistica
Opinião pública - Rio de Janeiro (RJ)
Opinião pública - São Paulo (SP)
Opinião pública - Pesquisa - 1950
Sociedade de consumo
Civilização moderna
Rádio
Televisão
Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics
Public opinion - Rio de Janeiro (RJ)
Public opinion - São Paulo (SP)
Public opinion - Research - 1950
Consumer society
Modernity
Radio
Television
title_short O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
title_full O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
title_fullStr O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
title_full_unstemmed O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
title_sort O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 : hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
author Martini, Silvia Rosana Modena
author_facet Martini, Silvia Rosana Modena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Hirano, Sedi
Chaia, Vera Lucia Michalany
Lourenço, Fernando Antonio
Rego, Rubem Murilo Leão
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Silvia Rosana Modena
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatistica
Opinião pública - Rio de Janeiro (RJ)
Opinião pública - São Paulo (SP)
Opinião pública - Pesquisa - 1950
Sociedade de consumo
Civilização moderna
Rádio
Televisão
Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics
Public opinion - Rio de Janeiro (RJ)
Public opinion - São Paulo (SP)
Public opinion - Research - 1950
Consumer society
Modernity
Radio
Television
topic Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatistica
Opinião pública - Rio de Janeiro (RJ)
Opinião pública - São Paulo (SP)
Opinião pública - Pesquisa - 1950
Sociedade de consumo
Civilização moderna
Rádio
Televisão
Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics
Public opinion - Rio de Janeiro (RJ)
Public opinion - São Paulo (SP)
Public opinion - Research - 1950
Consumer society
Modernity
Radio
Television
description Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063
MARTINI, Silvia Rosana Modena. O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950: hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo). 2011. 169f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063
identifier_str_mv MARTINI, Silvia Rosana Modena. O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950: hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo). 2011. 169f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405447676755968