Avaliação como eixo das reformas da educação superior na America Latina : os casos da Argentina, Brasil, Mexico e Chile

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: De Blasi, Jacqueline
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599867
Resumo: Orientador: Jose Dias Sobrinho
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spelling Avaliação como eixo das reformas da educação superior na America Latina : os casos da Argentina, Brasil, Mexico e ChileAvaliação institucionalEnsino superiorUniversidades e faculdadesPolítica e educaçãoEducação - América LatinaOrientador: Jose Dias SobrinhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo:O principal objetivo dessa tese é investigar o papel dos processos de avaliação dos sistemas de educação superior latino-americana nas reformas educacionais, ocorridas no período entre 1980/1990. Para tal investigação, aprofundamos a análise sobre as transformações na educação superior, apresentando dados quantitativos e qualitativos sobre o crescimento privado e público, a ampliação da diversificação institucional e as novas características do financiamento deste setor. Além disso, analisamos ainda as propostas educacionais dos sujeitos políticos que assumem o projeto neoliberal - especificamente o Banco Mundial, Unesco e o Tratado de Livre Comércio da América do Norte. Nessas análises, mostramos as conseqüências da implementação desses projetos e o papel da avaliação institucional - especificamente na Argentina, no Brasil, no Chile e no México - na redefinição de políticas para a educação superior. Toda essa investigação evidenciou a inserção das propostas de avaliação do sistema educacional como sustentação de uma política privatista, conservadora, mercantilista e controlada pelo poder do Estado, a fim de fortalecer os preceitos neoliberais para a educação latino-americanaAbstract: The main objective of that theory is to investigate the paper of the processes of evaluation ofthe systems of education superior Latin-American in the education against-reforms, happened in the period among 1980/1990. In order to such investigation, we deepened analysis about the transformations in the superior education, presenting quantitative and qualitative data on the private and public growth, the enlargement of the institutional diversification and the new characteristics of the fmancing of this section. Besides, we still analyzed the education proposals ofthe political subjects that assume the neoliberal project - specifically the World Bank, Unesco and the North American Free Trade Agreement. In those analyses, we showed the consequences of the implementation of those projects and the paper of the institutional evaluation - specifically in Argentina, Brazil, Chile and Mexico - in the redefinition of politics for the superior education. All that investigation evidenced the insert of the proposals of evaluation the education system as sustentation of politics privative, conservative, mercantilist and controlled by the power of the state, to goal of strengthening the neoliberal precepts for the Latin-American educationDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Dias Sobrinho, José, 1941-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDe Blasi, Jacqueline20052005-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf184 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599867DE BLASI, Jacqueline. Avaliação como eixo das reformas da educação superior na America Latina: os casos da Argentina, Brasil, Mexico e Chile. 2005. 184 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599867. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337615porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:29:58Zoai::337615Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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