Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229
Resumo: Orientador: Cláudio Lima Ferreira
id UNICAMP-30_aa9031ec9ab753d229769eb8a3587cf6
oai_identifier_str oai::1374006
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquiteturaTeaching strategies : the principles of neuroeducation applied to creative design processes in architectureNeurociênciasEnsinoAprendizagemArquiteturaNeurosciencesTeachingLearningArchitectureOrientador: Cláudio Lima FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), objetiva compreender como os princípios da neuroeducação, elencados por Tokuhama-Espinosa, podem impactar o processo criativo projetual dos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, por meio da aplicação de estratégias de ensinagem, apresentadas por Anastasiou e Alves. Para alcançar esse objetivo, buscou-se compreender, sob uma perspectiva teórica, a compreensão da neuroeducação e seus respectivos princípios, bem como os conceitos das estratégias de ensinagem. A neuroeducação é definida como uma disciplina transdisciplinar, constituída pela educação, neurociência e pedagogia. Pode contribuir no campo da educação, auxiliando na otimização dos processos educacionais e no processo criativo projetual dos alunos de Arquitetura. Dada a sua natureza, a disciplina de Desenho III: Plástica Aplicada é objetiva e diretiva e restringe seu conteúdo a aspectos ligados ao processo criativo projetual. A fim de viabilizar tais discussões, a presente investigação foi delineada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, ambas realizadas remotamente, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, matriculados na disciplina de Desenho III: Plástica Aplicada, nos anos de 2020 e 2021. Os resultados obtidos permitiram analisar a relevância dos princípios da neuroeducação e das estratégias de ensinagem no ensino e aprendizagem do processo criativo projetual em Arquitetura. Considerou-se que o uso das estratégias de ensinagem impactou positivamente a qualidade dos estudos projetuais entregues pelo grupo experimental, identificado por meio de um número maior de repostas projetuais criativasAbstract: This dissertation, presented to the Graduate Program in Architecture, Technology and City (PPGATC) at the State University of Campinas (UNICAMP), aims to understand how the principles of neuroeducation, listed by Tokuhama-Espinosa, can impact the creative design process of students of Architecture and Urbanism courses, through the application of teaching strategies, presented by Anastasiou and Alves. To achieve this objective, we sought to understand, from a theoretical perspective, the understanding of neuroeducation and its respective principles, as well as the concepts of teaching strategies. Neuroeducation is defined as a transdisciplinary discipline, consisting of education, neuroscience, and pedagogy. It can contribute to the field of education, helping to optimize educational processes and the creative design process of architecture students. Given its nature, the discipline of Drawing III: Applied Plastics is objective and directive and restricts its content to aspects related to the creative design process. To facilitate such discussions, the present investigation was outlined through a bibliographic review and exploratory field research, both carried out remotely, with students of the Architecture and Urbanism course, enrolled in the discipline of Drawing III: Applied Plastics, in the years 2020 and 2021. The results obtained allowed analyzing the relevance of the principles of neuroeducation and teaching strategies in the teaching and learning of the creative design process in Architecture. It was considered that the use of teaching strategies had a positive impact on the quality of the design studies delivered by the experimental group, identified through a greater number of creative design responsesMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Ferreira, Claudio Lima, 1976-Simão, Selma MachadoMonteiro, Evandro ZiggiattiUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-20222022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374006Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T14:23:12Zoai::1374006Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-09T14:23:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
Teaching strategies : the principles of neuroeducation applied to creative design processes in architecture
title Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
spellingShingle Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-
Neurociências
Ensino
Aprendizagem
Arquitetura
Neurosciences
Teaching
Learning
Architecture
title_short Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
title_full Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
title_fullStr Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
title_full_unstemmed Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
title_sort Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
author Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-
author_facet Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Claudio Lima, 1976-
Simão, Selma Machado
Monteiro, Evandro Ziggiatti
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências
Ensino
Aprendizagem
Arquitetura
Neurosciences
Teaching
Learning
Architecture
topic Neurociências
Ensino
Aprendizagem
Arquitetura
Neurosciences
Teaching
Learning
Architecture
description Orientador: Cláudio Lima Ferreira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229
BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229
identifier_str_mv BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374006
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405556688814080