Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229 |
Resumo: | Orientador: Cláudio Lima Ferreira |
id |
UNICAMP-30_aa9031ec9ab753d229769eb8a3587cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1374006 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquiteturaTeaching strategies : the principles of neuroeducation applied to creative design processes in architectureNeurociênciasEnsinoAprendizagemArquiteturaNeurosciencesTeachingLearningArchitectureOrientador: Cláudio Lima FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), objetiva compreender como os princípios da neuroeducação, elencados por Tokuhama-Espinosa, podem impactar o processo criativo projetual dos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, por meio da aplicação de estratégias de ensinagem, apresentadas por Anastasiou e Alves. Para alcançar esse objetivo, buscou-se compreender, sob uma perspectiva teórica, a compreensão da neuroeducação e seus respectivos princípios, bem como os conceitos das estratégias de ensinagem. A neuroeducação é definida como uma disciplina transdisciplinar, constituída pela educação, neurociência e pedagogia. Pode contribuir no campo da educação, auxiliando na otimização dos processos educacionais e no processo criativo projetual dos alunos de Arquitetura. Dada a sua natureza, a disciplina de Desenho III: Plástica Aplicada é objetiva e diretiva e restringe seu conteúdo a aspectos ligados ao processo criativo projetual. A fim de viabilizar tais discussões, a presente investigação foi delineada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, ambas realizadas remotamente, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, matriculados na disciplina de Desenho III: Plástica Aplicada, nos anos de 2020 e 2021. Os resultados obtidos permitiram analisar a relevância dos princípios da neuroeducação e das estratégias de ensinagem no ensino e aprendizagem do processo criativo projetual em Arquitetura. Considerou-se que o uso das estratégias de ensinagem impactou positivamente a qualidade dos estudos projetuais entregues pelo grupo experimental, identificado por meio de um número maior de repostas projetuais criativasAbstract: This dissertation, presented to the Graduate Program in Architecture, Technology and City (PPGATC) at the State University of Campinas (UNICAMP), aims to understand how the principles of neuroeducation, listed by Tokuhama-Espinosa, can impact the creative design process of students of Architecture and Urbanism courses, through the application of teaching strategies, presented by Anastasiou and Alves. To achieve this objective, we sought to understand, from a theoretical perspective, the understanding of neuroeducation and its respective principles, as well as the concepts of teaching strategies. Neuroeducation is defined as a transdisciplinary discipline, consisting of education, neuroscience, and pedagogy. It can contribute to the field of education, helping to optimize educational processes and the creative design process of architecture students. Given its nature, the discipline of Drawing III: Applied Plastics is objective and directive and restricts its content to aspects related to the creative design process. To facilitate such discussions, the present investigation was outlined through a bibliographic review and exploratory field research, both carried out remotely, with students of the Architecture and Urbanism course, enrolled in the discipline of Drawing III: Applied Plastics, in the years 2020 and 2021. The results obtained allowed analyzing the relevance of the principles of neuroeducation and teaching strategies in the teaching and learning of the creative design process in Architecture. It was considered that the use of teaching strategies had a positive impact on the quality of the design studies delivered by the experimental group, identified through a greater number of creative design responsesMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Ferreira, Claudio Lima, 1976-Simão, Selma MachadoMonteiro, Evandro ZiggiattiUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Tonny Flávio Silva, 1988-20222022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374006Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T14:23:12Zoai::1374006Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-09T14:23:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura Teaching strategies : the principles of neuroeducation applied to creative design processes in architecture |
title |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
spellingShingle |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988- Neurociências Ensino Aprendizagem Arquitetura Neurosciences Teaching Learning Architecture |
title_short |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
title_full |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
title_fullStr |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
title_sort |
Estratégias de ensinagem : os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura |
author |
Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988- |
author_facet |
Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Claudio Lima, 1976- Simão, Selma Machado Monteiro, Evandro Ziggiatti Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tonny Flávio Silva, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociências Ensino Aprendizagem Arquitetura Neurosciences Teaching Learning Architecture |
topic |
Neurociências Ensino Aprendizagem Arquitetura Neurosciences Teaching Learning Architecture |
description |
Orientador: Cláudio Lima Ferreira |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229 BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Tonny Flávio Silva. Estratégias de ensinagem: os princípios da neuroeducação aplicados aos processos criativos projetuais em arquitetura. 2022. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15229. Acesso em: 26 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374006 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405556688814080 |