A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mello, Lucas Forlevisi de, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351
Resumo: Orientador: Luciano Pereira
id UNICAMP-30_ad171f4d7bee55b7ac3b725ceaf5b9d5
oai_identifier_str oai::1164569
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacionalSchool for the poor in Brazil : between social and educationalEscolas publicas - BrasilPobres - EducaçãoPolíticas públicasEducação e EstadoDireito à educaçãoPublic schools - BrazilPoor - EducationPublic policyEducation and StateRight to educationOrientador: Luciano PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A escola pública no Brasil é fruto de diferentes dinâmicas de conflitos, que estabelecem as próprias noções de brasilidade que são impostas à formação nacional. Os dilemas inerentes aos embates dos processos educativos versus as esperadas soluções sociais para superação das desigualdades, adentram a escola enquanto forma e política pública, levantando o debate sobre o papel que a escola pública deve desempenhar; bem como as expectativas que são levantadas por diferentes agentes sociais para com a função da escola, na sociabilidade e no próprio processo da coesão social. Para tanto, busca-se entender os caminhos histórico-sociais que demarcaram a formação da escola pública no Brasil, enquanto uma instituição que tornou-se fundamentalmente mecanismo educativo para os pobres brasileiros. Ao longo da própria história da organização política brasileira, mas fundamentalmente pós-ditadura civil-militar e estabelecimento da Constituição Federal de 1988, o direito à educação é estabelecido como um horizonte que embora dialogue com pressões políticas internas por um país mais democrático, também é fruto do local que o Brasil é colocado na divisão internacional do trabalho e no próprio capitalismo global. Torna-se fundamental o amplo processo de reflexão sobre como as dinâmicas de inclusão educativa, são continuamente ressignificadas ante os desenhos sociais de manutenção de locais de prestígio ou subordinação social, onde o entendimento das políticas públicas educacionais vai além da letra da lei, delimitando e desenhando trajetórias sociais, sempre ancoradas nas próprias pré-disposições que o indivíduo herda de sua condição de classe, gênero e raça. O entendimento de como a escola pública brasileira se tornou para pobres é o próprio entendimento dos limitadores sociais da coesão nacionalAbstract: The public school in Brazil is the result of different dynamics of conflicts that establish the very notions of brazilianness that are imposed on the national formation. The inherent dilemmas in the clashes of educational processes versus the expected social solutions to overcome inequalities, enter the school as a form and public policy, raising the debate on the role that the public school should play; as well as the expectations raised by different social agents for the function of the school, in sociability and in the process of social cohesion itself. To this end, we seek to understand the historical-social paths that have marked the formation of public schools in Brazil, as an institution that has become fundamentally an educational mechanism for the brazilian poor. Throughout the history of the Brazilian political organization itself, but fundamentally post-civil-military dictatorship and establishment of the Federal Constitution of 1988, the right to education is established as a horizon that although dialogue with internal political pressures for a more democratic country, is also fruit of the place that Brazil is placed in the international division of labor and in global capitalism itself. The broad process of reflection on how the dynamics of educational inclusion are continuously re-signified before the social designs of prestigious places maintenance or social subordination becomes fundamental, where the understanding of educational public policies goes beyond the letter of the law, delimiting and drawing social trajectories, always anchored in the own pre-dispositions that the individual inherits from his condition of class, gender and race. The understanding of how the Brazilian public school became for the poor is the very understanding of the social limitations of national cohesionMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Pereira, Luciano, 1973-Algebaile, Eveline BertinoKrawczyk, Nora RutUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMello, Lucas Forlevisi de, 1988-20212021-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164569Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-14T10:43:15Zoai::1164569Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-14T10:43:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
School for the poor in Brazil : between social and educational
title A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
spellingShingle A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
Mello, Lucas Forlevisi de, 1988-
Escolas publicas - Brasil
Pobres - Educação
Políticas públicas
Educação e Estado
Direito à educação
Public schools - Brazil
Poor - Education
Public policy
Education and State
Right to education
title_short A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
title_full A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
title_fullStr A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
title_full_unstemmed A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
title_sort A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
author Mello, Lucas Forlevisi de, 1988-
author_facet Mello, Lucas Forlevisi de, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano, 1973-
Algebaile, Eveline Bertino
Krawczyk, Nora Rut
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Lucas Forlevisi de, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas - Brasil
Pobres - Educação
Políticas públicas
Educação e Estado
Direito à educação
Public schools - Brazil
Poor - Education
Public policy
Education and State
Right to education
topic Escolas publicas - Brasil
Pobres - Educação
Políticas públicas
Educação e Estado
Direito à educação
Public schools - Brazil
Poor - Education
Public policy
Education and State
Right to education
description Orientador: Luciano Pereira
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351
MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351
identifier_str_mv MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164569
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405533593927680