Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ribeiro, Célia Cristina, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838
Resumo: Orientador: João Vilhete Viegas D Abreu
id UNICAMP-30_af9836de9985656211e7a916b8ab0b39
oai_identifier_str oai::1345649
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemiaDigital technologies integration applied to continuing teacher education : an analysis of what teacher say regarding the active training model in times of pandemicEducaçãoTecnologiaFormação de professoresEducationTechnologyTeacher trainingOrientador: João Vilhete Viegas D AbreuDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho trata das impressões e avaliações implícitas nos discursos dos professores acerca de uma proposta de formação continuada e em serviço para o uso de Tecnologias Digitais (TD), no qual os processos ativos de reflexão e autonomia docente são mais privilegiados que os aspectos técnicos. Também é abordado o papel do coordenador pedagógico no fomento desses processos. A principal questão de pesquisa é discutir se a aplicação do modelo de formação proposto impacta ou não o discurso dos professores revelando interesse em incorporar TD à sua prática educativa. Nesse contexto, trata-se de uma pesquisa-ação-formação onde um grupo docente foi acompanhado pela pesquisadora em uma trilha formativa de doze horas e suas impressões registradas sob o viés de conceitos como formação ativa e não prescritiva e formação participativa planejada conjuntamente aos professores e a partir de suas necessidades, os dados produzidos foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, considerando as categorias: tecnologia e formação de professores, formação para uso do Scratch e formação ativa. Com o objetivo de encontrar facilitadores e/ou dificultadores referentes à integração de TD e mais especificamente o uso da linguagem Scratch, à prática educativa do coletivo docente estudado. No que tange aos resultados, foi possível aferir: pertinência e atualidade da temática (principalmente no momento pandêmico), avanços nas aprendizagens relativas às ferramentas, possibilidades de troca e reflexão coletiva e as dificuldades encontradas na aplicação da formação no contexto totalmente remotoAbstract: This work discusses the impressions and evaluations implicit in the speeches of teachers regarding a proposal of continuous and in-service training for the use of Digital Technologies (DT), which active processes of reflection and teaching autonomy are more privileged than the technical aspects. The role of the pedagogical coordinator in fostering these processes is also addressed. The main research question is to discuss whether the application of the proposed training model impacts or not the teachers' discourse revealing interest in incorporating DT to their educational practice. In this context, this is a research-action-formation where a group of teachers was accompanied by the researcher in a training track of twelve hours and their impressions recorded under the perspective of concepts such as active and non-prescriptive training and participative training planned jointly with the teachers and from their needs, the data produced were analyzed under the perspective of content analysis, considering the categories: technology and teacher learning, training for the use of Scratch and active learning. The objective was to find facilitators and/or hindrances regarding the integration of DT, and more specifically the use of the Scratch language, to the educational practice of the collective of teachers studied. Regarding the results, it was possible to assess: relevance and timeliness of the theme (especially in the pandemic moment), advances in learning about the tools, possibilities of exchange and collective reflection, and the difficulties encountered in the application of training in a totally remote contextMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-Faria, Rafael César BolleliNogueira, AdrianoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Célia Cristina, 1977-20232023-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345649Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-22T16:41:35Zoai::1345649Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-22T16:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
Digital technologies integration applied to continuing teacher education : an analysis of what teacher say regarding the active training model in times of pandemic
title Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
spellingShingle Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
Ribeiro, Célia Cristina, 1977-
Educação
Tecnologia
Formação de professores
Education
Technology
Teacher training
title_short Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
title_full Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
title_fullStr Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
title_sort Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
author Ribeiro, Célia Cristina, 1977-
author_facet Ribeiro, Célia Cristina, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Faria, Rafael César Bolleli
Nogueira, Adriano
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Célia Cristina, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia
Formação de professores
Education
Technology
Teacher training
topic Educação
Tecnologia
Formação de professores
Education
Technology
Teacher training
description Orientador: João Vilhete Viegas D Abreu
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838
RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838
identifier_str_mv RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345649
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140017683038208