Em defesa da juventude : a participação como meio de governo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Candotti, Fabio Magalhães, 1983-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870
Resumo: Orientador: Laymert Garcia dos Santos
id UNICAMP-30_b05b71a975ba04a9a62cf1a048b54580
oai_identifier_str oai::841776
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Em defesa da juventude : a participação como meio de governoIn defense of youth : participation as medium of governmentSociologia do conhecimentoTecnologia - Aspectos sociaisJuventude - Política governamentalEducaçãoCulturaPobrezaRap (Música)Sociology of knowledgeTechnology - Social aspectsYouth - Government policyEducationCulturePovertyRap (music)Orientador: Laymert Garcia dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Nas ultimas décadas, no Brasil como em outros tantos países, pode-se notar uma importante expansão e intensificação de preocupações e de soluções relativas ao governo dos mais jovens, principalmente daqueles que entram nas estatísticas da pobreza. Em meio a tal acontecimento, ao menos um grande consenso ganhou forca e estabilidade, definindo um solo comum para controvérsias locais e globais. Trata-se da correspondência geral entre a dupla preocupação com a educação e com a socialização dos mais jovens e a dupla consideração das escolas e dos meios e programas culturais como soluções complementares entre si. Tomando por via de acesso pequenos e grandes acontecimentos da historia moderna, a tese se dedica a analisar esse consenso justamente como algo que toma forma por meio dessa relação entre problemas e soluções, ou seja, em função dos saberes e das técnicas que os definem. E na medida em que os saberes em questão são voltados ao governo de coletivos e relações humanas, a descrição desse consenso implica uma analise de sua articulação com certas relações de poder, com um mundo vivo de forcas que ele ajuda a ordenar mas que também o obrigam a ajustes imprevistos. Num primeiro momento, a tese descreve a maneira como um conjunto ou dispositivo técnico disciplinar opera a correspondência inicial entre um problema de educação e uma solução escolar. Em seguida, a analise se volta para a outra correspondência em questão, aquela entre um problema de socialização e uma solução cultural. Nesse caso, o conjunto técnico encontrado foi chamado de "participativo". Ao fim, e apresentada uma descrição do processo mais recente de generalização desse ultimo dispositivo como eixo político do consenso posto como ponto de partidaAbstract: In recent decades, in Brazil and many other countries, there is a significant growth and intensification of concerns and solutions for the government of young people, especially, those that hit the poverty statistics. In the midst of such an event, at least a broad consensus has gained strength and stability, defining a common ground for local and global controversies. This consensus is the general correspondence between, on one hand, the concerns about the education and socialization of young people and, on the other hand, the complementary solution of schools and cultural programs. Taking access by small and great events of modern history, the thesis is devoted to analyzing this consensus precisely as something that is built through this relationship between problems and concerns, namely, in terms of knowledge and techniques that define them. Considering that this knowledge and techniques are directed related to the government of people and human relations, the description of this consensus includes an analysis of their connections under certain power relationships with a living world that it helps to order, but also oblige unanticipated adjustments. In a first moment, the thesis describes how a set or disciplinary technical device operates the initial correspondence between the education as a problem and the school as a solution. After, the analysis turns to the other correspondence in question, the one between the socialization as a problem and the cultural programs as a solution. In this last case, the set or technical device was called "participatory". Finally, is presented a description of more recent process of generalization of the latter device as political axis of the consensus that we consider firstDoutoradoSociologiaDoutor em Sociologia[s.n.]Santos, Laymert Garcia dos, 1948-Arantes, Paulo EduardoPassetti, EdsonGouvea, Gilda Figueiredo PortugalLourenço, Fernando AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCandotti, Fabio Magalhães, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf215 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870CANDOTTI, Fabio Magalhães. Em defesa da juventude: a participação como meio de governo. 2011. 215 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841776porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:29:41Zoai::841776Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
In defense of youth : participation as medium of government
title Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
spellingShingle Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
Candotti, Fabio Magalhães, 1983-
Sociologia do conhecimento
Tecnologia - Aspectos sociais
Juventude - Política governamental
Educação
Cultura
Pobreza
Rap (Música)
Sociology of knowledge
Technology - Social aspects
Youth - Government policy
Education
Culture
Poverty
Rap (music)
title_short Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
title_full Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
title_fullStr Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
title_full_unstemmed Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
title_sort Em defesa da juventude : a participação como meio de governo
author Candotti, Fabio Magalhães, 1983-
author_facet Candotti, Fabio Magalhães, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Laymert Garcia dos, 1948-
Arantes, Paulo Eduardo
Passetti, Edson
Gouvea, Gilda Figueiredo Portugal
Lourenço, Fernando Antonio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Candotti, Fabio Magalhães, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do conhecimento
Tecnologia - Aspectos sociais
Juventude - Política governamental
Educação
Cultura
Pobreza
Rap (Música)
Sociology of knowledge
Technology - Social aspects
Youth - Government policy
Education
Culture
Poverty
Rap (music)
topic Sociologia do conhecimento
Tecnologia - Aspectos sociais
Juventude - Política governamental
Educação
Cultura
Pobreza
Rap (Música)
Sociology of knowledge
Technology - Social aspects
Youth - Government policy
Education
Culture
Poverty
Rap (music)
description Orientador: Laymert Garcia dos Santos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870
CANDOTTI, Fabio Magalhães. Em defesa da juventude: a participação como meio de governo. 2011. 215 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870
identifier_str_mv CANDOTTI, Fabio Magalhães. Em defesa da juventude: a participação como meio de governo. 2011. 215 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616870. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
215 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405459380961280