Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Perez, Regina Helena Lombardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650
Resumo: Orientador : Mariley Simões Floria Gouveia
id UNICAMP-30_b2eca71b3719c29cdf10b6adaab867a6
oai_identifier_str oai::446597
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São PauloContinuing progression : one more chpter of the education of the education reformation in the São Paulo StateProgressão continuada - SeleçãoReforma do ensinoCondições de trabalhoTrabalho docenteIsolamento socialContinued progression - SelectionEducation reformationWorking conditionsTeaching workingSocial exclusionOrientador : Mariley Simões Floria GouveiaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa apresenta a análise das condições de trabalho em uma escola estadual paulista para o desenvolvimento do Ciclo II de Ensino Fundamental em regime de Progressão Continuada, modelo organizacional adotado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo a partir de 1998 para toda a sua rede escolar. A pesquisa foi proposta tendo em vista, a cada reforma de ensino implantada nas últimas décadas do séc. XX, a desqualificação que foi ocorrendo no ensino e no trabalho dos professores e do processo de responsabilização desses docentes pela não consecução dos objetivos explicitados para educação nas escolas estaduais, sem considerar os demais fatores que condicionam esse trabalho. Esta pesquisa foi conduzida em três etapas: estudos teóricos referentes à evolução do trabalho e da oferta da educação nas sociedades contemporâneas capitalistas que contribuíram na delimitação da questão orientadora da coleta dos dados e das categorias de análise dos mesmos; companhamento das atividades escolares (2007) incluindo entrevistas com professores, gestores da escola e funcionários e, finalmente, a análise dos dados coletados sobre a dinâmica de funcionamento de uma escola estadual da região metropolitana de Campinas. A análise dos dados revelou incompatibilidades e contradições na própria legislação e entre esta e as condições de trabalho disponibilizadas na escola. Este fato torna mais difícil o desenvolvimento de ensino qualificado no regime de progressão continuada e da formação profissional dos docentes em serviço. Essas condições de trabalho encontradas na escola contribuem para que esse regime se caracterize como mais um mecanismo de seletividade e exclusão de muitos alunos e para precarizar o trabalho de ensinar. Palavras-chave: progressão continuada, reformas do ensino, condições de trabalho, trabalho docente, seletividade e exclusão.Abstract: This paper presents the analysis of de work conditions in a State School of the São Paulo State for the development of the Elementary School Level II inside the Continuing Progression Process, an organizational pattern adopted by the Education State Secretary of São Paulo from 1998 on for their educational system. The search was proposed in view of the education teacher working disqualification occurred during all the modifications in the educational process along last decades of the XX century. At the same time, to the teachers were imputed the responsibility for the no results chievements without considering all the determining factors of their jobs. This search was conducted in three phases: theoretical studies that contributed for the establishment of the question that guided the data collection and their analysis classes; the accomplishment of the school work (2007) including interviews with teachers, managers and the others employees and, finally, the data analysis on the dynamical operation of a state school of Campinas metropolitan region. The data analysis showed incompatibilities and contradictions in legislation and between this one and the school working conditions. This fact becomes more difficult the development of qualified education in the continuing Progression Process and of the professional background of the teachers in their jobs. These school working conditions contribute for the mentioned process become one more selection and exclusion mechanism of many students and also to turn it in a precarious process.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021Fernandes, Hylio LaganaCicilini, Graça AparecidaFreitas, Luiz Carlos deGalzerani, Maria Carolina BovérioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerez, Regina Helena Lombardo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf292 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446597porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:46Zoai::446597Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
Continuing progression : one more chpter of the education of the education reformation in the São Paulo State
title Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
spellingShingle Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
Perez, Regina Helena Lombardo
Progressão continuada - Seleção
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Trabalho docente
Isolamento social
Continued progression - Selection
Education reformation
Working conditions
Teaching working
Social exclusion
title_short Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
title_full Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
title_fullStr Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
title_sort Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
author Perez, Regina Helena Lombardo
author_facet Perez, Regina Helena Lombardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021
Fernandes, Hylio Lagana
Cicilini, Graça Aparecida
Freitas, Luiz Carlos de
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Regina Helena Lombardo
dc.subject.por.fl_str_mv Progressão continuada - Seleção
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Trabalho docente
Isolamento social
Continued progression - Selection
Education reformation
Working conditions
Teaching working
Social exclusion
topic Progressão continuada - Seleção
Reforma do ensino
Condições de trabalho
Trabalho docente
Isolamento social
Continued progression - Selection
Education reformation
Working conditions
Teaching working
Social exclusion
description Orientador : Mariley Simões Floria Gouveia
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650
PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650
identifier_str_mv PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446597
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
292 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405420661243904