Participação na escola : a voz das famílias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Chazanas, Mariana Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533
Resumo: Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
id UNICAMP-30_b4ea77879bb70883864ae7efd3b4afd3
oai_identifier_str oai::797179
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Participação na escola : a voz das famíliasParticipation in schools : the family voiceFamíliaEscolasParticipaçãoFamilySchoolsParticipationOrientador: Maria Márcia Sigrist MalavasiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho busca pesquisar as formas pelas quais as famílias participam na escola, analisando suas percepções e expectativas em relação à participação. Os dados foram levantados em quatro escolas municipais da cidade de Campinas, por meio de observação de reuniões, bem como entrevistas semi-dirigidas com famílias. A partir do material coletado, dividimos nossa análise em três eixos principais: as Razões da participação, as Estratégias e Formas como esta ocorre e, por fim, as Percepções das famílias sobre a escola. Pudemos perceber um foco do interesse das famílias nas questões estruturais da escola e na solução de problemas, considerando a participação familiar um recurso para solucionar a falta de investimento do poder público. Pudemos ver também que a participação se depara com diversos impeditivos, advindos tanto de questões sócio-econômicas quanto da postura da escola. Para as famílias que participam ativamente das reuniões na escola, esta aparece como uma aliada. Para os outros, surge como um espaço refratário à participação. Concluímos que o exercício da participação deve ser aprendido tanto pelas famílias quanto pelas equipes gestoras, sendo necessária, portanto, uma estratégia que fortaleça essas famílias para buscar as mudanças e reestruturações que tornem a escola um espaço de construção democrática.Abstract: The purpose of this study is to investigate the participation of families in the public school, analyzing the ways they participate and the families' expectations and feelings about the process. The data was collected in four municipal schools of Campinas. The methodology included the observation of meetings, and recorded interviews with the families. We found three basic categories in our analysis: the Reasons to Participate, the Strategies and the Perception the family develops about the school. Our analysis shows that the family is interested in the structural issues faced by the school, aiming to so solve the effects of the lack of public investment. It also shows that participation faces many impediments to be established. The families who actively take part in the meetings proposed by the school tend to see the institution as an ally. The others tend to see it as a space that prevents them from participating. We concluded that participation it's a process that should be learned both by the families and school managers, and that it's necessary to develop a strategy to strengthen the families, in the effort to bring the changes and transformations to make the school a democratic space.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Sordi, Mara Regina Lemes deChaluh, Laura NoemiUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChazanas, Mariana Costa2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533CHAZANAS, Mariana Costa. Participação na escola: a voz das famílias. 2011. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797179porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:45Zoai::797179Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação na escola : a voz das famílias
Participation in schools : the family voice
title Participação na escola : a voz das famílias
spellingShingle Participação na escola : a voz das famílias
Chazanas, Mariana Costa
Família
Escolas
Participação
Family
Schools
Participation
title_short Participação na escola : a voz das famílias
title_full Participação na escola : a voz das famílias
title_fullStr Participação na escola : a voz das famílias
title_full_unstemmed Participação na escola : a voz das famílias
title_sort Participação na escola : a voz das famílias
author Chazanas, Mariana Costa
author_facet Chazanas, Mariana Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Sordi, Mara Regina Lemes de
Chaluh, Laura Noemi
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chazanas, Mariana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escolas
Participação
Family
Schools
Participation
topic Família
Escolas
Participação
Family
Schools
Participation
description Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533
CHAZANAS, Mariana Costa. Participação na escola: a voz das famílias. 2011. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533
identifier_str_mv CHAZANAS, Mariana Costa. Participação na escola: a voz das famílias. 2011. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615533. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
124 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405451052122112