Análise dos desafios de implementação e impactos técnicos do modo "vehicle-to-grid" em sistemas de distribuição de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pinto, Daniel Robson, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639597
Resumo: Orientador: Fernanda Caseño Trindade Arioli
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Desta forma, as empresas de energia precisarão superar alguns desafios e integrar de forma efetiva um número cada vez maior desses veículos às suas redes, viabilizando assim, a criação de benefícios substanciais para o sistema de energia como um todo. Os VEs não apenas demandam energia elétrica, como também podem devolvê-la à rede em certas circunstâncias, no chamado Vehicle-to-Grid (V2G), podendo desse modo, potencialmente fornecer uma variedade de serviços à rede, facilitando o uso das baterias automotivas como armazenamento móvel e de curto prazo. Assim, esta dissertação de mestrado busca analisar os desafios de implementação do modo V2G em sistemas de distribuição de energia elétrica, do ponto de vista de provimento de serviços de suporte à rede, como apoio à geração de energia por fonte renovável intermitente, peak shaving e regulação de tensão. O trabalho tem como elemento central a medição do primeiro V2G documentado e realizado em uma rede secundária real no Brasil, com consumidores residenciais e comerciais simultaneamente conectados. Essa experimentação motivou a aprofundar os estudos via simulação computacional, considerando uma rede elétrica real de baixa tensão. Este trabalho também apresenta uma pesquisa da situação tecnológica atual da operação de VEs em V2G, informações históricas, metodologias de conexão com redes elétricas, normas, padrões, protocolos e atores que viabilizarão esse ambiente de interação entre proprietários de VEs e operadores do sistema elétrico, os desafios de implementação e seus benefícios, além de experiências de outros projetos de V2G no mundoAbstract: The expected increase in the number of electric vehicles (EVs) creates a challenge for electric power utilities, as they result in increased demand and changes in the systems load profile. Therefore, distribution utilities need to overcome technical challenges to effectively integrate an increasing number of these vehicles into their networks, thus enabling the creation of substantial benefits for the energy system. EVs not only demand electrical energy but can also inject it to the network in certain circumstances, in the so-called Vehicle-to-Grid (V2G) mode. It enables a variety of services to the grid, facilitating the use of automotive batteries as a mobile and short-term storage. In this context, this dissertation aims to analyze the challenges of implementing the V2G mode in electricity distribution systems, from the point of view of providing network ancillary services, such as support for the generation of energy by intermittent renewable source, peak shaving and voltage regulation. This work analyzes measurement of the first documented V2G carried out on a real secondary network in Brazil, with residential and commercial consumers simultaneously connected. This experimentation motivated to develop studies via computer simulation of a real low voltage electrical system. This work also presents a survey of the current technological situation of the EV operation in V2G, historical information, methodologies for connection to electrical networks, norms, standards, protocols and players that will enable this environment of interaction between EV owners and operators of the electrical system, the implementation challenges and their benefits, as well as experiences from other V2G projects in the worldMestradoEnergia ElétricaMestre em Engenharia ElétricaCPqD/Campinas[s.n.]Arioli, Fernanda Caseño Trindade, 1984-Vieira, João Paulo AbreuRider Flores, Marcos JulioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Daniel Robson, 1988-20202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639597PINTO, Daniel Robson. Análise dos desafios de implementação e impactos técnicos do modo "vehicle-to-grid" em sistemas de distribuição de energia elétrica. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639597. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149082Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T14:28:32Zoai::1149082Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-31T14:28:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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