Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Parada Filho, Carlos João
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128
Resumo: Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
id UNICAMP-30_b8d808b56bc67ef56124e6cf334f9690
oai_identifier_str oai::391243
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)Amid senses and knowledges: religion at academic education: the study of a case (Education College - UFF)EducaçãoEspiritualidadeReligiãoAutoconsciênciaEspiritualityReligionSelf-consciousnessOrientador: Maria da Gloria Marcondes GohnTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo nasce da constatação da proliferação de grupos religiosos organizados na universidade e do caráter religioso das dedicatórias e agradecimentos em monografias de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. A partir daí, investigam-se as relações entre as crenças religiosas dos estudantes e sua formação acadêmica. No racionalismo materialista moderno identificam-se a fragmentação do ser humano e dos saberes, assim como as principais causas do fracasso da educação, indicando a necessidade do resgate da dimensão sagrada da existência. O diálogo com as crenças dos estudantes apresenta-se como boa oportunidade de revermos conceitos e posturas ultrapassados em relação ao Conhecimento, à Ciência e à Religião, e revitalizarmos nossas práticas pedagógicasAbstract: This study arises from the observation of the profusion of organized religious groups at the university and from the religious nature of acknowledgements and dedications in monographs at the closing of the course of Pedagogy at Universidade Federal Fluminense. Considering this, we investigate the relations between the students¿ religious beliefs and their academic development. As we identify, at the modern materialistic racionalism, the increasing fragmentation of the human being and of the knowledge, as well as the main causes of the failure in contemporary education, we see the need to recover the sacred dimension of existence. The dialogue with the religious beliefs of the students is a good opportunity to reconsider old concepts and positions in relation to Knowledge, Science and Religion, and to improve our pedagogic practicesDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Morais, Régis deGomes, VâniaSantiago, Gabriel LombaGiubilei, SoniaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASParada Filho, Carlos João20062006-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf207 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128PARADA FILHO, Carlos João. Entre sentidos e saberes: a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF). 2006. 207 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391243porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:46Zoai::391243Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
Amid senses and knowledges: religion at academic education: the study of a case (Education College - UFF)
title Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
spellingShingle Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
Parada Filho, Carlos João
Educação
Espiritualidade
Religião
Autoconsciência
Espirituality
Religion
Self-consciousness
title_short Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
title_full Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
title_fullStr Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
title_full_unstemmed Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
title_sort Entre sentidos e saberes : a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF)
author Parada Filho, Carlos João
author_facet Parada Filho, Carlos João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-
Morais, Régis de
Gomes, Vânia
Santiago, Gabriel Lomba
Giubilei, Sonia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Parada Filho, Carlos João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Espiritualidade
Religião
Autoconsciência
Espirituality
Religion
Self-consciousness
topic Educação
Espiritualidade
Religião
Autoconsciência
Espirituality
Religion
Self-consciousness
description Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128
PARADA FILHO, Carlos João. Entre sentidos e saberes: a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF). 2006. 207 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PARADA FILHO, Carlos João. Entre sentidos e saberes: a religião na educação universitaria (um estudo de caso : a FE-UFF). 2006. 207 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
207 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405387665702912