Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409
Resumo: Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
id UNICAMP-30_b92d968557fa9a18393b4599845e7594
oai_identifier_str oai::225357
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESPQuality management system as support axis for companies in transformationGestão da qualidade totalGestão de empresasBusiness managementTotal quality managementOrientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: A reestruturação do Setor Elétrico nacional e o processo de privatização parcial das energéticas de São Paulo trouxeram para as empresas estatais de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a necessidade de adotar um posicionamento competitivo no novo mercado de energia, menos estável e menos estruturado, no qual novas variáveis foram inseridas. No caso da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (empresa originária da cisão parcial da CESP - Companhia Energética de São Paulo e que permaneceu estatal), a preparação para esse processo exigiu a adoção de estratégias que foram muito além da reestruturação e cisão. A principal preocupação foi a de preservar sua posição no mercado, de forma competitiva e saudável. A possibilidade de prever as mudanças e de preparar-se antecipadamente para elas foi um fator determinante para que todo o processo pudesse ser realizado sem traumas internos, por meio de um posicionamento flexível e adaptável. A operacionalização das mudanças teve como eixo de sustentação a Gestão da Qualidade que, tomada num sentido mais amplo, integra elementos de diversas Teorias da Administração, do Desenvolvimento Organizacional, da Cultura Organizacional e da Abordagem Sistêmica, além de considerar os aspectos técnicos e os parâmetros específicos da gestão setorial. Sob essa perspectiva, o Sistema de Gestão da Qualidade implementado na empresa extrapola o objetivo de padronização dos processos e assume a função de facilitar e estimular o processo interno de aprendizado organizacional contínuo e de compartilhamento do "saber organizacional" . A análise da evolução histórica e da transformação empresarial mostra a aplicabilidade dos conceitos da Gestão da Qualidade na organização. Ainda que seja uma empresa estatal, que não está isenta do atendimento à legislação, aos tribunais de contas e às questões políticas, advindas de sua constituição societária, é possível observar o modo como o Sistema de Gestão da Qualidade pode ajudar a preservar e ampliar o conjunto de recursos existentes na empresa, apesar da intensidade e dimensão das mudanças por meio de estratégiasAbstract: The rebuilding ofthe National Electricity generating segment and the partial privatization of electric power mills of São Paulo have brought to the State Companies (Companies of electrical energy, transmition, and distribution of electricity) the need of adopting a competitive position in the new-bom power market, less steady and less prepared, in which new approaches have been inserted. In the CTEEP - (Company ofElectricity Transmission), the company which had its origin in the partial breaking off of the CESP (Electrical Power Company of São Paulo), and that remained a state Company. The preparation for this process required the adoption of strategies which went beyond the rebuilding and the rupture. The main objective was to keep its position in the market, in a very healthy and competitive way. The possibility of, in advance, changing, and getting ready for them was a decisive factor for the whole process to be achieved without any traumas inside, through an adjustable and flexible position. The operating process of the changes had as a support the Quality Management, which seen in a wider sense, integrate elements from several Administration Theories, of the organizational Development, and of the systematic approach, besides taking into consideration the technical features, and the "specific limits" ofthe management of sectors. Under this outlook the Management Quality System which has been improved in the company goes beyond the process standardizing, and has the function of simplifying and busting the internal process of organizationallearning, and also the sharing of "organizational wareness". The analysis of the historical evolution, and of entrepreunership transformation shows the aplicability of the Concepts of Quality Management in the Company sectors. As a State Company though, it is not free from obeying the law regulations,from answering the National Treasure, and the political questions, alI ofwhich are originated in its constitution of associates. It's not difticult to notice how much the Quality Management System can help to keep and widen the set of existing resources in the company, in spite of the intensity and dimension of the strategical . changes that sometimes become necessaryMestradoGestão da Qualidade TotalMestre Profissional em Engenharia Mecânica[s.n.]Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017Petenate, Ademir JoséButton, Sérgio ToniniUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Ana Glaucia Vasconcelos2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225357porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:30:09Zoai::225357Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
Quality management system as support axis for companies in transformation
title Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
spellingShingle Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos
Gestão da qualidade total
Gestão de empresas
Business management
Total quality management
title_short Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
title_full Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
title_fullStr Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
title_full_unstemmed Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
title_sort Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
author Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos
author_facet Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017
Petenate, Ademir José
Button, Sérgio Tonini
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Gestão de empresas
Business management
Total quality management
topic Gestão da qualidade total
Gestão de empresas
Business management
Total quality management
description Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409
FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
101p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405327960834048