Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP
Ano de defesa: | 2001 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409 |
Resumo: | Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza |
id |
UNICAMP-30_b92d968557fa9a18393b4599845e7594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::225357 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESPQuality management system as support axis for companies in transformationGestão da qualidade totalGestão de empresasBusiness managementTotal quality managementOrientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: A reestruturação do Setor Elétrico nacional e o processo de privatização parcial das energéticas de São Paulo trouxeram para as empresas estatais de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a necessidade de adotar um posicionamento competitivo no novo mercado de energia, menos estável e menos estruturado, no qual novas variáveis foram inseridas. No caso da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (empresa originária da cisão parcial da CESP - Companhia Energética de São Paulo e que permaneceu estatal), a preparação para esse processo exigiu a adoção de estratégias que foram muito além da reestruturação e cisão. A principal preocupação foi a de preservar sua posição no mercado, de forma competitiva e saudável. A possibilidade de prever as mudanças e de preparar-se antecipadamente para elas foi um fator determinante para que todo o processo pudesse ser realizado sem traumas internos, por meio de um posicionamento flexível e adaptável. A operacionalização das mudanças teve como eixo de sustentação a Gestão da Qualidade que, tomada num sentido mais amplo, integra elementos de diversas Teorias da Administração, do Desenvolvimento Organizacional, da Cultura Organizacional e da Abordagem Sistêmica, além de considerar os aspectos técnicos e os parâmetros específicos da gestão setorial. Sob essa perspectiva, o Sistema de Gestão da Qualidade implementado na empresa extrapola o objetivo de padronização dos processos e assume a função de facilitar e estimular o processo interno de aprendizado organizacional contínuo e de compartilhamento do "saber organizacional" . A análise da evolução histórica e da transformação empresarial mostra a aplicabilidade dos conceitos da Gestão da Qualidade na organização. Ainda que seja uma empresa estatal, que não está isenta do atendimento à legislação, aos tribunais de contas e às questões políticas, advindas de sua constituição societária, é possível observar o modo como o Sistema de Gestão da Qualidade pode ajudar a preservar e ampliar o conjunto de recursos existentes na empresa, apesar da intensidade e dimensão das mudanças por meio de estratégiasAbstract: The rebuilding ofthe National Electricity generating segment and the partial privatization of electric power mills of São Paulo have brought to the State Companies (Companies of electrical energy, transmition, and distribution of electricity) the need of adopting a competitive position in the new-bom power market, less steady and less prepared, in which new approaches have been inserted. In the CTEEP - (Company ofElectricity Transmission), the company which had its origin in the partial breaking off of the CESP (Electrical Power Company of São Paulo), and that remained a state Company. The preparation for this process required the adoption of strategies which went beyond the rebuilding and the rupture. The main objective was to keep its position in the market, in a very healthy and competitive way. The possibility of, in advance, changing, and getting ready for them was a decisive factor for the whole process to be achieved without any traumas inside, through an adjustable and flexible position. The operating process of the changes had as a support the Quality Management, which seen in a wider sense, integrate elements from several Administration Theories, of the organizational Development, and of the systematic approach, besides taking into consideration the technical features, and the "specific limits" ofthe management of sectors. Under this outlook the Management Quality System which has been improved in the company goes beyond the process standardizing, and has the function of simplifying and busting the internal process of organizationallearning, and also the sharing of "organizational wareness". The analysis of the historical evolution, and of entrepreunership transformation shows the aplicability of the Concepts of Quality Management in the Company sectors. As a State Company though, it is not free from obeying the law regulations,from answering the National Treasure, and the political questions, alI ofwhich are originated in its constitution of associates. It's not difticult to notice how much the Quality Management System can help to keep and widen the set of existing resources in the company, in spite of the intensity and dimension of the strategical . changes that sometimes become necessaryMestradoGestão da Qualidade TotalMestre Profissional em Engenharia Mecânica[s.n.]Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017Petenate, Ademir JoséButton, Sérgio ToniniUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Ana Glaucia Vasconcelos2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225357porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:30:09Zoai::225357Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP Quality management system as support axis for companies in transformation |
title |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
spellingShingle |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos Gestão da qualidade total Gestão de empresas Business management Total quality management |
title_short |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
title_full |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
title_fullStr |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
title_full_unstemmed |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
title_sort |
Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação : o caso da CTEEP/CESP |
author |
Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos |
author_facet |
Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017 Petenate, Ademir José Button, Sérgio Tonini Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Glaucia Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total Gestão de empresas Business management Total quality management |
topic |
Gestão da qualidade total Gestão de empresas Business management Total quality management |
description |
Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409 FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FERREIRA, Ana Glaucia Vasconcelos. Sistema de gestão da qualidade como eixo de sustentação para organizações em transformação: o caso da CTEEP/CESP. 2001. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 101p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405327960834048 |