Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Crivelaro, Lana Paula
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026
Resumo: Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_be831ccae4bb35298098ce0f28dc5c3a
oai_identifier_str oai::329311
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizadaFonoaudiologiaSoftware educacionalComputadores e criançasTecnologia educacionalPhonoaudiologyOrientador: Sergio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho visa avaliar o desenvolvimento de um software para auxiliar nas terapias fonoaudiológicas, pedagógicas e psicológicas, a partir de uma visão sócio-interacionista, fundamentada especialmente nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Como proposta, este software apresenta-se aberto, possibilitando a inserção de imagens, figuras, sons e palavras, de acordo com a finalidade teórica, e às necessidades, que cada terapeuta evidencie, sendo este um dado interessante e diferencial, destacado pela maioria dos profissionais que o testaram. Para elaboração deste estudo, as cópias do software foram gravadas em CD ROOM e enviadas para avaliadores que as testaram, preferencialmente junto às crianças (maioria entre 6 e 10 anos) dentre elas, algumas portadoras de necessidades especiais. O principal objetivo deste software foi detectar sua utilidade e eficácia no trabalho de avaliação ou intervenção terapêutica e educacional, especialmente com crianças que apresentam dificuldades na área da linguagem oral e escrita. A partir dos resultados encontrados neste trabalho, foi possível comprovar que o computador é sempre um ¿recurso a mais¿ para se utilizar durante os trabalhos terapêuticos e educacionais com crianças. O software em estudo, na visão das pedagogas, professoras e psicólogas, propõe a oportunidade de atuação com crianças que apresentem disfluência de fala e dificuldades de leitura e escrita, assim como baixa auto-estima ou reflexão para auto-conhecimento. Na visão das fonoaudiólogas que testaram o software, a atuação com crianças frente ao computador, é basicamente para o reforço positivo aos finais das sessões, sem auxiliar, necessariamente, com propostas que direcionem o conteúdo a ser trabalhado. Algumas profissionais também apontam a possibilidade de sua utilização para aprendizagem de outros idiomas em graus menos avançadosAbstract: This paper presents the avaliable of a software developed to help the phonological, pedagogical and psychological therapies, from a sociointeractive view based especially on Vygotsky¿s ideas. Although this has been the theoretical base chosen, the software is presented open to the imput of images, pictures, sounds and words, so it can be used according to the theory each therapist appreciates, making this an interesting and different piece of information pointed by most of the professionals who have tested it. To elaborate this study, copies of the software were recorded in CD ROOM and tested, preferentially along with some children (mostly between 6 and 10 years old), among them children with (1) special needs. The main objective of this software is the therapeutic work to evaluate or intervene, especially with children that present difficulties in the area of oral and written language, and from the results found in this paper, it was possible to prove that the computer is always a "plus" to be used during the therapeutic work with children, and this software, according to the pedagogues, teachers and psychologist, offers the opportunity of acting with the ones that present: language delay, articular disturbance, (2) fluency problems and reading and writing disturbance, as well as low self-esteem or self knowledge thinking. According to the phonologists that tested the software, the interaction with the child in front of the computer, is basically used as a positivereinforcement at the end of the sessions, without the need of followingthe proposals that guide the contents to be worked. Someprofessionals have also pointed the possibility of using it when learning other languages in less advanced levelsMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCrivelaro, Lana Paula20042004-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329311porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:40:11Zoai::329311Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
title Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
spellingShingle Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
Crivelaro, Lana Paula
Fonoaudiologia
Software educacional
Computadores e crianças
Tecnologia educacional
Phonoaudiology
title_short Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
title_full Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
title_fullStr Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
title_full_unstemmed Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
title_sort Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
author Crivelaro, Lana Paula
author_facet Crivelaro, Lana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Crivelaro, Lana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Software educacional
Computadores e crianças
Tecnologia educacional
Phonoaudiology
topic Fonoaudiologia
Software educacional
Computadores e crianças
Tecnologia educacional
Phonoaudiology
description Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026
CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
98f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139828836597760