Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026 |
Resumo: | Orientador: Sergio Ferreira do Amaral |
id |
UNICAMP-30_be831ccae4bb35298098ce0f28dc5c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::329311 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizadaFonoaudiologiaSoftware educacionalComputadores e criançasTecnologia educacionalPhonoaudiologyOrientador: Sergio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho visa avaliar o desenvolvimento de um software para auxiliar nas terapias fonoaudiológicas, pedagógicas e psicológicas, a partir de uma visão sócio-interacionista, fundamentada especialmente nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Como proposta, este software apresenta-se aberto, possibilitando a inserção de imagens, figuras, sons e palavras, de acordo com a finalidade teórica, e às necessidades, que cada terapeuta evidencie, sendo este um dado interessante e diferencial, destacado pela maioria dos profissionais que o testaram. Para elaboração deste estudo, as cópias do software foram gravadas em CD ROOM e enviadas para avaliadores que as testaram, preferencialmente junto às crianças (maioria entre 6 e 10 anos) dentre elas, algumas portadoras de necessidades especiais. O principal objetivo deste software foi detectar sua utilidade e eficácia no trabalho de avaliação ou intervenção terapêutica e educacional, especialmente com crianças que apresentam dificuldades na área da linguagem oral e escrita. A partir dos resultados encontrados neste trabalho, foi possível comprovar que o computador é sempre um ¿recurso a mais¿ para se utilizar durante os trabalhos terapêuticos e educacionais com crianças. O software em estudo, na visão das pedagogas, professoras e psicólogas, propõe a oportunidade de atuação com crianças que apresentem disfluência de fala e dificuldades de leitura e escrita, assim como baixa auto-estima ou reflexão para auto-conhecimento. Na visão das fonoaudiólogas que testaram o software, a atuação com crianças frente ao computador, é basicamente para o reforço positivo aos finais das sessões, sem auxiliar, necessariamente, com propostas que direcionem o conteúdo a ser trabalhado. Algumas profissionais também apontam a possibilidade de sua utilização para aprendizagem de outros idiomas em graus menos avançadosAbstract: This paper presents the avaliable of a software developed to help the phonological, pedagogical and psychological therapies, from a sociointeractive view based especially on Vygotsky¿s ideas. Although this has been the theoretical base chosen, the software is presented open to the imput of images, pictures, sounds and words, so it can be used according to the theory each therapist appreciates, making this an interesting and different piece of information pointed by most of the professionals who have tested it. To elaborate this study, copies of the software were recorded in CD ROOM and tested, preferentially along with some children (mostly between 6 and 10 years old), among them children with (1) special needs. The main objective of this software is the therapeutic work to evaluate or intervene, especially with children that present difficulties in the area of oral and written language, and from the results found in this paper, it was possible to prove that the computer is always a "plus" to be used during the therapeutic work with children, and this software, according to the pedagogues, teachers and psychologist, offers the opportunity of acting with the ones that present: language delay, articular disturbance, (2) fluency problems and reading and writing disturbance, as well as low self-esteem or self knowledge thinking. According to the phonologists that tested the software, the interaction with the child in front of the computer, is basically used as a positivereinforcement at the end of the sessions, without the need of followingthe proposals that guide the contents to be worked. Someprofessionals have also pointed the possibility of using it when learning other languages in less advanced levelsMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCrivelaro, Lana Paula20042004-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329311porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:40:11Zoai::329311Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
title |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
spellingShingle |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada Crivelaro, Lana Paula Fonoaudiologia Software educacional Computadores e crianças Tecnologia educacional Phonoaudiology |
title_short |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
title_full |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
title_fullStr |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
title_full_unstemmed |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
title_sort |
Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada |
author |
Crivelaro, Lana Paula |
author_facet |
Crivelaro, Lana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crivelaro, Lana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Software educacional Computadores e crianças Tecnologia educacional Phonoaudiology |
topic |
Fonoaudiologia Software educacional Computadores e crianças Tecnologia educacional Phonoaudiology |
description |
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-10-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026 CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CRIVELARO, Lana Paula. Um olhar educacional na terapia fonoaudiológica computadorizada. 2004. 98f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 98f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799139828836597760 |