Desenvolvimento de metodologias para maior acomodação de veículos elétricos e geradores fotovoltaicos em sistemas de distribuição de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ferreira, Thiago Sonnewend Diniz, 1990-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639900
Resumo: Orientador: Fernanda Caseño Trindade Arioli
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Este fato aumentou o volume de estudos necessários para avaliar os impactos destas tecnologias e buscar soluções para mitigar estes impactos, sejam baseadas em novas tecnologias, em equipamentos já utilizados nas redes ou através do reforço de infraestrutura. Embora as concessionárias prefiram soluções que não envolvam a substituição de linhas e transformadores, em alguns casos somente o emprego das demais soluções pode não ser o suficiente. Neste contexto, este trabalho de doutorado apresenta análises para: (a) avaliar os impactos da alta penetração de veículos elétricos e geradores fotovoltaicos em redes secundárias reais de distribuição, considerando diferentes cenários com estas tecnologias e diferentes redes secundárias; (b) avaliar a eficiência e as limitações de algumas das soluções que poderiam ser utilizadas para mitigar estes impactos, principalmente considerando as violações do módulo da tensão; e (c) propor e testar extensivamente uma metodologia analítica para estimar os valores da tensão em sistemas de distribuição quando transformadores e/ou linhas são substituídas, podendo ser implementado em planilhas para casos mais simples ou integrado a análises mais complexas como métodos de otimização ou o método Monte CarloAbstract: Technical problems are emerging in electric power distribution systems caused by the recent widespread deployment of new technologies of load, as the plug-in electric vehicles, and generation, as the photovoltaic generators. This fact has increased the volume of studies to evaluate the effectiveness of solutions to mitigate these impacts, whether based on new technologies, on equipment already used in the networks or through the reinforcement of infrastructure. Although utilities prefer solutions that do not involve replacing lines and transformers, in some cases the other solutions may not be enough. In this context, this doctoral work presents analyzes using the Monte Carlo method to: (a) evaluate the impacts of high penetration of electric vehicles and photovoltaic panels in secondary distribution networks, considering different scenarios with these technologies and different real secondary networks; (b) assess the efficiency and limitations of some of the solutions that could be used to mitigate these impacts, especially considering violations of the voltage magnitude; and (c) propose and extensively test an analytical methodology to update values of voltage magnitude in distribution systems when transformers and/or conductors are replaced, which can be implemented in spreadsheets for single-cases or integrated into more complex analyzes such as optimization methods or the Monte Carlo methodDoutoradoEnergia ElétricaDoutor em Engenharia ElétricaCAPES88882.329404/2019-01[s.n.]Arioli, Fernanda Caseño Trindade, 1984-Arias, Maria Nataly BanolDardengo, Victor PellandaMonaro, Renato MachadoMelo, Igor Delgado deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Thiago Sonnewend Diniz, 1990-20202020-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 109 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639900FERREIRA, Thiago Sonnewend Diniz. Desenvolvimento de metodologias para maior acomodação de veículos elétricos e geradores fotovoltaicos em sistemas de distribuição de energia elétrica. 2020. 1 recurso online ( 109 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639900. 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