Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284
Resumo: Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von
id UNICAMP-30_c4cdced382fca4550da802c846f474e3
oai_identifier_str oai::344356
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medioCurrículosEnsino médioCultura - Aspectos sociaisPolítica e educaçãoCurriculumSecondary educationCultureEducation policyTeacher trainingOrientador: Olga Rodrigues de Moraes vonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante os anos de 2001 e 2002 no ensino médio da Escola Estadual Jardim Amanda II na cidade de Hortolândia (SP), localizada em um bairro populoso e marcado por problemas sociais característicos das periferias dos grandes centros urbanos. O objetivo deste estudo é elucidar o currículo que tem se efetivado no cotidiano dessa instituição, confrontando-o com os documentos curriculares oficiais e com questões contemporâneas tais como as problemáticas do sujeito e da diversidade cultural. O trabalho investigativo fundamentou-se na concepção metodológica da História Oral utilizando diferentes instrumentos de pesquisa tais como: observação; entrevista com professores (3 homens e 4 mulheres), membros da equipe gestora (2 homens ¿ ex-diretor e coordenador ¿ e 3 mulheres ¿ diretora, vice-diretora e coordenadora), uma funcionária, 13 alunos (8 garotos e 5 garotas) e um membro da comunidade; além da aplicação de 45 questionários contemplando todos os docentes do ensino médio daquela escola. Como estratégia de aproximação com os alunos e de apreensão de sua visão acerca da realidade estudada, foi constituído um grupo de 13 jovens que fotografaram livremente a escola trazendo à tona temáticas significativas para a realização deste trabalho. Verificou-se que as atuais políticas curriculares brasileiras estão comprometidas com um projeto conservador de sociedade e que têm, de certo modo, junto à precariedade de condições físicas e materiais da escola e a deficiente formação dos professores, contribuído para reforçar uma situação de simplificação e superficialização do conhecimento científico veiculado na escola. No entanto, apesar das dificuldades e limitações, constatou-se algumas iniciativas de docentes no sentido de superar esse quadro de crise vivido pela instituição pública de ensino, bem como a luta da população em defesa da escola pública e de qualidadeAbstract: This study is the fruit of research into secondary education at Jardim Amanda II state school in the city of Hortolândia (SP) conducted in 2001 and 2002. The school is located in a populous neighborhood marked by the social problems characteristic of the outskirts of major urban centers. The aim was to elucidate the curriculum as implemented in everyday practice at this school in relation to official curriculum documents and contemporary issues such as the question of the subject and cultural diversity. The investigative work was based on the methodological conception of Oral History and the different research instruments used included observation; interviews with teachers (3 men and 4 women) and members of the management team (2 men ¿ a former-principal and a coordinator - and 3 women - principal, vice-principal and coordinator), an employee, 13 pupils (8 boys and 5 girls) and a member of the community. In addition, 45 questionnaires were administered to all the secondary education teachers at the school. As a means of approaching pupils and apprehending their vision of the reality examined here, a group of 13 pupils were asked to photograph the school at will and their images brought up issues of significance for this study. It was found that current Brazilian curriculum policies are committed to a conservative social project and that these policies have in a certain way ? along with precarious physical and material conditions in schools and deficiencies in teacher training ? helped underpin a situation in which scientific knowledge transmitted in school is simplified and becomes superficial. Notwithstanding difficulties and limitations, it was found that some teachers are taking initiatives to address this situation of crisis in public education institutions, and that the community was involved in efforts to defend the quality of education in public schoolsDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-20052005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf233p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Curriculo em tempos plurais: uma experiencia no ensino medio. 2005. 233p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344356porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T12:07:18Zoai::344356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T12:07:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
title Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
spellingShingle Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Currículos
Ensino médio
Cultura - Aspectos sociais
Política e educação
Curriculum
Secondary education
Culture
Education policy
Teacher training
title_short Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
title_full Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
title_fullStr Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
title_full_unstemmed Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
title_sort Curriculo em tempos plurais : uma experiencia no ensino medio
author Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
author_facet Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Ensino médio
Cultura - Aspectos sociais
Política e educação
Curriculum
Secondary education
Culture
Education policy
Teacher training
topic Currículos
Ensino médio
Cultura - Aspectos sociais
Política e educação
Curriculum
Secondary education
Culture
Education policy
Teacher training
description Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284
ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Curriculo em tempos plurais: uma experiencia no ensino medio. 2005. 233p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Curriculo em tempos plurais: uma experiencia no ensino medio. 2005. 233p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
233p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405366924869632