A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Maria das Graças, 1963-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302
Resumo: Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
id UNICAMP-30_c6e90be3f96f485506984ff714d1cf71
oai_identifier_str oai::871629
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das criançasThe relationships betwee family and public day care center in children's education and careUnidade Municipal de Educação Infantil (UMEIs)Educação de criançasEducadoresCreches - Belo Horizonte (MG)Municipal Early Childhood Education Units (UMEIs)ChildrenChildhood educatorChild care centersOrientador: Ana Maria Fonseca de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as relações entre as famílias e as creches públicas são construídas no cotidiano. A investigação foi realizada em duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), na cidade de Belo Horizonte, em turmas de crianças de zero a três anos de idade. Foram analisados os espaços criados pelas UMEIs para se relacionarem com as famílias das crianças, e também o formato desses espaços. Procurou-se ainda desvelar os significados e as expectativas das famílias e das educadoras infantis sobre a função da creche, no contexto atual. A construção dos dados e a sua análise se basearam nas abordagens dos autores Pierre Bourdieu e Remi Lenoir sobre a família e o Estado e nos estudos de Norbert Elias sobre as relações de interdependência dessas duas instituições. A coleta de dados incluiu a observação, as gravações, em áudio, de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Além disso, foi realizada a análise dos documentos produzidos pelas instituições (Projeto Político-Pedagógico, correspondências, projetos pedagógicos) e pelo poder público (legislação de regulamentação da Educação Infantil no Município e a criação da carreira do Educador Infantil e das Unidades Municipais de Educação Infantil). A análise dos dados possibilitou verificar que as duas UMEIs investigadas têm a participação das famílias no cotidiano das creches como um dos princípios estabelecidos por seus Projetos Político-Pedagógicos. A partir disso, elas desenvolvem ações que incluem o acompanhamento das crianças na sala de atividades pelas famílias e a participação destas em eventos, como as festas, as reuniões e as atividades extraescolares (passeatas, excursões, seminários). Esses eventos, muitas vezes, têm por objetivo a formação das famílias sobre as práticas de educação e de cuidado desenvolvidas na creche e sobre as regras de funcionamento dessa instituição. Nesse processo de construção das relações cotidianas entre a creche pública e as famílias, o profissional da coordenação pedagógica tem um papel importante na forma de lidar com os conflitos e as tensões que surgem. A noção de cuidado e de educação, nas práticas docentes, na creche, permeia essa constituição cotidiana dos atores sociais. O caráter polissêmico dos termos cuidar e educar contribui, de forma significativa, para que aconteçam desencontros entre as concepções das famílias e das educadoras infantis acerca do conteúdo e do formato das ações cotidianas com as crianças. Percebeu-se ainda que as famílias das crianças matriculadas nas UMEIs valorizam as ações de cuidado e de educação desenvolvidas na creche, a habilitação profissional das educadoras infantis e o espaço físico da instituição. Para elas as UMEIs se constituem em espaços adequados para seus filhos frequentarem. Assim, as famílias, as educadoras infantis e as crianças constroem, cotidianamente, uma tessitura particular para a prática pedagógica da creche que envolva as ações de cuidar e de educar nas relações de interdependência que desenvolvem nas UMEIs.Abstract: The aim of this investigation was to analyze how the relationships between families and public day care centers are built in the quotidian. The research was carried out in two Early Childhood Municipal Units (UMEIs) in Belo Horizonte, specifically in the classrooms of 0 to 3 year-old children. The spaces, and also the format of these spaces, created by the UMEIs to relate with the children's families were analyzed. The meanings and expectations of families and educators about the purpose of early childhood education came to light. The data construction and analysis were based upon the approaches about family and state by Bourdieu and Lenoir, and also upon the interdependency relationships studies by Elias. The data collection included classroom observation, semi-structured interviews, and questionnaires. It was also analyzed the institutions documents (Pedagogical and Political Project, mails and pedagogical projects) and government documents (early childhood municipal legislation, the new career of early childhood educators and the creation of the UMEIS). The data analysis made possible to verify that the two UMEIS investigated have as one of their Pedagogical and Political principles the families' participation in the institutions everyday lives. In order to do that the institutions include the families in their children's classroom activities, in events like parties, meetings and extra-curriculum activities (field trips, seminars, marches) Frequently, these events have as their main goal the training of the families about educational and care practices developed by the institutions and also about their rules. In the process of building everyday relationships between the families and the public institutions, the pedagogical coordinator has an important role as he is the one who deals with the conflicts and tensions that arise. The concept of care and education in the educators' practices influence the everyday constitution of the social actors. The polysemous concept of education and care contributes in a meaningful way to the conflicts between the families' and the educators' conceptions about the content and the format of the everyday actions with the children. It was also noted that the children's families value the education and care actions developed in the institutions, the educators' diploma, and the physical space of the institutions. To these families, the UMEIs are perceived as a good place to their children. Therefore, families, educators and children daily weave a particular web in which the pedagogical practice involves the actions of education and care in an interdependent way.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Bujes, Maria Isabel EdelwaisMagaldi, Ana Maria Bandeira de MelloBittencourt, Agueda BernardeteGalzerani, Maria Carolina BovérioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Maria das Graças, 1963-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf218 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302OLIVEIRA, Maria das Graças. A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças. 2011. 218 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871629porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:42:44Zoai::871629Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:42:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
The relationships betwee family and public day care center in children's education and care
title A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
spellingShingle A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
Oliveira, Maria das Graças, 1963-
Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEIs)
Educação de crianças
Educadores
Creches - Belo Horizonte (MG)
Municipal Early Childhood Education Units (UMEIs)
Children
Childhood educator
Child care centers
title_short A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
title_full A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
title_fullStr A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
title_full_unstemmed A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
title_sort A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças
author Oliveira, Maria das Graças, 1963-
author_facet Oliveira, Maria das Graças, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Bujes, Maria Isabel Edelwais
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
Bittencourt, Agueda Bernardete
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria das Graças, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEIs)
Educação de crianças
Educadores
Creches - Belo Horizonte (MG)
Municipal Early Childhood Education Units (UMEIs)
Children
Childhood educator
Child care centers
topic Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEIs)
Educação de crianças
Educadores
Creches - Belo Horizonte (MG)
Municipal Early Childhood Education Units (UMEIs)
Children
Childhood educator
Child care centers
description Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302
OLIVEIRA, Maria das Graças. A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças. 2011. 218 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria das Graças. A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças. 2011. 218 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618302. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
218 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139933876649984