Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cáceres Delgado, Adriana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123
Resumo: Orientador: Niederauer Mastelari
id UNICAMP-30_d630420d732d48c68c4fa49fc60b0672
oai_identifier_str oai::775782
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanenteAlgorithm for regenerative braking of a permanent magnet synchronous machineVeículos elétricosMáquinas elétricas síncronasSimulação (Computadores)Energia - Fontes alternativasElectric vehiclesSynchronous elctric machinesComputer simulationEnergy - Alternative sourcesOrientador: Niederauer MastelariDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: A proteção ambiental e o melhor uso dos recursos energéticos são áreas de pesquisa de grande atividade. Como resultado destas pesquisas o desenvolvimento de veículos elétricos (VE) e híbridos (VEH) têm se acelerado. Estes possuem problemáticas desafiadoras, como baixa autonomia, a conversão de energia, o controle do veículo, o gerenciamento e distribuição da energia dentro dele, assim como o "design" tanto estético quanto mecânico e econômico. Este conjunto de problemáticas inspirou este projeto de mestrado que tem como objetivo o estudo e elaboração de um algoritmo para frenagem regenerativa (FR) de uma máquina síncrona de imã permanente brushless (BLDC). Motivados nas características que a estratégia de FR proporciona ao VE, entre estas, o aumento na autonomia e a melhora do desempenho mecânico e eletrônico do mesmo já que quando a FR é ativada recupera-se uma parte da energia cinética durante a desaceleração através da máquina elétrica operando como gerador. Com base no anterior este trabalho foi desenvolvido em várias etapas: principalmente ao abranger os conceitos sobre frenagem regenerativa; estudar o motor BLDC desde seu modelo, acionamento e identificação das características mais relevantes com respeito a outros motores elétricos. Seguido do projeto da parte mecânica do sistema, que compreende a transmissão e a inércia, para ser envolvidos no modelo simulado. Assim como o desenvolvimento dos algoritmos para o acionamento do motor, onde serão monitoradas a velocidade e a posição do rotor, com o fim de controlar sua aceleração e desaceleração. Posteriormente um algoritmo para frenagem regenerativa, onde é monitorado o estado do motor e executam-se as decisões lógicas tanto para redirecionamento de energia, quanto para controle da frenagem. O resultado obtido foi que o algoritmo para FR regenera parte da energia cinética envolvida durante a desaceleração, além de que gerencia o funcionamento de todo o processo e subprocessos durante a aceleração, velocidade constante e desaceleração passo a passo e minimiza o consumo de energia em cada desaceleração.Abstract: Environmental protection and optimal energy resources are great activity research areas. As a result of these researches, electric vehicles (EVs) and hybrid (HEV) developments have been accelerated. They have challenging problems such as low autonomy, power conversion, vehicle control, energy management and distribution within it, as well as the esthetic and mechanical design and also the economic issues. This set of problems inspired this master's project which is aimed to study and elaborate an algorithm for regenerative braking (RB) in a synchronous permanent magnet brushless machine (BLDC). Motivated in the RB strategy characteristics that provides to the EV, such as, autonomy increased, mechanical and electronic performance improvement just when the RB is activated and part of the kinetic energy is recovered through the electric maquine as a generator. This work was developed in several stages: mainly cover the regenerative braking concepts; study the BLDC motor from its model, driver and outstanding features identification respect others electric motors. Followed by the mechanical design of the system, which includes the transmission and inertia, to be included in the simulated model. Just as the development of the algorithms for the motor drive, where will be monitored speed and rotor position, in order to control its acceleration and deceleration. Subsequently a management regenerative braking algorithm, which monitors the engine state, and excecute the logical decisions for redirecting the energy, and for braking control. As a result it was found that when the electrical machine operates as a generator part of the kinetic energy is recovered during deceleration. And also it was able to prove that the algorithm manages the whole process operation since the acceleration, constant velocity and deceleration step by step, while minimizing energy consumption in every downturn.MestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Mastelari, Niederauer, 1961-Bim, EdsonSantos Júnior, Auteliano Antunes dosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCáceres Delgado, Adriana20102010-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123CÁCERES DELGADO, Adriana. Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente. 2010. 98 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775782porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:50Zoai::775782Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
Algorithm for regenerative braking of a permanent magnet synchronous machine
title Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
spellingShingle Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
Cáceres Delgado, Adriana
Veículos elétricos
Máquinas elétricas síncronas
Simulação (Computadores)
Energia - Fontes alternativas
Electric vehicles
Synchronous elctric machines
Computer simulation
Energy - Alternative sources
title_short Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
title_full Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
title_fullStr Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
title_full_unstemmed Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
title_sort Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente
author Cáceres Delgado, Adriana
author_facet Cáceres Delgado, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mastelari, Niederauer, 1961-
Bim, Edson
Santos Júnior, Auteliano Antunes dos
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cáceres Delgado, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Máquinas elétricas síncronas
Simulação (Computadores)
Energia - Fontes alternativas
Electric vehicles
Synchronous elctric machines
Computer simulation
Energy - Alternative sources
topic Veículos elétricos
Máquinas elétricas síncronas
Simulação (Computadores)
Energia - Fontes alternativas
Electric vehicles
Synchronous elctric machines
Computer simulation
Energy - Alternative sources
description Orientador: Niederauer Mastelari
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123
CÁCERES DELGADO, Adriana. Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente. 2010. 98 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123
identifier_str_mv CÁCERES DELGADO, Adriana. Algoritmo para frenagem regenerativa de uma máquina síncrona de imã permanente. 2010. 98 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613123. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775782
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
98 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405440232914944