A população com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental brasileiro : uma análise entre os anos de 2013 e 2017

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Madeira, Juliana Salles, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638894
Resumo: Orientador: Joice Melo Vieira
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spelling A população com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental brasileiro : uma análise entre os anos de 2013 e 2017The population with special educational needs in brazilian elementary school : an analysis between 2013 and 2017Educação especialEducação - Aspectos demográficosCenso escolarSpecial educationEducation - Demographic aspectsSchool censusOrientador: Joice Melo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Com o intuito de traçar um panorama da PNEEPEI em vigor no Brasil desde 2008, este trabalho se volta à relação entre discursos e práticas desta política no ensino fundamental seriado brasileiro, atentando às características de sua população alvo em contraposição ao alunado que não apresenta necessidades educacionais especiais. Para cumprir tais objetivos recorreu-se a diferentes arcabouços teóricos que perpassaram a demografia da educação, a construção do conceito de deficiência, a atuação de organizações internacionais desta, implementação e difusão dos ideais da educação inclusiva no cenário internacional. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados os censos escolares de 2013 e 2017, a partir dos quais foram identificadas as características dos alunos, escolas e docentes que trabalham em escolas com alunos com NEE. O uso destes dados permite avaliar em que medida os dispositivos legais referentes à política de educação especial pela perspectiva da educação inclusiva têm sido aplicados às escolas brasileiras. Para além da análise descritiva, entende-se que é essencial o entendimento dos fatores que incidem sobre a distorção idade-ano dos alunos com e sem NEE uma vez que este se mostra como um dos indicadores tradicionais de qualidade de ensino. Para tanto, foi avaliado, através de uma regressão logística múltipla, o impacto de características demográficas e referentes à escola (localização, dependência administrativa, acessibilidade, presença de salas de recursos) sobre o aluno estar ou não em faseAbstract: In order to trace a panorama of the PNEEPEI ruling in Brazil since 2008, this work focuses on the relationship between discourses and practices of this policy in Brazilian elementary education, focusing on the characteristics of its target population in opposition to students who do not have special educational needs. To fulfill these objectives, different theoretical frameworks were used, that permeated the demography of education, the construction of the concept of disability, the role of international organizations in it, implementation and diffusion of the ideals of inclusive education in the international scenario. From a methodological point of view, school censuses from 2013 and 2017 were used, from which the characteristics of students, schools and teachers who work in schools with students with SEN were identified. The use of this data allows us to assess the extent in which the legal provisions regarding the special education policy from the perspective of inclusive education have been applied to Brazilian schools. In addition to the descriptive analysis, it is understood that it is essential to analyze the factors that affect the age-year distortion of students with and without SEN since this is shown as one of the traditional indicators of teaching quality. For this purpose, the impact of demographic and school-related characteristics (location, administrative dependency, accessibility, presence of resource rooms) on the student being in phase or not was evaluated through multiple logistic regressionMestradoDemografiaMestra em DemografiaCAPES888887.951598/2019-00[s.n.]Vieira, Joice Melo, 1980-Scott, Ana Silvia VolpiSilva, Régis Henrique dos ReisUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em DemografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMadeira, Juliana Salles, 1992-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638894MADEIRA, Juliana Salles. A população com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental brasileiro: uma análise entre os anos de 2013 e 2017. 2020. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638894. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128853Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-16T11:04:30Zoai::1128853Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-16T11:04:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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