Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Dellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821
Resumo: Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
id UNICAMP-30_d859b4596c5788f151a215a2816e2a80
oai_identifier_str oai::841184
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramentoReading and writing workshop for parents : conceptions of a study on literacyLinguagemFamíliaAprendizagemLanguageFamilyLearningOrientador: Adriana Lia Friszman de LaplaneDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Partindo da idéia de que a família é um dos elementos principais na inserção da criança na cultura letrada, o presente trabalho objetivou o estudo das relações da família com as práticas de leitura/escrita, no contexto de um grupo de crianças com queixas de dificuldades nessa aquisição, que freqüentam um serviço de Fonoaudiologia. Pretendeu-se conhecer as atitudes da família e sua visão quanto à escrita e às dificuldades das crianças nessa área. A implementação do projeto "oficina de leitura e escrita" com essas famílias pretendeu também refletir sobre esse processo de intervenção e seus resultados. As reuniões do grupo com os familiares foram realizadas em uma Clínica de Fonoaudiologia pertencente a uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo. Os participantes foram os pais/responsáveis das crianças que lá se encontram em acompanhamento. Foram conduzidas 17 sessões de 60 minutos cada. A interpretação de dados foi realizada nos moldes da pesquisa qualitativa, sendo considerados os discursos dos sujeitos durante os encontros, os produtos resultantes da oficina e registros realizados em diário de campo. Foi possível concluir que a oficina é um espaço propício para permitir a emergência de experiências pessoais com a leitura/escrita e de sentimentos relacionados a elas. Além disso, constatou-se que as atividades durante a oficina permitiram uma melhor compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam na aquisição da leitura e da escritaAbstract: Starting from the idea that family is one of the main elements regarding the inclusion of children in the literate world, this research aimed to investigate the relationship families establish with the practices of reading/writing within a group of children with complaints of school difficulties that attend a Speech Pathology service. The study aimed to the understanding of attitudes and visions of families about how children learn to read and write and the difficulties they may face during the process. The Project involved intervention through a "Reading and Writing workshop for parents" that aimed to lead families to reflect on the process of learning to read and write. The group meetings were held with family members in a Speech Therapy Clinic owned by a public university in the state of Sao Paulo. The participants were parents/guardians of children that attended the clinic due to complains of reading/writing difficulties. Were conducted 17 sessions of 60 minutes each. The interpretation of data was performed along the lines of qualitative research, considering the discourse and interactions during the meetings and a field journal keeped by the researcher. It was concluded that the workshop is an excellent place to allow the emergence of personal experiences and feelings about reading/writing. Moreover, it was found that the activities during the workshop allowed a better understanding of the difficulties that children face and the ways families can provide helpMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-Silva, Ivani RodriguesCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf119 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821DELLISA, Paula Roberta Rocha. Oficina de leitura e escrita para pais: um estudo sobre concepções de letramento. 2011. 119 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841184porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:29:12Zoai::841184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:29:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
Reading and writing workshop for parents : conceptions of a study on literacy
title Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
spellingShingle Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
Dellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-
Linguagem
Família
Aprendizagem
Language
Family
Learning
title_short Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
title_full Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
title_fullStr Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
title_full_unstemmed Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
title_sort Oficina de leitura e escrita para pais : um estudo sobre concepções de letramento
author Dellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-
author_facet Dellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Silva, Ivani Rodrigues
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dellisa, Paula Roberta Rocha, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Família
Aprendizagem
Language
Family
Learning
topic Linguagem
Família
Aprendizagem
Language
Family
Learning
description Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821
DELLISA, Paula Roberta Rocha. Oficina de leitura e escrita para pais: um estudo sobre concepções de letramento. 2011. 119 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821
identifier_str_mv DELLISA, Paula Roberta Rocha. Oficina de leitura e escrita para pais: um estudo sobre concepções de letramento. 2011. 119 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616821. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
119 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405458815778816