A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735
Resumo: Orientador: Eloisa de Mattos Hofling
id UNICAMP-30_db83ea413e9b78ebda086d7ea5024171
oai_identifier_str oai::360831
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental ICidadaniaCidadãosHistória (Primeiro grau) - Estudo e ensinoMaterial didáticoCitizenshiCitizenHistory - Education (Elementary)Instructional materialsOrientador: Eloisa de Mattos HoflingDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo buscou compreender como se constrói a noção de cidadania nos livros didáticos de História de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I. A partir da leitura de estudos teóricos sobre a noção de cidadania e de estudos sobre material didático compreendemos a importância de sobre a noção de cidadania construída nos livros didáticos de História. Com essa preocupação, identificamos as duas coleções didáticas mais utilizadas nas escolas da Região Oeste de Campinas, sobre as quais debruçamos nosso olhar. Centramos nossa investigação nas possibilidades e espaços existentes para abordagem de aspectos relacionados à natureza da participação. Iniciamos justificando a validade do tema, estratégico e relevante nos dias atuais, e esclarecendo os caminhos que percorremos na construção da metodologia, bem como o nosso entendimento sobre os termos que envolvem a nossa busca, a noção de cidadania e a natureza da participação. Desenvolvemos nossa reflexão respeitando as propostas temáticas apresentadas pelo material, de acordo com os PCNs, e nos remetendo aos estudos sobre a noção de cidadania para o desvendar das possibilidades. Por fim, trouxemos algumas considerações finais, com o cuidado de não esquecer que nosso caminhar envolve a leitura que fazemos, diversa de outras. Destacamos que, mesmo a passos lentos, as transformações no material didático de História se operam, e a discussão que envolve a construção da noção de cidadania, não pode se considerar acabadaAbstract: This study tried to understand how we construct the notion of citizenship in didactic books of History from the 1st to the 4 th series of Basic Education I. From the reading of theoretical studies about notion of citizenship and studying the didactic material, we understand the importance of thought of the notion of citizenship showed indidactic books of History. With this concern, we identify the two most used didactic collections in the schools of Campinas West Region, on which we look at more attentively. Our best research is on the possibilities and ways we have to relate on the nature of the participation. We start by justifying the value of the subject, strategic and relevant nowadays, and clarifying the ways we cover in the construction of the methodology, as well as our understanding on the subjects that involve our research, the notion of citizenship and the nature of the participation. We develop our reflection respecting the thematic proposals presented by the material, according to the PCNs, and reminding to the studies about notion of citizenship to see clearly all the possibilities. Finally, we brought some final considerations, with the care of not to forget that our walk involves the reading that we do, different from the others. We tried to show that, in spite of our slow steps, the transformations in the didactic material of History occurs, and the discussion that involves the construction of the notion of citizenship, cannot be considered finished.MestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-Camargo, Dulce Maria Pompêo deFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de20052005-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:24:05Zoai::360831Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
title A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
spellingShingle A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
Cidadania
Cidadãos
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Material didático
Citizenshi
Citizen
History - Education (Elementary)
Instructional materials
title_short A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
title_full A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
title_fullStr A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
title_full_unstemmed A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
title_sort A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
author Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
author_facet Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Cidadãos
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Material didático
Citizenshi
Citizen
History - Education (Elementary)
Instructional materials
topic Cidadania
Cidadãos
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Material didático
Citizenshi
Citizen
History - Education (Elementary)
Instructional materials
description Orientador: Eloisa de Mattos Hofling
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735
CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405373885317120