De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Luiz, 1955-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772
Resumo: Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
id UNICAMP-30_de5f9c6a033a1aebaeab87df37dee054
oai_identifier_str oai::1091337
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo SilveiraFrom Bom de Tocar to Choro Bacana : Ricardo Silveira's electric and acoustic guitarSilveira, Ricardo, 1956-Música instrumental - BrasilGuitarra elétricaViolãoCaracteristicas nacionaisImprovisação (Música)Silveira, RicardoInstrumental music - BrazilElectric guitarGuitarNational identityImprovisation (Music)Orientador: Hermilson Garcia do NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho discute a música do guitarrista Ricardo Silveira em sua trajetória como instrumentista atuante no cenário da música popular no Brasil desde o final da década de 1970 como acompanhador de artistas da MPB e subsequentemente com seu próprio trabalho de música instrumental. É sobre este último que a pesquisa se concentra examinando o seu desenvolvimento nos discos lançados entre 1984 e 2010, sendo que o cerne do estudo se encontra em oito discos contendo as composições originais do guitarrista. Além do aspecto composicional, é também pelo lado da improvisação inerente ao trabalho de Ricardo Silveira que se procura colher significados atinentes à sua música relativamente ao contexto histórico cultural em que ela foi produzida, a partir de um ponto de vista situado dentro da sociedade brasileira em seu movimento de transformação. Nesse sentido, algumas questões pertinentes à cultura nacional particularmente em relação à música (e dentro desta a guitarra e o violão) se colocam, tendo como fulcro o problema da identidade. O trabalho de Ricardo Silveira se situa desde o início numa área de cruzamento cultural, zona de fusão de gêneros e linguagens: jazz - rock - samba - funk - bossa - blues - afoxé - baião - bolero - reggae - frevo - tango - choro, tudo pode ser "Bom de Tocar" em consonância com a proposta do movimento tropicalista do final dos anos 1960. A origem e formação na infância e adolescência no Rio de Janeiro de tradição cosmopolita, a fugaz passagem pela Escola Nacional de Música e os dois anos na Berklee College de Boston, a carreira artística desenvolvida através da ponte Brasil Estados Unidos, ponto crucial da tensão estético-ideológica nacional no século XX, o pertencimento a uma geração que entra em cena na pós modernidade de uma cultura internacional-popular na era do rock. São dados essenciais para um enquadramento do trabalho de Ricardo Silveira, assim como a sua colaboração duradoura com artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento e João Bosco. A linha metodológica adotada pela pesquisa sinteticamente reporta à abordagem holística, interdisciplinar, proposta por Phillip Tagg (2003) para o estudo de música popular. Entre outros autores, se faz referência a Wisnik (1982, 2004), Napolitano (2002, 2007), Zan (1997, 2001), Nicolau Netto (2009, 2012), Givan (2003), Almada (2009, 2010), Côrtes (2012), Piedade (2003, 2013), Mannheim (1952), Berendt / Huesmann (2015), e Hobsbawn / Ranger (2002)Abstract: This work discusses the music of guitarist Ricardo Silveira in his trajectory as a musician active in the scene of popular music in Brazil since the late 1970s as sideman for MPB artists and subsequently with his own instrumental music work. It is on the latter that the research focuses on examining its development in the records released between 1984 and 2010, being that the core of the study is in eight records containing the original compositions of the guitarist. In addition to the compositional aspect, it is also on the side of the improvisation inherent in the work of Ricardo Silveira that this research project seeks to gather meanings related to his music in relation to the historical cultural context in which it was produced, from a point of view situated within the Brazilian society in its transformation movement. In this sense, some questions pertinent to the national culture particularly in relation to music (and within it the electric and acoustic guitar) are placed, having as fulcrum the problem of identity. The work of Ricardo Silveira is located from the beginning in an area of cultural crossover, a zone of fusion of genres and languages: jazz - rock - samba - funk - bossa - blues - afoxé - baião - bolero - reggae - frevo - tango ¿ choro, everything can be "Bom de Tocar" in line with the proposal of the tropicalist movement of the late 1960s. His origin and formation in childhood and adolescence in Rio de Janeiro of cosmopolitan tradition, the fleeting passage through the Escola Nacional de Música and the two years at Berklee College in Boston, an artistic career developed through the Brazil United States bridge, the crux of the national aesthetic-ideological tension in the twentieth century, his belonging to a generation that comes into the scene in postmodernity of an international popular culture in the rock era. They are essential data for a framework of Ricardo Silveira¿s work, as well as his lasting collaboration with artists such as Gilberto Gil, Milton Nascimento and João Bosco. The methodological line adopted by the research synthesizes the holistic, interdisciplinary approach proposed by Phillip Tagg (2003) for the study of popular music. Among other authors, reference is made to Wisnik (1982, 2004), Napolitano (2002, 2007), Zan (1997, 2001), Nicolau Netto (2009, 2012), Givan (2012), Piedade (2003, 2013), Mannheim (1952), Berendt / Huesmann (2015), and Hobsbawm / Ranger (2002)MestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em MúsicaCAPES[s.n.]Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-Zan, José RobertoCortes, AlmirUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Luiz, 1955-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772LIMA, Luiz. De Bom de Tocar a Choro Bacana: a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira. 2018. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T16:10:29Zoai::1091337Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-11T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
From Bom de Tocar to Choro Bacana : Ricardo Silveira's electric and acoustic guitar
title De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
spellingShingle De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
Lima, Luiz, 1955-
Silveira, Ricardo, 1956-
Música instrumental - Brasil
Guitarra elétrica
Violão
Caracteristicas nacionais
Improvisação (Música)
Silveira, Ricardo
Instrumental music - Brazil
Electric guitar
Guitar
National identity
Improvisation (Music)
title_short De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
title_full De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
title_fullStr De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
title_full_unstemmed De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
title_sort De Bom de Tocar a Choro Bacana : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
author Lima, Luiz, 1955-
author_facet Lima, Luiz, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-
Zan, José Roberto
Cortes, Almir
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luiz, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Silveira, Ricardo, 1956-
Música instrumental - Brasil
Guitarra elétrica
Violão
Caracteristicas nacionais
Improvisação (Música)
Silveira, Ricardo
Instrumental music - Brazil
Electric guitar
Guitar
National identity
Improvisation (Music)
topic Silveira, Ricardo, 1956-
Música instrumental - Brasil
Guitarra elétrica
Violão
Caracteristicas nacionais
Improvisação (Música)
Silveira, Ricardo
Instrumental music - Brazil
Electric guitar
Guitar
National identity
Improvisation (Music)
description Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772
LIMA, Luiz. De Bom de Tocar a Choro Bacana: a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira. 2018. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772
identifier_str_mv LIMA, Luiz. De Bom de Tocar a Choro Bacana: a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira. 2018. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636772. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091337
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405510396280832