A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300
Resumo: Orientador: Rachel Meneguello
id UNICAMP-30_e3884c68273c8fd5e4f67e3c2a6ecfed
oai_identifier_str oai::284865
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de casoEleiçõesMarketing políticoPropaganda políticaCampanha eleitoralOrientador: Rachel MeneguelloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O objetivo da dissertação é identificar as técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção dos programas políticos veiculados durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) televisivo através do estudo das eleições municipais da cidade de São Paulo no ano 2000. Para isso, foram escolhidos para serem assistidos e analisados todos os programas eleitorais do primeiro e do segundo turnos dos três candidatos melhor posicionados àquele pleito: Marta Suplicy, do PT, Paulo Maluf, do PPB, e Geraldo Alckmin, do PSDB. A análise das técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção destes programas foi empreendida assentada na hipótese de que neles pode-se observar de um lugar privilegiado a presença e as influências do marketing no processo da competição eleitoral. Pudemos, com isso, visualizar a aplicação destas técnicas e identificar as estratégias adotadas pelos candidatos durante todo o percurso da campanha, o que também nos permitiu situar melhor estas atividades no contexto das eleições e campanhas políticas nacionais, conferindo-lhes estatuto de importância na dinâmica dos processos políticos e eleitorais contemporâneosAbstract: The present work deals with the analysis of techniques of political marketing employed during the 2000 campaign for Mayor of the city of São Paulo, Brazil, displayed at the televised political programs of the period. To achieve that, we selected the complete set of TV programs exhibited by the three main candidates of the first phase of the campaign, as well as all programs showed by the two remaining candidates during the second stage of the elections: Marta Suplicy, from PT, Paulo Maluf, from PPB, and Geraldo Alckmin, from PSDB. We approached the problem in the premise that electoral TV programs constitute a privileged content from which to derive the presence and influence of marketing as a key factor in the competition process at electoral contests. Therefore we managed to observe the application of these techniques and to identify the corresponding strategies followed by each candidate throughout the campaign, allowing at the same time to place these marketing techniques as important elements in elections and national political campaigns, and in the dynamics of political and electoral contemporary processMestradoMestre em Ciência Política[s.n.]Meneguello, Rachel, 1958-Gouvea, Gilda Figueiredo PortugalCosta, Valeriano Mendes FerreiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASToneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/284865porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:47:47Zoai::284865Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
title A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
spellingShingle A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-
Eleições
Marketing político
Propaganda política
Campanha eleitoral
title_short A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
title_full A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
title_fullStr A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
title_full_unstemmed A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
title_sort A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
author Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-
author_facet Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneguello, Rachel, 1958-
Gouvea, Gilda Figueiredo Portugal
Costa, Valeriano Mendes Ferreira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Eleições
Marketing político
Propaganda política
Campanha eleitoral
topic Eleições
Marketing político
Propaganda política
Campanha eleitoral
description Orientador: Rachel Meneguello
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300
TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300
identifier_str_mv TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/284865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139811997515776