Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Almeida, Marco Antonio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088
Resumo: Orientador : Jose Mario Ortiz Ramos
id UNICAMP-30_e8eb4ce7073548c93c03c39317e7d808
oai_identifier_str oai::236167
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileirosCultura popularSociologiaCulturaLiteratura brasileiraCinema - BrasilFicção policialOrientador : Jose Mario Ortiz RamosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa alguns aspectos da produção cultural contemporânea, com ênfase na literatura e no cinema. Parte do pressuposto que as fronteiras entre os níveis de cultura (erudita, popular e de massa) tomaram-se fluidas e até indistintas, proporcionado intercâmbios cada vez mais intensos e significativos, relacionados a motivações tanto estéticas quanto econômicas. O objeto escolhido para enfocar esta problemática foi um conjunto de narrativas do gênero policial, com ênfase maior naquelas produzidas pela literatura e cinema brasileiros no período posterior à segunda metade dos anos 80. Parte-se da hipótese de que existem três aspectos que estariam interagindo e influenciando a produção dessas obras: 1-) a disputa por mais espaços num mercado que se moderniza e toma-se mais competitivo, incentivando a busca de um diálogo maior com o público; 2-) uma leitura estético-política do Brasil que estaria sendo feita nesse período, diferente daquela levada a cabo nos anos 60/70; 3-) a voga de uma estética dita "pós-moderna", que, entre outras características, privilegia o diálogo com os subgêneros da indústria cultural. Dessa forma, a primeira parte do trabalho aborda algumas teorias acerca da produção cultural, construindo não só as referências teóricas, como também cartografando as potencialidades e limitações destas teorias para a análise da produção cultural contemporânea. A segunda parte do trabalho analisa historicamente o objeto, mostrando a formação e desenvolvimento do gênero policial nas suas origens européia e norte-americana e seu posterior desenvolvimento no Brasil, destacando alguns cânones do gênero, para, na -) terceira parte, analisar o diálogo que determinadas obras literárias e ~/ cinematográficas brasileiras contemporâneas estabelecem com elesAbstract: This thesis analyzes some aspects of contemporary cultw:al production, privileging literatw:e and movies. One of its presupposes is that the boundaries conceming culturallevels (erudite, popular and massive) became fluid and even indistinct, favoring each time more Últense and signifying interchanges, related to aesthetic as well as to economic motivations. The Últention is to focus detective story genre narratives as object, giving special attention to the Brazilian books and movies produced after the second half of the 1980's. One hypothesis is that there are three aspects that interact and Úlfluence the production of these works: 1) the competition for more space in a market comes more competitive, encouraging the search for a wider dialog with the public; 2) an aesthetic-political reading of Brazil that has been dane in this period, different from the interpretations done in the 1960's and 1970's; 3) the vogue of a so called "post-modem" aesthetic, that, among other features, privileges the dialog with cultural industry subgenera. Considering that, the first part of the thesis approaches the cultw:al production theories, building the theoretical references as well as mapping the potentialities and limitations of them to analyze contemporary cultural production. The second part brings the historical approach of the subject, showing the development of detective story genre in its European and North- American roots, and its later development in Brazil, giving special attention to the genre canons. In the third part, the dialog among some contemporary Brazilian pieces of literature and movies is analyzed.DoutoradoDoutor em Ciências Sociais[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Marco Antonio de20022002-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf231 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088ALMEIDA, Marco Antonio de. Sangue, suor & tiros: a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros. 2002. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/236167porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:34:52Zoai::236167Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:34:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
title Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
spellingShingle Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
Almeida, Marco Antonio de
Cultura popular
Sociologia
Cultura
Literatura brasileira
Cinema - Brasil
Ficção policial
title_short Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
title_full Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
title_fullStr Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
title_full_unstemmed Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
title_sort Sangue, suor & tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros
author Almeida, Marco Antonio de
author_facet Almeida, Marco Antonio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marco Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Sociologia
Cultura
Literatura brasileira
Cinema - Brasil
Ficção policial
topic Cultura popular
Sociologia
Cultura
Literatura brasileira
Cinema - Brasil
Ficção policial
description Orientador : Jose Mario Ortiz Ramos
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088
ALMEIDA, Marco Antonio de. Sangue, suor & tiros: a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros. 2002. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Marco Antonio de. Sangue, suor & tiros: a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros. 2002. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/236167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
231 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405331904528384