Transparência, participação social e mídias sociais na gestão pública: o uso da rede social Facebook na comunicação entre a prefeitura municipal de Curitiba e sua população

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freitas, Jeferson lattes
Orientador(a): Oliveira, Samir Adamoglu de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Positivo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1887
Resumo: Na contemporaneidade, com o advento de novas tecnologias e, em especial, de plataformas digitais inovadoras, têm ocorrido formas diferenciadas de comunicação pelas organizações, inclusive na gestão pública, com a perspectiva de facilitar a interação entre público e privado e de tornar mais eficiente a comunicação entre ambos. Quando se abordam transparência e participação social, aqui intrinsecamente ligadas, estas se relacionam à denominada Nova Gestão Pública, a qual sustenta que uma administração transparente permite a participação social do cidadão na gestão e no controle da administração pública e, para que isso ocorra de forma eficiente e se torne realidade, é imprescindível que o cidadão tenha a capacidade de conhecer e compreender as informações divulgadas. Neste cenário, o estudo visou analisar a comunicação praticada entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a população da cidade na rede social Facebook no tocante às questões de transparência e participação social, investigando de que maneira a comunicação praticada naquele espaço virtual trabalhou essas duas questões. O quadro teórico de referência deste estudo articulou a Teoria da Midiatização (de viés institucionalista) e o uso comunicacional das mídias sociais sob o enfoque da Nova Gestão Pública. Realizouse uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa com base em dados secundários publicamente disponíveis na WEB 2.0, adotando um recorte temporal iniciado no ano de 2013 – quando a Prefeitura Municipal de Curitiba colocou na rede social Facebook sua página denominada “Prefs” – até o final do ano de 2016. Ao todo, foram coletados e analisados materiais audiovisuais e textuais de 17 postagens realizadas pela “Prefs”. Para a etapa quantitativa, aferiram-se métricas em quatro affordances: (i) comentários de resposta da prefeitura; (ii) comentários do cidadão; (iii) popularidade; e (iv) viralidade. Na etapa qualitativa, empregou-se análise de conteúdo nas postagens distribuídas em 12 áreas de atuação oficialmente estabelecidas da gestão pública daquele período, a saber: (i) Assistência Social; (ii) Cultura; (iii) Educação; (iv) Esporte; (v) Habitação; (vi) Infraestrutura; (vii) Juventude; (viii) Mobilidade Urbana; (ix) Mulheres; (x) Saúde; (xi) Segurança Pública; e (xii) Terceira Idade. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que a transparência e a participação social se constituíram como elementos significativos de comunicação por parte da Prefeitura Municipal de Curitiba, mediante uso da rede social Facebook, para com a sociedade não só de Curitiba, mas de outras municipalidades. A análise também apontou para números expressivos de ‘curtidas’, comentários tanto de respostas da Prefeitura quanto dos usuários, compartilhamentos e, consequentemente, um engajamento alto por parte dos cidadãos para com a fanpage nas postagens e em várias campanhas, demonstrando como as mídias sociais hoje podem aproximar as organizações de seus públicos-alvo e como o poder público pode se beneficiar delas para ter uma comunicação mais democrática e aberta com a sociedade.
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Neste cenário, o estudo visou analisar a comunicação praticada entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a população da cidade na rede social Facebook no tocante às questões de transparência e participação social, investigando de que maneira a comunicação praticada naquele espaço virtual trabalhou essas duas questões. O quadro teórico de referência deste estudo articulou a Teoria da Midiatização (de viés institucionalista) e o uso comunicacional das mídias sociais sob o enfoque da Nova Gestão Pública. Realizouse uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa com base em dados secundários publicamente disponíveis na WEB 2.0, adotando um recorte temporal iniciado no ano de 2013 – quando a Prefeitura Municipal de Curitiba colocou na rede social Facebook sua página denominada “Prefs” – até o final do ano de 2016. Ao todo, foram coletados e analisados materiais audiovisuais e textuais de 17 postagens realizadas pela “Prefs”. Para a etapa quantitativa, aferiram-se métricas em quatro affordances: (i) comentários de resposta da prefeitura; (ii) comentários do cidadão; (iii) popularidade; e (iv) viralidade. Na etapa qualitativa, empregou-se análise de conteúdo nas postagens distribuídas em 12 áreas de atuação oficialmente estabelecidas da gestão pública daquele período, a saber: (i) Assistência Social; (ii) Cultura; (iii) Educação; (iv) Esporte; (v) Habitação; (vi) Infraestrutura; (vii) Juventude; (viii) Mobilidade Urbana; (ix) Mulheres; (x) Saúde; (xi) Segurança Pública; e (xii) Terceira Idade. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que a transparência e a participação social se constituíram como elementos significativos de comunicação por parte da Prefeitura Municipal de Curitiba, mediante uso da rede social Facebook, para com a sociedade não só de Curitiba, mas de outras municipalidades. A análise também apontou para números expressivos de ‘curtidas’, comentários tanto de respostas da Prefeitura quanto dos usuários, compartilhamentos e, consequentemente, um engajamento alto por parte dos cidadãos para com a fanpage nas postagens e em várias campanhas, demonstrando como as mídias sociais hoje podem aproximar as organizações de seus públicos-alvo e como o poder público pode se beneficiar delas para ter uma comunicação mais democrática e aberta com a sociedade.With the advent of new technologies and, particularly, with the outbreak of digital platforms, different forms of communication within varied organizational contexts have emerged. Within the sector of public management, technology and digital platforms have been used as a way of providing better communication between the public and the domestic arenas. Transparency and social participation both intertwine with New Public Management, which states that a transparent management allows citizens to engage in social participation within the public planning. For that to happen in an efficient way and become the norm, it’s essential to be aware of and understand the information released. In this specific scenario, this study aimed at analyzing transparency and social participation within the communication between the City Hall of Curitiba and its citizens through the social media platform, Facebook. The study investigated how the communication developed within that social platform tackled both transparency and social participation. The theoretical framework articulated the Theory of Medialization and the use of social media communication in the light of New Public Management. A quantitative and qualitative research based on secondary data available on WEB 2.0 was carried out. The research covers communication from 2013, the year when the city hall released its Facebook page named “Prefs” – up to 2016. Audiovisual and textual contents taken from 17 posts released by “Prefs” were collected and analyzed. For the quantitative stage, evaluation metrics were measured on four affordances: (i) comments on Prefs’ replies; (ii) citizen comments; (iii) popularity; (iv) virality. The qualitative stage was defined by the content analysis of posts grouped into 12 areas of action officially established by the public management of each year. The areas of action were (i) Social care; (ii) Culture; (iii) Education; (iv) Sports; (v) Housing; (vi) Infrastructure; (vii) Youth; (viii) Mobility; (ix) Women; (x) Health; (xi) Public safety; (xii) Seniors. The results of this study demonstrate that both transparency and social participation became meaningful elements within the Facebook communication established by the city hall with its own citizens and those of other cities as well.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoAdministração públicaFacebook (Rede social on-line) - Curitiba (PR)Transparência, participação social e mídias sociais na gestão pública: o uso da rede social Facebook na comunicação entre a prefeitura municipal de Curitiba e sua populaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Samir Adamoglu dehttp://lattes.cnpq.br/3766511422208153http://lattes.cnpq.br/6436925861818737Freitas, Jefersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALJEFERSON JOSE FREITAS.pdfJEFERSON JOSE FREITAS.pdfDissertaçãoapplication/pdf4813461http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1887/1/JEFERSON%20JOSE%20FREITAS.pdf530200cfffeb204039d232a98b155079MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1887/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18872021-05-20 16:24:05.71oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T19:24:05Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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