Ações das IES quanto às dificuldades matemáticas dos alunos ingressantes: um retrato

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Masola, Wilson de Jesus lattes
Orientador(a): Allevato, Norma Suely Gomes lattes
Banca de defesa: Allevato, Norma Suely Gomes, Maciel, Maria Delourdes, Santos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos, Noguti, Fabiane Cristina Höpner, Vieira, Gilberto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cruzeiro do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1089
Resumo: As instituições de Ensino Superior (IES) têm recebido alunos com defasagem de formação e dificuldades de acompanhar os estudos nos cursos de graduação, especialmente no que se refere às disciplinas de Matemática dos cursos da área de Ciências Exatas. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar o que as IES têm oferecido aos ingressantes na Educação Superior referente às suas dificuldades matemáticas; e como objetivos específicos, averiguar (1) que ações didáticopedagógicas têm sido implementadas para o ensino da Matemática, levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentam ao ingressarem na Educação Superior; e (2) se os PPCs – Projeto Pedagógico de Curso e as matrizes curriculares indicam aspectos e/ou ações sugerindo tais implementações didático-pedagógicas. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida por meio de entrevistas junto a professores da área de Ciências Exatas, particularmente dos cursos de Engenharia. Depois das entrevistas terem sido analisadas por procedimentos de ATD – Análise Textual Discursiva, foi utilizada a técnica de Análise Documental na exploração dos PPCs e das Matrizes Curriculares desses cursos. Pretende-se, assim, constituir um retrato das ações implementadas nesse sentido pelas instituições com vistas a contribuir para a formação profissional desses estudantes na Educação Superior. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de três categorias de análise: ações, dimensões e percepções. A interpretação dos dados nessas categorias revelou, a partir das entrevistas realizadas, que algumas IES têm oferecido oportunidades como cursos de reforço e disciplinas com conteúdos da Educação Básica, programas de tutoria e monitoria, uso da tecnologia, sites e aplicativos, que contemplam conteúdos de Matemática. Há também ações pontuais de alguns professores para os alunos que estão ingressando na Educação Superior, como lista de exercícios específicos para alunos que apresentam dificuldades, trabalhos em grupo, emprego de figuras e construção de sites para auxiliar os alunos em suas atividades escolares. Não raro, faz-se acompanhamento pela coordenação e pelos professores, relativo a evasões e aos motivos de tais evasões. Da mesma maneira, alguns dos PPCs analisados também sugerem ações de intervenção junto aos discentes na forma de tutoria, monitoria, além de sala virtual de aprendizagem, e acompanhamento da evolução do aluno nas disciplinas que abordam conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para que possam contribuir com a melhoria do ensino da Matemática. Enfim, os dados revelam que há ações sendo recomendadas e ações sendo implementadas. Embora algumas se mostrem paliativas, a presente pesquisa pode indicar caminhos a serem seguidos pelas IES para auxiliar os alunos ingressantes na Educação Superior.
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spelling 2020-10-19T14:04:38Z2020-06-032020-10-19T14:04:38Z2020-05-05MASOLA, W. J. Ações das IES quanto às dificuldades matemáticas dos alunos ingressantes: um retrato. 2020. 186 f. Dissertação (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1089As instituições de Ensino Superior (IES) têm recebido alunos com defasagem de formação e dificuldades de acompanhar os estudos nos cursos de graduação, especialmente no que se refere às disciplinas de Matemática dos cursos da área de Ciências Exatas. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar o que as IES têm oferecido aos ingressantes na Educação Superior referente às suas dificuldades matemáticas; e como objetivos específicos, averiguar (1) que ações didáticopedagógicas têm sido implementadas para o ensino da Matemática, levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentam ao ingressarem na Educação Superior; e (2) se os PPCs – Projeto Pedagógico de Curso e as matrizes curriculares indicam aspectos e/ou ações sugerindo tais implementações didático-pedagógicas. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida por meio de entrevistas junto a professores da área de Ciências Exatas, particularmente dos cursos de Engenharia. Depois das entrevistas terem sido analisadas por procedimentos de ATD – Análise Textual Discursiva, foi utilizada a técnica de Análise Documental na exploração dos PPCs e das Matrizes Curriculares desses cursos. Pretende-se, assim, constituir um retrato das ações implementadas nesse sentido pelas instituições com vistas a contribuir para a formação profissional desses estudantes na Educação Superior. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de três categorias de análise: ações, dimensões e percepções. A interpretação dos dados nessas categorias revelou, a partir das entrevistas realizadas, que algumas IES têm oferecido oportunidades como cursos de reforço e disciplinas com conteúdos da Educação Básica, programas de tutoria e monitoria, uso da tecnologia, sites e aplicativos, que contemplam conteúdos de Matemática. Há também ações pontuais de alguns professores para os alunos que estão ingressando na Educação Superior, como lista de exercícios específicos para alunos que apresentam dificuldades, trabalhos em grupo, emprego de figuras e construção de sites para auxiliar os alunos em suas atividades escolares. Não raro, faz-se acompanhamento pela coordenação e pelos professores, relativo a evasões e aos motivos de tais evasões. Da mesma maneira, alguns dos PPCs analisados também sugerem ações de intervenção junto aos discentes na forma de tutoria, monitoria, além de sala virtual de aprendizagem, e acompanhamento da evolução do aluno nas disciplinas que abordam conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para que possam contribuir com a melhoria do ensino da Matemática. Enfim, os dados revelam que há ações sendo recomendadas e ações sendo implementadas. Embora algumas se mostrem paliativas, a presente pesquisa pode indicar caminhos a serem seguidos pelas IES para auxiliar os alunos ingressantes na Educação Superior.Higher Education Institutions (IES) have received students with educational lag and difficulties to keep up with the studies in graduation courses, especially regarding Mathematics disciplines in Exact Science courses. The overall goal of the present research is to analyze what Higher Education Institutions have offered newcoming students regarding their mathematical difficulties, and the specific goals are to check (1) which didactic and pedagogical actions have been implemented for Mathematics teaching, considering difficulties students show when they get on Higher Education courses, and (2) whether the Course Pedagogic Project (PPC) and curricular matrices show aspects and/or actions that suggest such didactic and pedagogical implementations. It is a qualitative nature research, which was developed through interviews with Science professors, especially the ones from Engineering course. After the interviews were analyzed by procedures of Discursive Textual Analysis, the technique of Document Analysis was used to explore the PPCs and the curricular matrices of those courses. Thus, it is intended to make a portrait of actions implemented in that way by institutions, aiming to contribute to professional education of those Higher Education students. By considering the findings of research data, three categories of analysis were reached: actions, dimensions and perceptions. The data interpretation in those categories revealed, based on the interviews, that some IES have offered opportunities such as support classes and disciplines covering Basic Education contents, tutoring and monitoring programs, use of technology, sites and apps related to Mathematics contents. There are also specific actions taken by some professors for higher education newcoming students such as spreadsheets for low performance students, group work, use of figures and website design to help those students in their school activities. The coordination and professors are often concerned about school evasion and the reasons for that. In the same way, some of the analyzed PCCs suggest intervention actions for students by offering tutoring and monitoring programs, virtual learning classrooms and school support regarding disciplines that cover Elementary and High School contents in order to improve Mathematics teaching. Finally, data reveal that there are recommended actions and implemented actions. Although some look palliative, the present research may show some paths that could be taken by the IES to help Higher Education newcoming students.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEducação matemáticaEducação superiorEnsino-aprendizagem de matemáticaDificuldade de aprendizagem matemáticaAlunos ingressantesAções das IES quanto às dificuldades matemáticas dos alunos ingressantes: um retratoActions of Higher Education Institutions regarding newcoming students’ mathematical difficulties: a portraitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAllevato, Norma Suely Gomes47973757953http://lattes.cnpq.br/9614794595123496Allevato, Norma Suely GomesMaciel, Maria DelourdesSantos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dosNoguti, Fabiane Cristina HöpnerVieira, Gilberto05450273819http://lattes.cnpq.br/3290561251910583Masola, Wilson de JesusABRANTES, Paulo, Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina A Matemática na Educação Básica. 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description As instituições de Ensino Superior (IES) têm recebido alunos com defasagem de formação e dificuldades de acompanhar os estudos nos cursos de graduação, especialmente no que se refere às disciplinas de Matemática dos cursos da área de Ciências Exatas. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar o que as IES têm oferecido aos ingressantes na Educação Superior referente às suas dificuldades matemáticas; e como objetivos específicos, averiguar (1) que ações didáticopedagógicas têm sido implementadas para o ensino da Matemática, levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentam ao ingressarem na Educação Superior; e (2) se os PPCs – Projeto Pedagógico de Curso e as matrizes curriculares indicam aspectos e/ou ações sugerindo tais implementações didático-pedagógicas. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida por meio de entrevistas junto a professores da área de Ciências Exatas, particularmente dos cursos de Engenharia. Depois das entrevistas terem sido analisadas por procedimentos de ATD – Análise Textual Discursiva, foi utilizada a técnica de Análise Documental na exploração dos PPCs e das Matrizes Curriculares desses cursos. Pretende-se, assim, constituir um retrato das ações implementadas nesse sentido pelas instituições com vistas a contribuir para a formação profissional desses estudantes na Educação Superior. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de três categorias de análise: ações, dimensões e percepções. A interpretação dos dados nessas categorias revelou, a partir das entrevistas realizadas, que algumas IES têm oferecido oportunidades como cursos de reforço e disciplinas com conteúdos da Educação Básica, programas de tutoria e monitoria, uso da tecnologia, sites e aplicativos, que contemplam conteúdos de Matemática. Há também ações pontuais de alguns professores para os alunos que estão ingressando na Educação Superior, como lista de exercícios específicos para alunos que apresentam dificuldades, trabalhos em grupo, emprego de figuras e construção de sites para auxiliar os alunos em suas atividades escolares. Não raro, faz-se acompanhamento pela coordenação e pelos professores, relativo a evasões e aos motivos de tais evasões. Da mesma maneira, alguns dos PPCs analisados também sugerem ações de intervenção junto aos discentes na forma de tutoria, monitoria, além de sala virtual de aprendizagem, e acompanhamento da evolução do aluno nas disciplinas que abordam conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para que possam contribuir com a melhoria do ensino da Matemática. Enfim, os dados revelam que há ações sendo recomendadas e ações sendo implementadas. Embora algumas se mostrem paliativas, a presente pesquisa pode indicar caminhos a serem seguidos pelas IES para auxiliar os alunos ingressantes na Educação Superior.
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