Criação e captura de valor no modelo de negócios dos escritórios digitais bancários
Ano de defesa: | 2020 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Positivo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Pós-Graduação
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1958 |
Resumo: | A internet e o ambiente digital trouxeram, nos últimos anos, diversas oportunidades. Com o avanço dessas tecnologias, os Modelos de Negócios tradicionais vêm sendo transformados, permitindo explorar canais diversos, entregando novos serviços e novas informações, de forma customizada, mudanças ocorrem nos Modelos de Negócios. Nesse contexto, tradicionais varejistas, como bancos, estão lutando para sobreviver. Observando a fundo, percebe-se que essas empresas possuem um mesmo desafio: desenvolver novos Modelos de Negócios que funcionem no ambiente digital mundo e criar valor para clientes. Em outros casos, novos Modelos de Negócios emergem. O presente estudo se propôs a examinar como ocorre a Criação e Captura de Valor nos Modelos de Negócios dos escritórios digitais e agências bancárias, destinadas ao atendimento do cliente alta renda. O estudo foi realizado em três unidades bancárias em Curitiba (PR), no período de novembro e dezembro de 2019. Realizadas buscas sobre o tema nas principais bases de dados acadêmicos nacionais, identificou-se a existência de lacuna de estudo com o mesmo propósito, destinada ao segmento bancário e ao segmento de alta renda. Para atendimento à pergunta e aos objetivos da pesquisa, adotou-se o método qualitativo, sob a ótica interpretativa. A tipologia do estudo caracterizou-se como estudo de caso exploratório e descritivo, dentro de uma lógica abdutiva. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas), com 16 Gerentes de Relacionamento inseridos no atendimento bancário de alta renda. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se o software NVivo® 12 Plus, com o intuito de criar e organizar categorias (ou “nós”), o que serviu de base para analisar os conteúdos das entrevistas, em atenção aos objetivos específicos do estudo. Os resultados demonstraram adequada consciência dos Gerentes de Relacionamento quanto à Inovação proporcionada no Modelo de Negócios, bem como elementos para Criação e Captura de Valor. Logo, utilizando-se do arcabouço teórico, coleta de dados e análise e interpretação das informações, a presente pesquisa sugere um Framework denominado “Elementos de Criação e Captura de Valor no ambiente de Inovação dos Modelos de Negócios do setor bancário”, contemplando os elementos de criação de valor: (i) agilidade e facilidade, (ii) relacionamento e pessoalidade, (iii) atendimento a áreas remotas, (iv) simplificação de tarefas, (v) atendimento às necessidades do mercado, (vi) personalização do atendimento em função da idade do cliente, (vii) benefício à sociedade como um todo e (viii) investimento em marketing e de Captura de Valor: (i)redução de custos e (ii) elevação do lucro. |
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2021-04-27T21:20:20Z20202021-04-27T21:20:20Z2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1958A internet e o ambiente digital trouxeram, nos últimos anos, diversas oportunidades. Com o avanço dessas tecnologias, os Modelos de Negócios tradicionais vêm sendo transformados, permitindo explorar canais diversos, entregando novos serviços e novas informações, de forma customizada, mudanças ocorrem nos Modelos de Negócios. Nesse contexto, tradicionais varejistas, como bancos, estão lutando para sobreviver. Observando a fundo, percebe-se que essas empresas possuem um mesmo desafio: desenvolver novos Modelos de Negócios que funcionem no ambiente digital mundo e criar valor para clientes. Em outros casos, novos Modelos de Negócios emergem. O presente estudo se propôs a examinar como ocorre a Criação e Captura de Valor nos Modelos de Negócios dos escritórios digitais e agências bancárias, destinadas ao atendimento do cliente alta renda. O estudo foi realizado em três unidades bancárias em Curitiba (PR), no período de novembro e dezembro de 2019. Realizadas buscas sobre o tema nas principais bases de dados acadêmicos nacionais, identificou-se a existência de lacuna de estudo com o mesmo propósito, destinada ao segmento bancário e ao segmento de alta renda. Para atendimento à pergunta e aos objetivos da pesquisa, adotou-se o método qualitativo, sob a ótica interpretativa. A tipologia do estudo caracterizou-se como estudo de caso exploratório e descritivo, dentro de uma lógica abdutiva. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas), com 16 Gerentes de Relacionamento inseridos no atendimento bancário de alta renda. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se o software NVivo® 12 Plus, com o intuito de criar e organizar categorias (ou “nós”), o que serviu de base para analisar os conteúdos das entrevistas, em atenção aos objetivos específicos do estudo. Os resultados demonstraram adequada consciência dos Gerentes de Relacionamento quanto à Inovação proporcionada no Modelo de Negócios, bem como elementos para Criação e Captura de Valor. Logo, utilizando-se do arcabouço teórico, coleta de dados e análise e interpretação das informações, a presente pesquisa sugere um Framework denominado “Elementos de Criação e Captura de Valor no ambiente de Inovação dos Modelos de Negócios do setor bancário”, contemplando os elementos de criação de valor: (i) agilidade e facilidade, (ii) relacionamento e pessoalidade, (iii) atendimento a áreas remotas, (iv) simplificação de tarefas, (v) atendimento às necessidades do mercado, (vi) personalização do atendimento em função da idade do cliente, (vii) benefício à sociedade como um todo e (viii) investimento em marketing e de Captura de Valor: (i)redução de custos e (ii) elevação do lucro.The internet and the digital environment have brought, in recent years, several opportunities. With the advancement of these technologies, traditional business models have been transformed, allowing to explore different channels, providing new services and new information, in a personalized way, changes in business models. In this context, traditional retailers, such as banks, are struggling to survive. When you look more closely, you see that these companies have the same challenge: to develop new business models that work in the global digital environment and create value for customers. In other cases, new business models emerge. This study aims to examine how value creation and capture occurs in the business models of digital offices and bank branches, using high-income customer service. The study was carried out in three banking units in Curitiba (PR), in the period from November to December 2019. Searches carried out on the topic in the main national academic databases, identified as the existence of a study gap with the same purpose, destined to the banking and high-income segments. To answer the question and the research objectives, adopt the qualitative method, under an interpretive perspective. A typology of study characterized as an exploratory and descriptive case study, within an abductive logic. Data collection was carried out through semi-structured interviews (recorded and transcribed), with 16 managers working in high-income banking services. For data treatment and interpretation, use the NVivo® 12 Plus software, in order to create and organize categories (or "nodes"), or the basic service to analyze the contents of the interviews, in accordance with the objectives used. study. The results demonstrated the relationship managers' adequate awareness of the innovation provided in the Business Model, as well as the elements for creating and capturing value. Therefore, using the theoretical framework, data collection and analysis and interpretation of information, the present research suggests a Framework called “Elements of creation and capture of value in the Business Models Innovation in the banking sector”, contemplating the elements creating value: (i) agility and ease, (ii) relationship and personality, (iii) serving remote areas, (iv) simplifying tasks, (v) meeting market needs, (vi) personalizing service in depending on the age of the client, (vii) benefit to society as a whole and (viii) investment in marketing and value capture: (i) cost reduction and (ii) increase in profit.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoInovações tecnológicas - AdministraçãoCriatividade nos negóciosBancos - Serviços ao clienteCriação e captura de valor no modelo de negócios dos escritórios digitais bancáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMariutti, Fabiana Gondimhttp://lattes.cnpq.br/7418547824053811http://lattes.cnpq.br/4954624570167408Brunelli, Tiago da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALTIAGO DA SILVA BRUNELLI.pdfTIAGO DA SILVA BRUNELLI.pdfDissertaçãoapplication/pdf1505277http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1958/1/TIAGO%20DA%20SILVA%20BRUNELLI.pdf8da7b3df268e142748cadd9e1a3e2046MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1958/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19582021-05-20 17:43:07.059oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T20:43:07Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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