Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bolzani, Berenice lattes
Orientador(a): Silva, Jorge Luiz da lattes
Banca de defesa: Brunherotti, Marisa Afonso de Andrade lattes, Aragão, Ailton de Souza lattes, Oliveira, Wanderlei Abadio de lattes, Beretta, Regina Célia de Souza lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Doutorado em Promoção de Saúde
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4124
Resumo: A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cinco áreas prioritárias, dentre elas a Paz. Buscando ampliar esta discussão, o tema desta pesquisa é sobre a prevenção da violência, a partir das técnicas de mediação e da justiça restaurativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interventiva com perspectiva longitudinal, cujo objetivo foi a formação dos profissionais da educação em técnicas e ferramentas básicas de mediação e de justiça restaurativa, para o tratamento dos conflitos no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com a equipe de orientadores educacionais da Secretaria de Educação de um município do interior paulista. Participaram 28 profissionais, de ambos os sexos com idade entre 34 e 74 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 16 questões, sendo duas referentes à Técnica do Incidente Crítico, que foi aplicado antes e após a formação dos participantes. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Foram formadas três categorias: 1. Percepções que emergem nas situações de conflito; 2. Fatores que influenciam a qualidade da convivência; 3. Estratégias utilizadas na resolução de conflitos. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici fundamentou a discussão desta pesquisa. A abordagem das representações sociais nos oferece recursos para compreender a realidade social, explicar as práticas cotidianas, com a possibilidade de promover mudança ao oferecer meios de intervenção. Na pré-intervenção foi percebido que os participantes utilizavam do conhecimento do senso comum nas situações conflituosas e, com isso, havia comprometimento na resolutividade. Assim, os conflitos se repetiam, também devido a empregarem estratégias individualizadas ou estritamente disciplinares, como a suspensão das aulas. A análise permitiu apontar a não-neutralidade das representações sociais e sua dimensão valorativa, uma vez que os orientadores tendiam a apontar fatores como a diversidade, dentre outros, em um aspecto representacional, como algo construtor de conflitos. Constatou-se, na pósintervenção, que as estratégias indicadas pelos profissionais traziam as técnicas e ferramentas apresentadas na formação. Foi possível verificar que a escuta ativa passou a fazer parte de seu vocabulário, além de outros recursos que, embora não nomeados, pôde-se identificar, como o rapport, reunião de informações, identificação de sentimentos e interesses, inversão de papéis, além da empatia, respeito às diferenças e busca por uma solução conjunta. Disso, infere-se que os objetivos propostos no estudo foram alcançados, levando-se em conta a mudança de paradigmas dos participantes, conforme os resultados indicados na análise dos incidentes críticos. Salienta-se ainda, a importância da continuidade de estudos no ambiente escolar, que envolvam possibilidades de intervenções voltadas para a redução e prevenção da violência, com vistas a se promover ambientes que proporcionem uma convivência mais harmoniosa e, consequentemente, favorável à promoção da saúde de toda comunidade escolar. Palavras-chave: Capacitação profissional. Representações sociais na escola. Resolução de conflitos. Práticas restaurativas nas escolas. Promoção da saúde no ambiente escolar.
id UNICSUL-1_80ecff46826ccf20e58e892922106336
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4124
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-11-08T17:15:16Z2022-11-08T17:15:16Z2022-03-11BOLZANI, Berenice. Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas. Franca, SP, 2022. 130 f. Tese (Doutorado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, 2022https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4124A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cinco áreas prioritárias, dentre elas a Paz. Buscando ampliar esta discussão, o tema desta pesquisa é sobre a prevenção da violência, a partir das técnicas de mediação e da justiça restaurativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interventiva com perspectiva longitudinal, cujo objetivo foi a formação dos profissionais da educação em técnicas e ferramentas básicas de mediação e de justiça restaurativa, para o tratamento dos conflitos no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com a equipe de orientadores educacionais da Secretaria de Educação de um município do interior paulista. Participaram 28 profissionais, de ambos os sexos com idade entre 34 e 74 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 16 questões, sendo duas referentes à Técnica do Incidente Crítico, que foi aplicado antes e após a formação dos participantes. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Foram formadas três categorias: 1. Percepções que emergem nas situações de conflito; 2. Fatores que influenciam a qualidade da convivência; 3. Estratégias utilizadas na resolução de conflitos. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici fundamentou a discussão desta pesquisa. A abordagem das representações sociais nos oferece recursos para compreender a realidade social, explicar as práticas cotidianas, com a possibilidade de promover mudança ao oferecer meios de intervenção. Na pré-intervenção foi percebido que os participantes utilizavam do conhecimento do senso comum nas situações conflituosas e, com isso, havia comprometimento na resolutividade. Assim, os conflitos se repetiam, também devido a empregarem estratégias individualizadas ou estritamente disciplinares, como a suspensão das aulas. A análise permitiu apontar a não-neutralidade das representações sociais e sua dimensão valorativa, uma vez que os orientadores tendiam a apontar fatores como a diversidade, dentre outros, em um aspecto representacional, como algo construtor de conflitos. Constatou-se, na pósintervenção, que as estratégias indicadas pelos profissionais traziam as técnicas e ferramentas apresentadas na formação. Foi possível verificar que a escuta ativa passou a fazer parte de seu vocabulário, além de outros recursos que, embora não nomeados, pôde-se identificar, como o rapport, reunião de informações, identificação de sentimentos e interesses, inversão de papéis, além da empatia, respeito às diferenças e busca por uma solução conjunta. Disso, infere-se que os objetivos propostos no estudo foram alcançados, levando-se em conta a mudança de paradigmas dos participantes, conforme os resultados indicados na análise dos incidentes críticos. Salienta-se ainda, a importância da continuidade de estudos no ambiente escolar, que envolvam possibilidades de intervenções voltadas para a redução e prevenção da violência, com vistas a se promover ambientes que proporcionem uma convivência mais harmoniosa e, consequentemente, favorável à promoção da saúde de toda comunidade escolar. Palavras-chave: Capacitação profissional. Representações sociais na escola. Resolução de conflitos. Práticas restaurativas nas escolas. Promoção da saúde no ambiente escolar.The 2030 Agenda of the United Nations (UN) establishes among the Sustainable Development Goals (SDGs) five priority areas, among them Peace. Seeking to expand this discussion, the theme of this research is about violence prevention, based on mediation techniques and restorative justice. This is a qualitative interventional research with a longitudinal perspective, whose objective was the training of education professionals in basic mediation and restorative justice techniques and tools, for the treatment of conflicts in the school environment. The research was carried out with the team of educational advisors of the Secretariat of Education of a city in the interior of São Paulo. Twenty-eight professionals of both genders, between 34 and 74 years of age, participated. For data collection, we used a questionnaire composed of 16 questions, two of them referring to the Critical Incident Technique, which was applied before and after the participants' training. The data were analyzed according to Content Analysis. Three categories were formed: 1. perceptions that emerge in conflict situations; 2. factors that influence the quality of coexistence; 3. strategies used in conflict resolution. Serge Moscovici's Theory of Social Representations grounded the discussion of this research. The social representations approach offers us resources to understand social reality, to explain daily practices, with the possibility of promoting change by offering means of intervention. In the pre-intervention, it was noticed that the participants used common sense knowledge in conflict situations and, thus, there was a compromise in the resolution of conflicts. Thus, conflicts were repeated, also due to the use of individualized or strictly disciplinary strategies, such as class suspension. The analysis allowed pointing out the non-neutrality of the social representations and their evaluative dimension, since the counselors tended to point out factors such as diversity, among others, in a representational aspect, as something that constructs conflicts. It was verified, in the post-intervention, that the strategies indicated by the professionals for conflict resolution, brought the techniques and tools presented in the training. It was possible to verify that active listening became part of their vocabulary, as well as other resources that, although not named, could be identified, such as rapport, information gathering, identification of feelings and interests, role reversal, empathy, respect for differences, and the search for a joint solution. From this, it is inferred that the objectives proposed in the study were achieved, taking into account the change in paradigms of the participants, according to the results indicated in the analysis of critical incidents. It is also emphasized the importance of continuing studies in the school environment that involve possibilities of interventions aimed at reducing and preventing violence, in order to promote environments that provide a more harmonious coexistence and, consequently, favorable to the promotion of the health of the entire school community. Keywords: Professional training. Social representations at school. Conflict resolution. Restorative practices in schools. Health promotion in the school environment.porUniversidade de FrancaPrograma de Doutorado em Promoção de SaúdeUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAPromoção de saúde - Capacitação profissionalRepresentações sociais na escolaResolução de conflitosPráticas restaurativas nas escolasPromoção da saúde no ambiente escolarFormação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicasTraining education professionals for conflict resolution in public schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSilva, Jorge Luiz da7961484888546187http://lattes.cnpq.br/7961484888546187Brunherotti, Marisa Afonso de Andrade5084866314690675http://lattes.cnpq.br/5084866314690675Aragão, Ailton de Souza6939854687355473http://lattes.cnpq.br/6939854687355473Oliveira, Wanderlei Abadio de5455601415853420http://lattes.cnpq.br/5455601415853420Beretta, Regina Célia de Souza9170733889633526http://lattes.cnpq.br/91707338896335269284334731091581http://lattes.cnpq.br/9284334731091581Bolzani, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALBERENICE BOLZANI.pdfBERENICE BOLZANI.pdfapplication/pdf2618782https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4124/1/BERENICE%20BOLZANI.pdfb655fcdfb7c9d64302466335f6f9089aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4124/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41242022-11-08 14:17:23.462oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4124Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-08T17:17:23Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Training education professionals for conflict resolution in public schools
title Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
spellingShingle Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
Bolzani, Berenice
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Promoção de saúde - Capacitação profissional
Representações sociais na escola
Resolução de conflitos
Práticas restaurativas nas escolas
Promoção da saúde no ambiente escolar
title_short Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
title_full Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
title_fullStr Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
title_full_unstemmed Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
title_sort Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas
author Bolzani, Berenice
author_facet Bolzani, Berenice
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 7961484888546187
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7961484888546187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brunherotti, Marisa Afonso de Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 5084866314690675
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5084866314690675
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aragão, Ailton de Souza
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 6939854687355473
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6939854687355473
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Wanderlei Abadio de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 5455601415853420
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455601415853420
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Beretta, Regina Célia de Souza
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 9170733889633526
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9170733889633526
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9284334731091581
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9284334731091581
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzani, Berenice
contributor_str_mv Silva, Jorge Luiz da
Brunherotti, Marisa Afonso de Andrade
Aragão, Ailton de Souza
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Beretta, Regina Célia de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Promoção de saúde - Capacitação profissional
Representações sociais na escola
Resolução de conflitos
Práticas restaurativas nas escolas
Promoção da saúde no ambiente escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de saúde - Capacitação profissional
Representações sociais na escola
Resolução de conflitos
Práticas restaurativas nas escolas
Promoção da saúde no ambiente escolar
description A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cinco áreas prioritárias, dentre elas a Paz. Buscando ampliar esta discussão, o tema desta pesquisa é sobre a prevenção da violência, a partir das técnicas de mediação e da justiça restaurativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interventiva com perspectiva longitudinal, cujo objetivo foi a formação dos profissionais da educação em técnicas e ferramentas básicas de mediação e de justiça restaurativa, para o tratamento dos conflitos no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com a equipe de orientadores educacionais da Secretaria de Educação de um município do interior paulista. Participaram 28 profissionais, de ambos os sexos com idade entre 34 e 74 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 16 questões, sendo duas referentes à Técnica do Incidente Crítico, que foi aplicado antes e após a formação dos participantes. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Foram formadas três categorias: 1. Percepções que emergem nas situações de conflito; 2. Fatores que influenciam a qualidade da convivência; 3. Estratégias utilizadas na resolução de conflitos. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici fundamentou a discussão desta pesquisa. A abordagem das representações sociais nos oferece recursos para compreender a realidade social, explicar as práticas cotidianas, com a possibilidade de promover mudança ao oferecer meios de intervenção. Na pré-intervenção foi percebido que os participantes utilizavam do conhecimento do senso comum nas situações conflituosas e, com isso, havia comprometimento na resolutividade. Assim, os conflitos se repetiam, também devido a empregarem estratégias individualizadas ou estritamente disciplinares, como a suspensão das aulas. A análise permitiu apontar a não-neutralidade das representações sociais e sua dimensão valorativa, uma vez que os orientadores tendiam a apontar fatores como a diversidade, dentre outros, em um aspecto representacional, como algo construtor de conflitos. Constatou-se, na pósintervenção, que as estratégias indicadas pelos profissionais traziam as técnicas e ferramentas apresentadas na formação. Foi possível verificar que a escuta ativa passou a fazer parte de seu vocabulário, além de outros recursos que, embora não nomeados, pôde-se identificar, como o rapport, reunião de informações, identificação de sentimentos e interesses, inversão de papéis, além da empatia, respeito às diferenças e busca por uma solução conjunta. Disso, infere-se que os objetivos propostos no estudo foram alcançados, levando-se em conta a mudança de paradigmas dos participantes, conforme os resultados indicados na análise dos incidentes críticos. Salienta-se ainda, a importância da continuidade de estudos no ambiente escolar, que envolvam possibilidades de intervenções voltadas para a redução e prevenção da violência, com vistas a se promover ambientes que proporcionem uma convivência mais harmoniosa e, consequentemente, favorável à promoção da saúde de toda comunidade escolar. Palavras-chave: Capacitação profissional. Representações sociais na escola. Resolução de conflitos. Práticas restaurativas nas escolas. Promoção da saúde no ambiente escolar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T17:15:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T17:15:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOLZANI, Berenice. Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas. Franca, SP, 2022. 130 f. Tese (Doutorado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, 2022
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4124
identifier_str_mv BOLZANI, Berenice. Formação de profissionais da educação para resolução de conflitos em escolas públicas. Franca, SP, 2022. 130 f. Tese (Doutorado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, 2022
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Doutorado em Promoção de Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4124/1/BERENICE%20BOLZANI.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4124/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b655fcdfb7c9d64302466335f6f9089a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1797154683579531264