Práticas inclusivas orientadas ao estudante com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva – IFSP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Andrade, Regiane Miranda de lattes
Orientador(a): Gimenez, Roberto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Educação
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/305
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- IFSP, sob o foco das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos apresentado por Stainback, S. & Stainback, W., Sassaki, Mantoan e Vygotsky acerca da inclusão. Para o levantamento de conteúdo para a pesquisa adotou-se a análise documental da instituição, análise da legislação acerca da inclusão, questionário e entrevista semiestruturada com cinco professores do IFSP do campus Boituva. Essas informações devem convergir por meio da técnica de triangulação para analisar um estudo de caso. Conclui-se neste estudo que, embora os estudantes com DI estejam sendo acolhidos pela equipe pedagógica e por professores da instituição, existem outros desafios que precisam ser enfrentados. Esses desafios estão relacionados à necessidade de ressignificar atitudes e concepções dos professores acerca da inclusão escolar e ressignificar concepções dos professores acerca da DI, para que assim se possa incluir na educação profissional. Ressignificar atitudes e concepções permite que a educação inclusiva prime por enxergar o aluno além da sua deficiência. As práticas docentes inclusivas são fundamentais para o processo de inclusão, pois quando o aluno é percebido em sua individualidade e suas habilidades são o ponto de partida para sua aprendizagem, a inclusão se concretiza.
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spelling 2020-01-31T18:57:59Z2020-01-31T18:57:59Z2019-03-13ANDRADE, Regiane Miranda de. Práticas inclusivas orientadas ao estudante com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva – IFSP. Orientador: Prof. Dr. Roberto Gimenez. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/305Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- IFSP, sob o foco das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos apresentado por Stainback, S. & Stainback, W., Sassaki, Mantoan e Vygotsky acerca da inclusão. Para o levantamento de conteúdo para a pesquisa adotou-se a análise documental da instituição, análise da legislação acerca da inclusão, questionário e entrevista semiestruturada com cinco professores do IFSP do campus Boituva. Essas informações devem convergir por meio da técnica de triangulação para analisar um estudo de caso. Conclui-se neste estudo que, embora os estudantes com DI estejam sendo acolhidos pela equipe pedagógica e por professores da instituição, existem outros desafios que precisam ser enfrentados. Esses desafios estão relacionados à necessidade de ressignificar atitudes e concepções dos professores acerca da inclusão escolar e ressignificar concepções dos professores acerca da DI, para que assim se possa incluir na educação profissional. Ressignificar atitudes e concepções permite que a educação inclusiva prime por enxergar o aluno além da sua deficiência. As práticas docentes inclusivas são fundamentais para o processo de inclusão, pois quando o aluno é percebido em sua individualidade e suas habilidades são o ponto de partida para sua aprendizagem, a inclusão se concretiza.Esta disertación tuvo como objetivo analizar el proceso de inclusión de alumnos con discapacidad intelectual en la enseñanza profesional técnica de nivel medio en el campus Boituva del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo - IFSP, bajo el foco de las prácticas pedagógicas inclusivas. La investigación se desarrolló a partir de los presupuestos teóricos presentados por Stainback S. Stainback, W., Sassaki, Mantoan y Vygotsky sobre la inclusión. Para el levantamiento de contenido para la investigación se adoptó el análisis documental de la institución, análisis de la legislación sobre la inclusión, cuestionario y entrevista semiestructurada con cinco profesores del IFSP del campus Boituva. Esta información debe converger a través de la técnica de triangulación para analizar un estudio de caso. Se concluye en este estudio que, aunque los estudiantes con DI están siendo acogidos por el equipo pedagógico y por profesores de la institución, hay otros desafíos que necesitan ser enfrentados. Estos desafíos se relacionan con la necesidad de resignificar actitudes y concepciones de los profesores acerca de la inclusión escolar y resignificar concepciones de los profesores acerca de la DI, para que así pueda incluirse en la educación profesional. Resaltar actitudes y concepciones permite que la educación inclusiva prime por ver al alumno más allá de su deficiencia. Las prácticas docentes inclusivas son fundamentales para el proceso de inclusión, pues cuando el alumno es percibido en su individualidad y sus habilidades son el punto de partida para su aprendizaje, la inclusión se concreta. Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiencia intelectual. Educação Profissional. Ensino profissional técnico de nível medio.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInclusão educacionalDeficiência intelectualEducação profissionalEnsino técnicoPráticas inclusivas orientadas ao estudante com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva – IFSPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGimenez, Robertohttp://lattes.cnpq.br/8332381356826516http://lattes.cnpq.br/4157850009386149Andrade, Regiane Miranda deALENCAR, Eunice M; L. Soriano de. Um retrato da Educação Especial no Brasil. Revista Aberto. Brasília, ano 13, n. 13, out. 1993. AAID, AMERICAN ASSOCIATION ON INTELECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABLITIES. User’s Guide to accompany the 11th of intelectual Disability: Definition, Classification, and Systems of Supports. AAID, 2013. ANACHE, A. A. 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description Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino profissional técnico de nível médio no campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- IFSP, sob o foco das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos apresentado por Stainback, S. & Stainback, W., Sassaki, Mantoan e Vygotsky acerca da inclusão. Para o levantamento de conteúdo para a pesquisa adotou-se a análise documental da instituição, análise da legislação acerca da inclusão, questionário e entrevista semiestruturada com cinco professores do IFSP do campus Boituva. Essas informações devem convergir por meio da técnica de triangulação para analisar um estudo de caso. Conclui-se neste estudo que, embora os estudantes com DI estejam sendo acolhidos pela equipe pedagógica e por professores da instituição, existem outros desafios que precisam ser enfrentados. Esses desafios estão relacionados à necessidade de ressignificar atitudes e concepções dos professores acerca da inclusão escolar e ressignificar concepções dos professores acerca da DI, para que assim se possa incluir na educação profissional. Ressignificar atitudes e concepções permite que a educação inclusiva prime por enxergar o aluno além da sua deficiência. As práticas docentes inclusivas são fundamentais para o processo de inclusão, pois quando o aluno é percebido em sua individualidade e suas habilidades são o ponto de partida para sua aprendizagem, a inclusão se concretiza.
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