Percepções e expectativas de professores universitários sobre a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Souza, Isilda Guimarães de lattes
Orientador(a): Furlanetto, Ecleide Cunico lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/277
Resumo: Considerando que o exercício da docência em Instituições de Ensino Superior nas sociedades contemporâneas, assoladas pelas rápidas transformações, requer do professor uma revisão constante de suas práticas. Para que isso ocorra, a formação inicial não é suficiente e cada vez mais se torna necessário o desenvolvimento de projetos de formação continuada. Optou-se por realizar uma pesquisa cujo o objetivo principal consiste em formular princípios norteadores para a formação continuada em serviço do professor universitário. Para tanto, foram estabelecidos diálogos teóricos com autores que discutem a formação universitária, entre eles: Almeida, Canário, Cunha, Fusari, Garrido e Inbernón. Também foram analisados, com base na análise de conteúdo (Bardin), quarenta e nove registros de docentes universitários de uma instituição de Ensino Superior na Zona Sul de São Paulo, sobre suas expectativas e percepções a respeito da formação continuada de professores. Concluiu-se que os docentes percebem a importância da formação continuada e a consideram um espaço de reflexão coletiva e troca de experiências que inclui as dimensões subjetivas do exercício da docência, a veem como um local de discussão técnica e didática de como ensinar e de como os alunos aprendem e a percebem como uma ocasião de reconhecimento e investimento por parte da instituição. Com base na revisão de literatura e na análise dos registros dos professores, foram formulados dez princípios norteadores que, longe de serem vistos como receitas, podem inspirar novos projetos de formação continuada a serem realizados em Instituições de Ensino Superior.
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spelling 2020-01-21T18:55:42Z2020-01-21T18:55:42Z2019-08-27SOUZA, Isilda Guimarães de. Percepções e expectativas de professores universitários sobre a formação continuada. Orientadora: Dra.Ecleide Cunico Furlanetto. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/277Considerando que o exercício da docência em Instituições de Ensino Superior nas sociedades contemporâneas, assoladas pelas rápidas transformações, requer do professor uma revisão constante de suas práticas. Para que isso ocorra, a formação inicial não é suficiente e cada vez mais se torna necessário o desenvolvimento de projetos de formação continuada. Optou-se por realizar uma pesquisa cujo o objetivo principal consiste em formular princípios norteadores para a formação continuada em serviço do professor universitário. Para tanto, foram estabelecidos diálogos teóricos com autores que discutem a formação universitária, entre eles: Almeida, Canário, Cunha, Fusari, Garrido e Inbernón. Também foram analisados, com base na análise de conteúdo (Bardin), quarenta e nove registros de docentes universitários de uma instituição de Ensino Superior na Zona Sul de São Paulo, sobre suas expectativas e percepções a respeito da formação continuada de professores. Concluiu-se que os docentes percebem a importância da formação continuada e a consideram um espaço de reflexão coletiva e troca de experiências que inclui as dimensões subjetivas do exercício da docência, a veem como um local de discussão técnica e didática de como ensinar e de como os alunos aprendem e a percebem como uma ocasião de reconhecimento e investimento por parte da instituição. Com base na revisão de literatura e na análise dos registros dos professores, foram formulados dez princípios norteadores que, longe de serem vistos como receitas, podem inspirar novos projetos de formação continuada a serem realizados em Instituições de Ensino Superior.Planning the exercise of teaching in Higher Education Institutions in contemporary societies, plagued by their rapid transformations, requiring a review of the course of their practices. For the vocational training of continuing education projects. It was decided to obtain a research whose main objective is to formulate guiding principles for a continuing education in service of the university professor. To this end, theoretical dialogues were established with authors who discuss a universal teaching among them: Almeida, Canário, Cunha, Fusari, Garrido and Inbernón. In addition, based on a content analysis, four new records of university professors from a higher education institution in the South Zone of São Paulo, about their expectations and perceptions about the respect of continuing teacher education. It was concluded that teachers realize the importance of continuing education and have a space for collective reflection and exchange of experiences that includes the subjective tasks of teaching, a workplace approach to teaching and how to teach and how and learn and an occasion for recognition and investment by the institution. Based on literature and record analysis, students were inspired by new continuing education projects in higher education institutions.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Mestrado Profissional em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuadaEnsino superiorDocente em formaçãoPercepções e expectativas de professores universitários sobre a formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFurlanetto, Ecleide Cunicohttp://lattes.cnpq.br/5482444929146466http://lattes.cnpq.br/4639267128827924Souza, Isilda Guimarães deALMEIDA, Luciana Rocha de. Docência compartilhada: do solitário ao solidário. Trabalho de Final de Curso apresentado ao curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia. 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