Transformação digital em Open Banking e eficiência na gestão de crédito em uma instituição financeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bauer, Arilson Comochina lattes
Orientador(a): Tumelero, Cleonir lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Positivo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1974
Resumo: A transformação digital é essencialmente determinada por tecnologias da informação e da comunicação que captam o crescente grau de interconexão entre pessoas e sistemas. Para os bancos, a transformação digital está possibilitando inovações tecnológicas em produtos, serviços e processos, a exemplo da inovação em gestão de crédito a partir da adoção e desenvolvimento do open banking. O open banking é um sistema de compartilhamento de dados do cliente por meio de abertura e integração de plataformas digitais em aplicativos mobile e outros sistemas de informação. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a inovação tecnológica do open banking e a eficiência da gestão do crédito em uma determinada instituição financeira. O estudo possui natureza predominantemente descritiva, com nuances exploratórias. O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade de análise foi o núcleo de open banking em uma instituição financeira brasileira. A lente teórica utilizada foi da Teoria Evolucionária da Inovação. Constatou-se que o open banking é operacionalizado pelo banco a partir de aplicativos digitais que permitem o compartilhamento autorizado de dados de clientes para análise de crédito. A referida instituição financeira realiza P&D interna e em cooperação para inovação tecnológica em processos de concessão de crédito a partir de sistemas de open banking. Os resultados indicam que o open banking influencia a eficiência da gestão do crédito na instituição financeira, na medida em que permite a análise qualificada de dados de clientes obtidos de diferentes fornecedores, bem como garante a agilidade na tomada de decisão para a concessão de crédito com o uso da Inteligência Artificial (IA). Este estudo conclui que a inovação tecnológica em open banking possibilita o desenvolvimento de novos negócios para os bancos, a fidelização do cliente a partir da melhoria no relacionamento e da oferta de produtos e serviços personalizados, o aumento da carteira de clientes e a oferta de serviços e produtos na plataforma do próprio banco com a integração de parceiros. Conclui-se que o uso do open banking é efetivo para a análise de dados de clientes para a gestão do crédito, pois o uso de Big Data, combinado com o uso da IA, aumenta a precisão da análise do risco de inadimplência, o que diminui o custo de operação e pode repercutir em vantagem competitiva. Assim, a implementação do open banking gera novas oportunidades de negócios e aumento da concorrência no setor bancário, fato almejado pelo Banco Central do Brasil. Contudo, como o sistema de open banking foi regulado recentemente, ainda não há evidências que demonstram o impacto na concorrência entre os agentes financeiros. As principais limitações deste estudo são de ordem metodológica, em razão das fronteiras definidas para a pesquisa, como a falta de dados secundários a respeito de eficiência na gestão de crédito bancário. Estudos futuros poderão investigar a relação entre a inovação em gestão do risco de crédito e a diminuição das taxas de juros, também poderão investigar a função da Inteligência Artificial e do Big Data em inovações incrementais do sistema open banking.
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O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade de análise foi o núcleo de open banking em uma instituição financeira brasileira. A lente teórica utilizada foi da Teoria Evolucionária da Inovação. Constatou-se que o open banking é operacionalizado pelo banco a partir de aplicativos digitais que permitem o compartilhamento autorizado de dados de clientes para análise de crédito. A referida instituição financeira realiza P&D interna e em cooperação para inovação tecnológica em processos de concessão de crédito a partir de sistemas de open banking. Os resultados indicam que o open banking influencia a eficiência da gestão do crédito na instituição financeira, na medida em que permite a análise qualificada de dados de clientes obtidos de diferentes fornecedores, bem como garante a agilidade na tomada de decisão para a concessão de crédito com o uso da Inteligência Artificial (IA). Este estudo conclui que a inovação tecnológica em open banking possibilita o desenvolvimento de novos negócios para os bancos, a fidelização do cliente a partir da melhoria no relacionamento e da oferta de produtos e serviços personalizados, o aumento da carteira de clientes e a oferta de serviços e produtos na plataforma do próprio banco com a integração de parceiros. Conclui-se que o uso do open banking é efetivo para a análise de dados de clientes para a gestão do crédito, pois o uso de Big Data, combinado com o uso da IA, aumenta a precisão da análise do risco de inadimplência, o que diminui o custo de operação e pode repercutir em vantagem competitiva. Assim, a implementação do open banking gera novas oportunidades de negócios e aumento da concorrência no setor bancário, fato almejado pelo Banco Central do Brasil. Contudo, como o sistema de open banking foi regulado recentemente, ainda não há evidências que demonstram o impacto na concorrência entre os agentes financeiros. As principais limitações deste estudo são de ordem metodológica, em razão das fronteiras definidas para a pesquisa, como a falta de dados secundários a respeito de eficiência na gestão de crédito bancário. Estudos futuros poderão investigar a relação entre a inovação em gestão do risco de crédito e a diminuição das taxas de juros, também poderão investigar a função da Inteligência Artificial e do Big Data em inovações incrementais do sistema open banking.Digital transformation is essentially determined by information and communication technologies that are able to capture the increasing linkages between people and systems. For banks, digital transformation enables technological innovations not only in terms of products but also in regard to services and processes, such as credit management from the adoption and development of the so-called open banking. It is characterized by a system for sharing costumer data by offering and integrating digital platforms into mobile applications and other information systems. As such, the research aims at investigating the connections between the technological innovation related to open banking and credit management in financial institutions. Albeit its descriptive nature, the study also presents exploratory nuances. Through the Case Study methodology, the analysis unit of the open banking core from a Brazilian financial institution was chosen and the Evolutionary Theory of Innovation was defined as the theoretical starting point. It was revealed that open banking is operated by banks from digital applications that allow authorized sharing of costumer data for credit analysis. The financial institutions carry out internal and cooperative P&D for technological innovation in credit granting processes from open banking systems. The results suggest that open banking influences credit management in financial institutions, enabling a qualified examination of costumer data collected from different suppliers, as well as guaranteeing a prompt decision-making when it comes to credit granting through Artificial Intelligence (AI). The research concludes that technological innovation related to open banking fosters the development of new business for banks; customer loyalty from the improvement of relationships and the provision of personalized products and services, bolstering the customer portfolio; and the offer of services and products on the bank’s own platform in association with other partners. The use of open banking is efficient for the analysis of customer data for credit management, as the combination of Big Data with AI increases the accuracy of debt risk analysis and, as a result, lowers operation costs and becomes a competitive advantage. The implementation of open banking leads to new business opportunities and heightens competition in the banking sector, both pursued by the Brazilian Central Bank. Nevertheless, the open banking system has recently been regulated and, as a result, there is still no evidence demonstrating competitiveness impacts among financial agents. The research’s limitations are related both to theoretical and methodological aspects, such as the lack of academic studies and the establishment of boundaries on the topic, respectively. Further studies may investigate not only the linkages between credit risk management and lower interest rates but also the role of Big Data and AI in the gradual innovations related to the open banking system.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoAdministração de créditoInovações tecnológicasInstituições financeirasNegóciosTransformação digital em Open Banking e eficiência na gestão de crédito em uma instituição financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTumelero, Cleonirhttp://lattes.cnpq.br/4709665580514679http://lattes.cnpq.br/3498320414494595Bauer, Arilson Comochinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALARILSON COMOCHINA BAUER.pdfARILSON COMOCHINA BAUER.pdfDissertaçãoapplication/pdf1631178http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1974/1/ARILSON%20COMOCHINA%20BAUER.pdf7e0e2dd858bad86c44583703d139d369MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1974/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19742021-05-20 17:35:56.286oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T20:35:56Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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