O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Marinho, Flávio de Souza lattes
Orientador(a): Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da lattes
Banca de defesa: Ladeira, Rodrigo lattes, Caldas, Alcides dos Santos lattes, Malik, Ana Maria lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Salvador
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11
Resumo: Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários.
id UNIF_c55b6407515132c5b6c0ebb2924bb7b7
oai_identifier_str oai:teste.tede.unifacs.br:tede/11
network_acronym_str UNIF
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
repository_id_str
spelling Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#DadospessoaisLadeira, RodrigoCPF:46751785615http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0Caldas, Alcides dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6Malik, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792459J5CPF:86620177549http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773952A8Marinho, Flávio de Souza2016-04-29T13:54:08Z2008-05-212005-09-24MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf: 3886418 bytes, checksum: e06f0198d63b8ece41788c3c5c96167c (MD5) Previous issue date: 2005-09-24Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários.application/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/436/Dissertacao%20Flavio%20Marinho%202005%20Texto%20Completo.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoOrganização hospitalarcomportamento do consumidormarketing de serviçosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdfapplication/pdf3886418http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/1/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdfe06f0198d63b8ece41788c3c5c96167cMD51THUMBNAILDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf.jpgDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf.jpgimage/jpeg3851http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/2/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf.jpgbe8685a6250a703758a627de0b4cf9a8MD52tede/112017-08-30 09:46:12.781oai:teste.tede.unifacs.br:tede/11Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false
dc.title.por.fl_str_mv O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
title O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
spellingShingle O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
Marinho, Flávio de Souza
Organização hospitalar
comportamento do consumidor
marketing de serviços
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
title_full O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
title_fullStr O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
title_full_unstemmed O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
title_sort O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
author Marinho, Flávio de Souza
author_facet Marinho, Flávio de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoais
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:46751785615
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Caldas, Alcides dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Malik, Ana Maria
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792459J5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:86620177549
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773952A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Flávio de Souza
contributor_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Ladeira, Rodrigo
Caldas, Alcides dos Santos
Malik, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Organização hospitalar
comportamento do consumidor
marketing de serviços
topic Organização hospitalar
comportamento do consumidor
marketing de serviços
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11
identifier_str_mv MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.
url http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
instname:Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron:UNIFACS
instname_str Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron_str UNIFACS
institution UNIFACS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
bitstream.url.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/1/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/2/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e06f0198d63b8ece41788c3c5c96167c
be8685a6250a703758a627de0b4cf9a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br
_version_ 1797224207969419264