O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Salvador
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Administração
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11 |
Resumo: | Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários. |
id |
UNIF_c55b6407515132c5b6c0ebb2924bb7b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teste.tede.unifacs.br:tede/11 |
network_acronym_str |
UNIF |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#DadospessoaisLadeira, RodrigoCPF:46751785615http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0Caldas, Alcides dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6Malik, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792459J5CPF:86620177549http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773952A8Marinho, Flávio de Souza2016-04-29T13:54:08Z2008-05-212005-09-24MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf: 3886418 bytes, checksum: e06f0198d63b8ece41788c3c5c96167c (MD5) Previous issue date: 2005-09-24Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários.application/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/436/Dissertacao%20Flavio%20Marinho%202005%20Texto%20Completo.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoOrganização hospitalarcomportamento do consumidormarketing de serviçosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdfapplication/pdf3886418http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/1/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdfe06f0198d63b8ece41788c3c5c96167cMD51THUMBNAILDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf.jpgDissertacao Flavio Marinho 2005 Texto Completo.pdf.jpgimage/jpeg3851http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/2/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf.jpgbe8685a6250a703758a627de0b4cf9a8MD52tede/112017-08-30 09:46:12.781oai:teste.tede.unifacs.br:tede/11Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
title |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
spellingShingle |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados Marinho, Flávio de Souza Organização hospitalar comportamento do consumidor marketing de serviços CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
title_full |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
title_fullStr |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
title_full_unstemmed |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
title_sort |
O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados |
author |
Marinho, Flávio de Souza |
author_facet |
Marinho, Flávio de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoais |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ladeira, Rodrigo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:46751785615 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Caldas, Alcides dos Santos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Malik, Ana Maria |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792459J5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:86620177549 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773952A8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Flávio de Souza |
contributor_str_mv |
Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da Ladeira, Rodrigo Caldas, Alcides dos Santos Malik, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização hospitalar comportamento do consumidor marketing de serviços |
topic |
Organização hospitalar comportamento do consumidor marketing de serviços CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da definição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição especial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição especial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura completar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se comum unidade de análise a cidade do Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão especial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T13:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Flávio de Souza. O espaço da organização hospitalar : estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005. |
url |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFACS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS instname:Universidade Salvador (UNIFACS) instacron:UNIFACS |
instname_str |
Universidade Salvador (UNIFACS) |
instacron_str |
UNIFACS |
institution |
UNIFACS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/1/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/11/2/Dissertacao+Flavio+Marinho+2005+Texto+Completo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e06f0198d63b8ece41788c3c5c96167c be8685a6250a703758a627de0b4cf9a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br |
_version_ |
1797224207969419264 |