Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Leal, Eduardo Lemos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314
Resumo: O presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo.
id UNIJ_08e22c490989e60626a6263d1f796bf7
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2314
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias2014-07-1620132014-07-16T19:19:29Z2014-07-16T19:19:29ZO presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo.72 f.Ciências HumanasEducação nas CiênciasCidadaniaHistóriaPolíticaEducaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314DMD_hdl_123456789/2314Leal, Eduardo Lemosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEDUARDO%20LEMOS%20LEAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2314/1/EDUARDO%20LEMOS%20LEAL.pdfapplication/pdf443231http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2314/1/EDUARDO%20LEMOS%20LEAL.pdfc1be3a329cc3d1bd0a06286bbabcb7bdMD5123456789_2314_12019-01-21T12:44:17Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
title Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
spellingShingle Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
Leal, Eduardo Lemos
Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Cidadania
História
Política
Educação
title_short Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
title_full Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
title_fullStr Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
title_full_unstemmed Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
title_sort Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
author Leal, Eduardo Lemos
author_facet Leal, Eduardo Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Eduardo Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Cidadania
História
Política
Educação
topic Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Cidadania
História
Política
Educação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo.
72 f.
description O presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-07-16T19:19:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-16T19:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314
DMD_hdl_123456789/2314
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623377602599190528