Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | O presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo. |
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O presente trabalho discute a questão da cidadania através da observação de alguns dos aspectos que podem ser percebidos na história das ideias políticas ocidentais no que diz respeito aos variados significados que a mesma adquire ao longo dos tempos. Aborda também a problemática que cerca o referido tema na atualidade, como o papel do homem e do cidadão nos embates em que seus direitos foram sendo gradualmente conquistados. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada no intuito de dialogar com diferentes perspectivas que já trataram, ou que ainda tratam de refletir sobre a questão da cidadania. Visto que a mesma foi sendo ampliada ao longo dos tempos e, na mesma medida, vindo atender cada vez mais a um maior número de pessoas, o direito a ter direitos configura-se como uma das maiores conquistas da humanidade ao passo que os valores igualitários e universais difundidos a partir do século XVIII foram sendo legitimados. Por fim, partindo do pressuposto moderno de que a cidadania deve ser estimulada na escola, nos reportarmos a constituição da cidadania no Brasil, para em seguida encerramos nosso estudo questionando conceitualmente sobre o que consiste a ideia de educar para a cidadania, e sobre quais seriam as possíveis contribuições que o ensino de história pode nos oferecer no intuito de corroborar com a formação crítica dos cidadãos do nosso tempo. |
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