A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6113 |
Resumo: | Neste trabalho, apresento a análise decorrente das discussões, registradas em Diários de Bordo, de um grupo de 10 professoras supervisoras dos subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)e participantes dos encontros mensais do projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral desta investigação foi identificar e analisar os indícios de pesquisa como prática formativa e suas repercussões na formação docente e em sala de aula. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com as características de um estudo de caso, conforme proposto por Bogdan e Biklen (1994) e Lüdke e André (1986). O material empírico foi obtido por meio de registros em Diários de Bordo e de questionário, ambos analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Morais e Galiazzi (2007). A ATD possibilitou a análise de discursos de cunho descritivo e interpretativo. Na discussão teórica a argumentação infere sobre os principais aspectos do Educar pela Pesquisa com base em Demo (2000), Beillerot (2004) Moraes, Galiazzi e Ramos (2002), Marques (2001), Wenzel (2013), Moraes (2002). A partir da leitura do corpus dos Diários de Bordo, emergiram as seguintes unidades para análise: Reflexões sobre o currículo em Diário de Bordo; Reflexões sobre significação conceitual/aprendizagem; Pesquisa como prática pedagógica; Reflexões sobre a formação docente; A escrita como processo formativo; A escrita e a evolução docente. A partir do confronto destas unidades emergiram duas categorias: a autonomia docente e o cotidiano escolar. O contexto formativo vivenciado no PIBID e no GEPECIEM foi constituído por momentos de interação entre os professores em formação inicial, professores de educação básica e professores formadores. Os registros analisados indicam uma escrita reflexiva que compreende a pesquisa como modo de qualificação formativa. Os resultados da investigação apontam que o Diário de Bordo é instrumento potencializador da reflexão docente, pois ao compartilhar conhecimentos e experiências reflexivas no Diário de Bordo e no grupo de formação, é possível o estabelecimento de interações, entre os pares, que qualificam o processo da formação continuada. |
id |
UNIJ_35fe179b4e71223413289351b80705dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6113 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias2019-08-0720172019-08-07T22:45:19Z2019-08-07T22:45:19ZNeste trabalho, apresento a análise decorrente das discussões, registradas em Diários de Bordo, de um grupo de 10 professoras supervisoras dos subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)e participantes dos encontros mensais do projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral desta investigação foi identificar e analisar os indícios de pesquisa como prática formativa e suas repercussões na formação docente e em sala de aula. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com as características de um estudo de caso, conforme proposto por Bogdan e Biklen (1994) e Lüdke e André (1986). O material empírico foi obtido por meio de registros em Diários de Bordo e de questionário, ambos analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Morais e Galiazzi (2007). A ATD possibilitou a análise de discursos de cunho descritivo e interpretativo. Na discussão teórica a argumentação infere sobre os principais aspectos do Educar pela Pesquisa com base em Demo (2000), Beillerot (2004) Moraes, Galiazzi e Ramos (2002), Marques (2001), Wenzel (2013), Moraes (2002). A partir da leitura do corpus dos Diários de Bordo, emergiram as seguintes unidades para análise: Reflexões sobre o currículo em Diário de Bordo; Reflexões sobre significação conceitual/aprendizagem; Pesquisa como prática pedagógica; Reflexões sobre a formação docente; A escrita como processo formativo; A escrita e a evolução docente. A partir do confronto destas unidades emergiram duas categorias: a autonomia docente e o cotidiano escolar. O contexto formativo vivenciado no PIBID e no GEPECIEM foi constituído por momentos de interação entre os professores em formação inicial, professores de educação básica e professores formadores. Os registros analisados indicam uma escrita reflexiva que compreende a pesquisa como modo de qualificação formativa. Os resultados da investigação apontam que o Diário de Bordo é instrumento potencializador da reflexão docente, pois ao compartilhar conhecimentos e experiências reflexivas no Diário de Bordo e no grupo de formação, é possível o estabelecimento de interações, entre os pares, que qualificam o processo da formação continuada.115 f.Educação nas CiênciasQualificação docentePrática formativaPesquisaEscrita em Diário de BordoCurrículohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6113DMD_hdl_123456789/6113Klein, Claudia Lucianiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaudia%20Luciani%20Klein.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6113/1/Claudia%20Luciani%20Klein.pdfapplication/pdf1057276http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6113/1/Claudia%20Luciani%20Klein.pdf892c6098c725159a6ffdac2ec94901feMD5123456789_6113_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
title |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
spellingShingle |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias Klein, Claudia Luciani Educação nas Ciências Qualificação docente Prática formativa Pesquisa Escrita em Diário de Bordo Currículo |
title_short |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
title_full |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
title_fullStr |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
title_full_unstemmed |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
title_sort |
A pesquisa como prática formativa de professoras da educação básica da área de ciências da natureza e suas tecnologias |
author |
Klein, Claudia Luciani |
author_facet |
Klein, Claudia Luciani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Claudia Luciani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação nas Ciências Qualificação docente Prática formativa Pesquisa Escrita em Diário de Bordo Currículo |
topic |
Educação nas Ciências Qualificação docente Prática formativa Pesquisa Escrita em Diário de Bordo Currículo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Neste trabalho, apresento a análise decorrente das discussões, registradas em Diários de Bordo, de um grupo de 10 professoras supervisoras dos subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)e participantes dos encontros mensais do projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral desta investigação foi identificar e analisar os indícios de pesquisa como prática formativa e suas repercussões na formação docente e em sala de aula. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com as características de um estudo de caso, conforme proposto por Bogdan e Biklen (1994) e Lüdke e André (1986). O material empírico foi obtido por meio de registros em Diários de Bordo e de questionário, ambos analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Morais e Galiazzi (2007). A ATD possibilitou a análise de discursos de cunho descritivo e interpretativo. Na discussão teórica a argumentação infere sobre os principais aspectos do Educar pela Pesquisa com base em Demo (2000), Beillerot (2004) Moraes, Galiazzi e Ramos (2002), Marques (2001), Wenzel (2013), Moraes (2002). A partir da leitura do corpus dos Diários de Bordo, emergiram as seguintes unidades para análise: Reflexões sobre o currículo em Diário de Bordo; Reflexões sobre significação conceitual/aprendizagem; Pesquisa como prática pedagógica; Reflexões sobre a formação docente; A escrita como processo formativo; A escrita e a evolução docente. A partir do confronto destas unidades emergiram duas categorias: a autonomia docente e o cotidiano escolar. O contexto formativo vivenciado no PIBID e no GEPECIEM foi constituído por momentos de interação entre os professores em formação inicial, professores de educação básica e professores formadores. Os registros analisados indicam uma escrita reflexiva que compreende a pesquisa como modo de qualificação formativa. Os resultados da investigação apontam que o Diário de Bordo é instrumento potencializador da reflexão docente, pois ao compartilhar conhecimentos e experiências reflexivas no Diário de Bordo e no grupo de formação, é possível o estabelecimento de interações, entre os pares, que qualificam o processo da formação continuada. 115 f. |
description |
Neste trabalho, apresento a análise decorrente das discussões, registradas em Diários de Bordo, de um grupo de 10 professoras supervisoras dos subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)e participantes dos encontros mensais do projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral desta investigação foi identificar e analisar os indícios de pesquisa como prática formativa e suas repercussões na formação docente e em sala de aula. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com as características de um estudo de caso, conforme proposto por Bogdan e Biklen (1994) e Lüdke e André (1986). O material empírico foi obtido por meio de registros em Diários de Bordo e de questionário, ambos analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Morais e Galiazzi (2007). A ATD possibilitou a análise de discursos de cunho descritivo e interpretativo. Na discussão teórica a argumentação infere sobre os principais aspectos do Educar pela Pesquisa com base em Demo (2000), Beillerot (2004) Moraes, Galiazzi e Ramos (2002), Marques (2001), Wenzel (2013), Moraes (2002). A partir da leitura do corpus dos Diários de Bordo, emergiram as seguintes unidades para análise: Reflexões sobre o currículo em Diário de Bordo; Reflexões sobre significação conceitual/aprendizagem; Pesquisa como prática pedagógica; Reflexões sobre a formação docente; A escrita como processo formativo; A escrita e a evolução docente. A partir do confronto destas unidades emergiram duas categorias: a autonomia docente e o cotidiano escolar. O contexto formativo vivenciado no PIBID e no GEPECIEM foi constituído por momentos de interação entre os professores em formação inicial, professores de educação básica e professores formadores. Os registros analisados indicam uma escrita reflexiva que compreende a pesquisa como modo de qualificação formativa. Os resultados da investigação apontam que o Diário de Bordo é instrumento potencializador da reflexão docente, pois ao compartilhar conhecimentos e experiências reflexivas no Diário de Bordo e no grupo de formação, é possível o estabelecimento de interações, entre os pares, que qualificam o processo da formação continuada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-08-07T22:45:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-07T22:45:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6113 DMD_hdl_123456789/6113 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6113 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641597401548455936 |