Processo de decisão e formação de estratégias em instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Worma, Lucia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2815
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral compreender o processo de tomada de decisão e de formação estratégica no ambiente universitário em instituições de natureza pública, comunitária e privada a partir do modelo dos Três Níveis de Tomada de Decisão em Universidades proposto por Hardy e Fachin (2000). Com os objetivos buscou-se identificar os níveis de tomada de decisões no ambiente das Instituições de Ensino Superior (IES) e a forma como o poder se articula e influência no processo decisório e na formação de estratégicas nas três IES pesquisadas, também se procurou verificar a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório num sistema de gestão autogerido, característica das IES entendidas como organizações profissionais e investigar a existência de semelhanças e diferenças no processo decisório e de formação estratégicas nas universidades pesquisadas em função das especificidades das mesmas. Para obtenção do alcance dos objetivos, foram elaboradas nove hipóteses, oito destas se confirmaram e apenas uma confirmou-se e refutou-se parcialmente. Esta pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em três Instituições de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina que se caracterizam como Pública Municipal, Comunitária e Privada. Foram selecionados três grupos de pessoas para participar do estudo: reitoria, coordenações e professores que atuavam no momento da pesquisa nestes enquadramentos funcionais totalizando um número de 55 pessoas. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2013. Os resultados da análise indicaram que se tratando de instituições que compreendem a mesma configuração enquanto organizações profissionais se constituem com diferenças e semelhanças marcantes entre elas. Na análise sobre os três níveis de decisões propostos por Hardy e Fachin (2000), as IES Pública Municipal e Comunitária estiveram mais próximas entre ambas, tanto na forma como as decisões se processam, quanto na formação de estratégias, enquanto a IES Privada se diferenciou acentuadamente em relação às outras duas. Em relação às articulações do poder, a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório num sistema de gestão autogerido, característica das IES constatou-se que na IES Pública Municipal o poder emana da força politica pela intensa participação dos atores, na IES Comunitária a fonte do poder se origina por processos que combinam de um lado forças do poder politico e de outro, forças do poder por administrativo, já na IES privada a força de onde emana o poder está totalmente concentrada em um poder centralizador e a participação dos atores no processo é basicamente neutralizada.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProcesso de decisão e formação de estratégias em instituições de ensino superior2015-05-0820142015-05-08T13:31:04Z2015-05-08T13:31:04ZO presente estudo tem como objetivo geral compreender o processo de tomada de decisão e de formação estratégica no ambiente universitário em instituições de natureza pública, comunitária e privada a partir do modelo dos Três Níveis de Tomada de Decisão em Universidades proposto por Hardy e Fachin (2000). Com os objetivos buscou-se identificar os níveis de tomada de decisões no ambiente das Instituições de Ensino Superior (IES) e a forma como o poder se articula e influência no processo decisório e na formação de estratégicas nas três IES pesquisadas, também se procurou verificar a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório num sistema de gestão autogerido, característica das IES entendidas como organizações profissionais e investigar a existência de semelhanças e diferenças no processo decisório e de formação estratégicas nas universidades pesquisadas em função das especificidades das mesmas. Para obtenção do alcance dos objetivos, foram elaboradas nove hipóteses, oito destas se confirmaram e apenas uma confirmou-se e refutou-se parcialmente. Esta pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em três Instituições de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina que se caracterizam como Pública Municipal, Comunitária e Privada. Foram selecionados três grupos de pessoas para participar do estudo: reitoria, coordenações e professores que atuavam no momento da pesquisa nestes enquadramentos funcionais totalizando um número de 55 pessoas. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2013. Os resultados da análise indicaram que se tratando de instituições que compreendem a mesma configuração enquanto organizações profissionais se constituem com diferenças e semelhanças marcantes entre elas. Na análise sobre os três níveis de decisões propostos por Hardy e Fachin (2000), as IES Pública Municipal e Comunitária estiveram mais próximas entre ambas, tanto na forma como as decisões se processam, quanto na formação de estratégias, enquanto a IES Privada se diferenciou acentuadamente em relação às outras duas. Em relação às articulações do poder, a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório num sistema de gestão autogerido, característica das IES constatou-se que na IES Pública Municipal o poder emana da força politica pela intensa participação dos atores, na IES Comunitária a fonte do poder se origina por processos que combinam de um lado forças do poder politico e de outro, forças do poder por administrativo, já na IES privada a força de onde emana o poder está totalmente concentrada em um poder centralizador e a participação dos atores no processo é basicamente neutralizada.155 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAdministraçãoInstituição de Ensino SuperiorProcesso decisórioFormação de estratégiashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2815DMD_hdl_123456789/2815Worma, Luciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucia%20Worma.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2815/1/Lucia%20Worma.pdfapplication/pdf1619213http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2815/1/Lucia%20Worma.pdf3f7eb5a00114efe84a3802827142818bMD5123456789_2815_12019-01-21T12:44:37Zmail@mail.com -
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