Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Zilio, Márcia Regina Ribas Boze
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2825
Resumo: Nos últimos 50 anos muitas empresas no ramo do agronegócio ruíram e poucas mantiveram-se em pé. O estudo de caso da Stara demonstra que esse cenário não foi diferente para a organização, porém a capacidade de liderança e empreendedorismo de seus gestores no decorrer dos anos a fizeram suportar as intempéries do agronegócio no decorrer do tempo e de sua trajetória. O objetivo dessa pesquisa foi justamente descrever de que forma se deram as tomadas de decisões buscando entender as estratégias que foram utilizadas pela empresa (seus dirigentes) para manter-se no mercado aumentando a sua participação, analisando a qualidade embutida no processo de produção e a forma como socializou essa qualidade para o mercado. Através dessa busca, encontrou-se o caminho utilizado pela Stara para convencer seus clientes a comprarem e escolherem seus produtos entendendo de que forma essa preocupação é materializada dentro da empresa. A bibliografia pesquisada mostrou que o setor de máquinas agrícolas brasileiro tem sido o principal fornecedor de bens de capital para a agricultura formando assim um dos pilares da modernização agrícola. No início da década de 1960, quando surgiu a necessidade de mecanizar a agricultura brasileira, essas máquinas tornaram-se difusoras do progresso e a evolução da indústria de máquinas agrícolas passou a ser uma das responsáveis pelo desempenho do crescimento do agronegócio. Aproveitando essa demanda gestores da Stara inseriram-se no mercado com maior precisão, avançaram e recuaram seus recursos até uma grande crise que fechou por tempo curto a indústria. Através de recursos obtidos por amigos e família a empresa se reergue e com uma estratégia de aproveitamento de oportunidades no mercado se lança em franco desenvolvimento até os dias atuais. Através de um apurado feeling do gestor, a Stara tornou-se uma das maiores empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do país e programa a sua expansão para outros países.
id UNIJ_538ef8e16ac9f6f7461e0d8d5bfa6444
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2825
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnálise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara2015-05-0820142015-05-08T16:56:15Z2015-05-08T16:56:15ZNos últimos 50 anos muitas empresas no ramo do agronegócio ruíram e poucas mantiveram-se em pé. O estudo de caso da Stara demonstra que esse cenário não foi diferente para a organização, porém a capacidade de liderança e empreendedorismo de seus gestores no decorrer dos anos a fizeram suportar as intempéries do agronegócio no decorrer do tempo e de sua trajetória. O objetivo dessa pesquisa foi justamente descrever de que forma se deram as tomadas de decisões buscando entender as estratégias que foram utilizadas pela empresa (seus dirigentes) para manter-se no mercado aumentando a sua participação, analisando a qualidade embutida no processo de produção e a forma como socializou essa qualidade para o mercado. Através dessa busca, encontrou-se o caminho utilizado pela Stara para convencer seus clientes a comprarem e escolherem seus produtos entendendo de que forma essa preocupação é materializada dentro da empresa. A bibliografia pesquisada mostrou que o setor de máquinas agrícolas brasileiro tem sido o principal fornecedor de bens de capital para a agricultura formando assim um dos pilares da modernização agrícola. No início da década de 1960, quando surgiu a necessidade de mecanizar a agricultura brasileira, essas máquinas tornaram-se difusoras do progresso e a evolução da indústria de máquinas agrícolas passou a ser uma das responsáveis pelo desempenho do crescimento do agronegócio. Aproveitando essa demanda gestores da Stara inseriram-se no mercado com maior precisão, avançaram e recuaram seus recursos até uma grande crise que fechou por tempo curto a indústria. Através de recursos obtidos por amigos e família a empresa se reergue e com uma estratégia de aproveitamento de oportunidades no mercado se lança em franco desenvolvimento até os dias atuais. Através de um apurado feeling do gestor, a Stara tornou-se uma das maiores empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do país e programa a sua expansão para outros países.85 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAdministraçãoAgriculturaAgronegócioMáquinas agrícolasEstratégias de gerenciamentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2825DMD_hdl_123456789/2825Zilio, Márcia Regina Ribas Bozeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessM%c3%a1rcia%20Zilioo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2825/1/M%c3%a1rcia%20Zilioo.pdfapplication/pdf2443092http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2825/1/M%c3%a1rcia%20Zilioo.pdfefd8bf1f387ba39ec5d570b90c07f264MD5123456789_2825_12019-01-21T12:44:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
title Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
spellingShingle Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
Zilio, Márcia Regina Ribas Boze
Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Agricultura
Agronegócio
Máquinas agrícolas
Estratégias de gerenciamento
title_short Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
title_full Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
title_fullStr Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
title_full_unstemmed Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
title_sort Análise de desenvolvimento empresarial no setor de máquinas agrícolas: o caso da Stara
author Zilio, Márcia Regina Ribas Boze
author_facet Zilio, Márcia Regina Ribas Boze
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilio, Márcia Regina Ribas Boze
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Agricultura
Agronegócio
Máquinas agrícolas
Estratégias de gerenciamento
topic Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Agricultura
Agronegócio
Máquinas agrícolas
Estratégias de gerenciamento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nos últimos 50 anos muitas empresas no ramo do agronegócio ruíram e poucas mantiveram-se em pé. O estudo de caso da Stara demonstra que esse cenário não foi diferente para a organização, porém a capacidade de liderança e empreendedorismo de seus gestores no decorrer dos anos a fizeram suportar as intempéries do agronegócio no decorrer do tempo e de sua trajetória. O objetivo dessa pesquisa foi justamente descrever de que forma se deram as tomadas de decisões buscando entender as estratégias que foram utilizadas pela empresa (seus dirigentes) para manter-se no mercado aumentando a sua participação, analisando a qualidade embutida no processo de produção e a forma como socializou essa qualidade para o mercado. Através dessa busca, encontrou-se o caminho utilizado pela Stara para convencer seus clientes a comprarem e escolherem seus produtos entendendo de que forma essa preocupação é materializada dentro da empresa. A bibliografia pesquisada mostrou que o setor de máquinas agrícolas brasileiro tem sido o principal fornecedor de bens de capital para a agricultura formando assim um dos pilares da modernização agrícola. No início da década de 1960, quando surgiu a necessidade de mecanizar a agricultura brasileira, essas máquinas tornaram-se difusoras do progresso e a evolução da indústria de máquinas agrícolas passou a ser uma das responsáveis pelo desempenho do crescimento do agronegócio. Aproveitando essa demanda gestores da Stara inseriram-se no mercado com maior precisão, avançaram e recuaram seus recursos até uma grande crise que fechou por tempo curto a indústria. Através de recursos obtidos por amigos e família a empresa se reergue e com uma estratégia de aproveitamento de oportunidades no mercado se lança em franco desenvolvimento até os dias atuais. Através de um apurado feeling do gestor, a Stara tornou-se uma das maiores empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do país e programa a sua expansão para outros países.
85 f.
description Nos últimos 50 anos muitas empresas no ramo do agronegócio ruíram e poucas mantiveram-se em pé. O estudo de caso da Stara demonstra que esse cenário não foi diferente para a organização, porém a capacidade de liderança e empreendedorismo de seus gestores no decorrer dos anos a fizeram suportar as intempéries do agronegócio no decorrer do tempo e de sua trajetória. O objetivo dessa pesquisa foi justamente descrever de que forma se deram as tomadas de decisões buscando entender as estratégias que foram utilizadas pela empresa (seus dirigentes) para manter-se no mercado aumentando a sua participação, analisando a qualidade embutida no processo de produção e a forma como socializou essa qualidade para o mercado. Através dessa busca, encontrou-se o caminho utilizado pela Stara para convencer seus clientes a comprarem e escolherem seus produtos entendendo de que forma essa preocupação é materializada dentro da empresa. A bibliografia pesquisada mostrou que o setor de máquinas agrícolas brasileiro tem sido o principal fornecedor de bens de capital para a agricultura formando assim um dos pilares da modernização agrícola. No início da década de 1960, quando surgiu a necessidade de mecanizar a agricultura brasileira, essas máquinas tornaram-se difusoras do progresso e a evolução da indústria de máquinas agrícolas passou a ser uma das responsáveis pelo desempenho do crescimento do agronegócio. Aproveitando essa demanda gestores da Stara inseriram-se no mercado com maior precisão, avançaram e recuaram seus recursos até uma grande crise que fechou por tempo curto a indústria. Através de recursos obtidos por amigos e família a empresa se reergue e com uma estratégia de aproveitamento de oportunidades no mercado se lança em franco desenvolvimento até os dias atuais. Através de um apurado feeling do gestor, a Stara tornou-se uma das maiores empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do país e programa a sua expansão para outros países.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-05-08T16:56:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T16:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2825
DMD_hdl_123456789/2825
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2825
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623377646996946944