O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Terra, Elisa Lubeck
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Como estratégia de pesquisa, adotei o estudo de caso (GIL, 2010) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), além de acionar diferentes instrumentos de investigação (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, contato telefônico, visitas, entrevistas) que serviram como base para a análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Os resultados apontaram que a sociedade contemporânea exige outros modos de gerir a cultura e comunicá-la, utilizando-se das indústrias audiovisuais e das redes digitais, expressos em diferentes perfis profissionais de produtores culturais. Os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. Ainda: a organização das matrizes curriculares dos cursos é dinâmica, em constante revisão frente aos novos arranjos produtivos da cultura, mantendo a característica multidisciplinar, resultante da complexificação do mercado cultural, a fim de garantir a formação profissional que garanta o reconhecimento efetivo no campo de trabalho.
id UNIJ_879eab769fb21d9ca881db327f080b64
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5010
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação2018-05-0820162018-05-08T19:45:38Z2018-05-08T19:45:38ZA presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Como estratégia de pesquisa, adotei o estudo de caso (GIL, 2010) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), além de acionar diferentes instrumentos de investigação (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, contato telefônico, visitas, entrevistas) que serviram como base para a análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Os resultados apontaram que a sociedade contemporânea exige outros modos de gerir a cultura e comunicá-la, utilizando-se das indústrias audiovisuais e das redes digitais, expressos em diferentes perfis profissionais de produtores culturais. Os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. Ainda: a organização das matrizes curriculares dos cursos é dinâmica, em constante revisão frente aos novos arranjos produtivos da cultura, mantendo a característica multidisciplinar, resultante da complexificação do mercado cultural, a fim de garantir a formação profissional que garanta o reconhecimento efetivo no campo de trabalho.168 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasCulturaCurrículoEducaçãoFormação acadêmico-profissionalProdução culturalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010DMD_hdl_123456789/5010Terra, Elisa Lubeckporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessELISA%20LUBECK.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5010/1/ELISA%20LUBECK.pdfapplication/pdf3686938http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5010/1/ELISA%20LUBECK.pdfe941813bd29c481915efab6de4ddccebMD5123456789_5010_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
title O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
spellingShingle O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
Terra, Elisa Lubeck
Ciências humanas
Educação nas ciências
Cultura
Currículo
Educação
Formação acadêmico-profissional
Produção cultural
title_short O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
title_full O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
title_fullStr O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
title_full_unstemmed O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
title_sort O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação
author Terra, Elisa Lubeck
author_facet Terra, Elisa Lubeck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Elisa Lubeck
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Cultura
Currículo
Educação
Formação acadêmico-profissional
Produção cultural
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Cultura
Currículo
Educação
Formação acadêmico-profissional
Produção cultural
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Como estratégia de pesquisa, adotei o estudo de caso (GIL, 2010) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), além de acionar diferentes instrumentos de investigação (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, contato telefônico, visitas, entrevistas) que serviram como base para a análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Os resultados apontaram que a sociedade contemporânea exige outros modos de gerir a cultura e comunicá-la, utilizando-se das indústrias audiovisuais e das redes digitais, expressos em diferentes perfis profissionais de produtores culturais. Os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. Ainda: a organização das matrizes curriculares dos cursos é dinâmica, em constante revisão frente aos novos arranjos produtivos da cultura, mantendo a característica multidisciplinar, resultante da complexificação do mercado cultural, a fim de garantir a formação profissional que garanta o reconhecimento efetivo no campo de trabalho.
168 f.
description A presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Como estratégia de pesquisa, adotei o estudo de caso (GIL, 2010) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), além de acionar diferentes instrumentos de investigação (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, contato telefônico, visitas, entrevistas) que serviram como base para a análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Os resultados apontaram que a sociedade contemporânea exige outros modos de gerir a cultura e comunicá-la, utilizando-se das indústrias audiovisuais e das redes digitais, expressos em diferentes perfis profissionais de produtores culturais. Os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. Ainda: a organização das matrizes curriculares dos cursos é dinâmica, em constante revisão frente aos novos arranjos produtivos da cultura, mantendo a característica multidisciplinar, resultante da complexificação do mercado cultural, a fim de garantir a formação profissional que garanta o reconhecimento efetivo no campo de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-05-08T19:45:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T19:45:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010
DMD_hdl_123456789/5010
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623377811015204864