As experiências de leitura como formação de jovens leitores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Samborski, Andréa Melissa Mikoski
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2321
Resumo: Esta pesquisa buscou entender as experiências de leituras cotidianas de jovens estudantes concluintes do Ensino Médio, residentes no Noroeste do Rio Grande do Sul. Os jovens pesquisados foram estudantes no Câmpus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2012. Para realizar a mesma, nos embasamos em procedimentos da pesquisa qualitativa, através de metodologias que registraram as falas dos jovens, nas suas experiências de leitura, de modo especial, os efeitos e a participação destas em sua formação como jovens leitores. A constituição das identidades juvenis foi analisada com o suporte nos estudos de Hall (2006) e Dayrell e Gomes (s/d). Buscou-se entender um pouco mais da condição juvenil com textos de Abramo (2005) e Dayrell (2003, 2007), mas principalmente, através das falas dos jovens sobre o que compreendiam serem as dificuldades e facilidades do “ser jovem” no mundo atual. Analisa-se também, as relações da juventude com o Ensino Médio, com base em autores como Dayrell (2007), Spósito (2005), Abramovay e Castro (2006). A partir do conceito de leitura como formação de Larrosa (2002a, 2002b, 2011), investigou-se o papel da leitura na formação da subjetividade dos jovens leitores. Ler para estes jovens é uma atividade ligada com a subjetividade, é espaço de busca de si e conexão com o mundo. Apresenta-se uma contextualização das leituras realizadas, que foram divididas em formação escolar e formação para a vida, analisadas com base em textos de Petit (2008), Orlandi (1996) e Chartier (1998). Conclui-se que o processo de leitura é constitutivo para o jovem, pois está construindo a sua subjetividade e, ao mesmo tempo, é um momento de identificação com algo no mundo. É um momento em que este jovem se universaliza e também se singulariza.
id UNIJ_8ab27812f3484f56df84d03b737764e7
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2321
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs experiências de leitura como formação de jovens leitores2014-07-1720132014-07-17T11:59:04Z2014-07-17T11:59:04ZEsta pesquisa buscou entender as experiências de leituras cotidianas de jovens estudantes concluintes do Ensino Médio, residentes no Noroeste do Rio Grande do Sul. Os jovens pesquisados foram estudantes no Câmpus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2012. Para realizar a mesma, nos embasamos em procedimentos da pesquisa qualitativa, através de metodologias que registraram as falas dos jovens, nas suas experiências de leitura, de modo especial, os efeitos e a participação destas em sua formação como jovens leitores. A constituição das identidades juvenis foi analisada com o suporte nos estudos de Hall (2006) e Dayrell e Gomes (s/d). Buscou-se entender um pouco mais da condição juvenil com textos de Abramo (2005) e Dayrell (2003, 2007), mas principalmente, através das falas dos jovens sobre o que compreendiam serem as dificuldades e facilidades do “ser jovem” no mundo atual. Analisa-se também, as relações da juventude com o Ensino Médio, com base em autores como Dayrell (2007), Spósito (2005), Abramovay e Castro (2006). A partir do conceito de leitura como formação de Larrosa (2002a, 2002b, 2011), investigou-se o papel da leitura na formação da subjetividade dos jovens leitores. Ler para estes jovens é uma atividade ligada com a subjetividade, é espaço de busca de si e conexão com o mundo. Apresenta-se uma contextualização das leituras realizadas, que foram divididas em formação escolar e formação para a vida, analisadas com base em textos de Petit (2008), Orlandi (1996) e Chartier (1998). Conclui-se que o processo de leitura é constitutivo para o jovem, pois está construindo a sua subjetividade e, ao mesmo tempo, é um momento de identificação com algo no mundo. É um momento em que este jovem se universaliza e também se singulariza.109 f.Ciências HumanasEducação nas CiênciasExperiênciaFormação de leitoresIdentidades juvenisJuventudeSubjetividadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2321DMD_hdl_123456789/2321Samborski, Andréa Melissa Mikoskiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndr%c3%a9a%20Melissa%20Mikoski%20Samborski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2321/1/Andr%c3%a9a%20Melissa%20Mikoski%20Samborski.pdfapplication/pdf1362544http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2321/1/Andr%c3%a9a%20Melissa%20Mikoski%20Samborski.pdf9e5feb04da9468709e0ef0cb5c9aa742MD5123456789_2321_12019-01-21T12:44:17Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As experiências de leitura como formação de jovens leitores
title As experiências de leitura como formação de jovens leitores
spellingShingle As experiências de leitura como formação de jovens leitores
Samborski, Andréa Melissa Mikoski
Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Experiência
Formação de leitores
Identidades juvenis
Juventude
Subjetividade
title_short As experiências de leitura como formação de jovens leitores
title_full As experiências de leitura como formação de jovens leitores
title_fullStr As experiências de leitura como formação de jovens leitores
title_full_unstemmed As experiências de leitura como formação de jovens leitores
title_sort As experiências de leitura como formação de jovens leitores
author Samborski, Andréa Melissa Mikoski
author_facet Samborski, Andréa Melissa Mikoski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samborski, Andréa Melissa Mikoski
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Experiência
Formação de leitores
Identidades juvenis
Juventude
Subjetividade
topic Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Experiência
Formação de leitores
Identidades juvenis
Juventude
Subjetividade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa buscou entender as experiências de leituras cotidianas de jovens estudantes concluintes do Ensino Médio, residentes no Noroeste do Rio Grande do Sul. Os jovens pesquisados foram estudantes no Câmpus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2012. Para realizar a mesma, nos embasamos em procedimentos da pesquisa qualitativa, através de metodologias que registraram as falas dos jovens, nas suas experiências de leitura, de modo especial, os efeitos e a participação destas em sua formação como jovens leitores. A constituição das identidades juvenis foi analisada com o suporte nos estudos de Hall (2006) e Dayrell e Gomes (s/d). Buscou-se entender um pouco mais da condição juvenil com textos de Abramo (2005) e Dayrell (2003, 2007), mas principalmente, através das falas dos jovens sobre o que compreendiam serem as dificuldades e facilidades do “ser jovem” no mundo atual. Analisa-se também, as relações da juventude com o Ensino Médio, com base em autores como Dayrell (2007), Spósito (2005), Abramovay e Castro (2006). A partir do conceito de leitura como formação de Larrosa (2002a, 2002b, 2011), investigou-se o papel da leitura na formação da subjetividade dos jovens leitores. Ler para estes jovens é uma atividade ligada com a subjetividade, é espaço de busca de si e conexão com o mundo. Apresenta-se uma contextualização das leituras realizadas, que foram divididas em formação escolar e formação para a vida, analisadas com base em textos de Petit (2008), Orlandi (1996) e Chartier (1998). Conclui-se que o processo de leitura é constitutivo para o jovem, pois está construindo a sua subjetividade e, ao mesmo tempo, é um momento de identificação com algo no mundo. É um momento em que este jovem se universaliza e também se singulariza.
109 f.
description Esta pesquisa buscou entender as experiências de leituras cotidianas de jovens estudantes concluintes do Ensino Médio, residentes no Noroeste do Rio Grande do Sul. Os jovens pesquisados foram estudantes no Câmpus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2012. Para realizar a mesma, nos embasamos em procedimentos da pesquisa qualitativa, através de metodologias que registraram as falas dos jovens, nas suas experiências de leitura, de modo especial, os efeitos e a participação destas em sua formação como jovens leitores. A constituição das identidades juvenis foi analisada com o suporte nos estudos de Hall (2006) e Dayrell e Gomes (s/d). Buscou-se entender um pouco mais da condição juvenil com textos de Abramo (2005) e Dayrell (2003, 2007), mas principalmente, através das falas dos jovens sobre o que compreendiam serem as dificuldades e facilidades do “ser jovem” no mundo atual. Analisa-se também, as relações da juventude com o Ensino Médio, com base em autores como Dayrell (2007), Spósito (2005), Abramovay e Castro (2006). A partir do conceito de leitura como formação de Larrosa (2002a, 2002b, 2011), investigou-se o papel da leitura na formação da subjetividade dos jovens leitores. Ler para estes jovens é uma atividade ligada com a subjetividade, é espaço de busca de si e conexão com o mundo. Apresenta-se uma contextualização das leituras realizadas, que foram divididas em formação escolar e formação para a vida, analisadas com base em textos de Petit (2008), Orlandi (1996) e Chartier (1998). Conclui-se que o processo de leitura é constitutivo para o jovem, pois está construindo a sua subjetividade e, ao mesmo tempo, é um momento de identificação com algo no mundo. É um momento em que este jovem se universaliza e também se singulariza.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-07-17T11:59:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-17T11:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2321
DMD_hdl_123456789/2321
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2321
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623377602614919168