Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6078
Resumo: Esta dissertação socializa resultados de estudos desenvolvidos no curso de mestrado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ e insere-se na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. A pesquisa traz resultados de um estudo de caso desenvolvido no contexto de uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Ijuí/RS que envolveu 13 alunos de 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. Assim, ao considerar que a radioatividade é pouco compreendida pelas pessoas, que o seu uso de maneira indevida pode trazer consequências danosas à população e ao ambiente sendo um dos aspectos que justifica esta pesquisa. Para a compreensão de que sua utilidade vai além dos tratamentos médicos, esta investigação torna-se necessária. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar a significação de conceitos da Física desenvolvidos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio no estudo do tema radioatividade e suas implicações no corpo humano. A investigação é de caráter qualitativo e, para tal, foram planejadas e desenvolvidas atividades com alunos do Ensino Médio sobre a temática da radiação e radioatividade. Para a sistematização das atividades foram usados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo, relatório dos estudantes e mapas conceituais. A pesquisa considerou como contribuição principal os pressupostos teóricos de Vigotski (2008, 2010). As produções dos alunos foram analisadas pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAIS; GALIAZZI, 2011) interpretadas e confrontadas com conceitos de autores dos livros da área da ciência da natureza. Desta análise surgiram duas categorias: contextualização e significação. Concluiu-se com a pesquisa que o desenvolvimento de atividades planejadas de forma contextualizada contribuem para superar na fragmentação e a linearidade deste ensino, sendo que os alunos conseguem identificar os conceitos científicos e significá-los no contexto cotidiano.
id UNIJ_8e4119bb521ba8ed48a49bd536639e37
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6078
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSignificação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano2019-07-2520192019-07-25T19:46:36Z2019-07-25T19:46:36ZEsta dissertação socializa resultados de estudos desenvolvidos no curso de mestrado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ e insere-se na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. A pesquisa traz resultados de um estudo de caso desenvolvido no contexto de uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Ijuí/RS que envolveu 13 alunos de 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. Assim, ao considerar que a radioatividade é pouco compreendida pelas pessoas, que o seu uso de maneira indevida pode trazer consequências danosas à população e ao ambiente sendo um dos aspectos que justifica esta pesquisa. Para a compreensão de que sua utilidade vai além dos tratamentos médicos, esta investigação torna-se necessária. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar a significação de conceitos da Física desenvolvidos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio no estudo do tema radioatividade e suas implicações no corpo humano. A investigação é de caráter qualitativo e, para tal, foram planejadas e desenvolvidas atividades com alunos do Ensino Médio sobre a temática da radiação e radioatividade. Para a sistematização das atividades foram usados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo, relatório dos estudantes e mapas conceituais. A pesquisa considerou como contribuição principal os pressupostos teóricos de Vigotski (2008, 2010). As produções dos alunos foram analisadas pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAIS; GALIAZZI, 2011) interpretadas e confrontadas com conceitos de autores dos livros da área da ciência da natureza. Desta análise surgiram duas categorias: contextualização e significação. Concluiu-se com a pesquisa que o desenvolvimento de atividades planejadas de forma contextualizada contribuem para superar na fragmentação e a linearidade deste ensino, sendo que os alunos conseguem identificar os conceitos científicos e significá-los no contexto cotidiano.96 f.Ciências humanas.Educação.Ensino de Física.Radiação.Contextualização.Significação.Radioatividade.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6078DMD_hdl_123456789/6078Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcieli%20Raquel%20Karlinski%20Sisti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6078/1/Marcieli%20Raquel%20Karlinski%20Sisti.pdfapplication/pdf2015025http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6078/1/Marcieli%20Raquel%20Karlinski%20Sisti.pdf192b055f5e48b386e9ebf4d361e21e1aMD5123456789_6078_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
title Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
spellingShingle Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.
Ciências humanas.
Educação.
Ensino de Física.
Radiação.
Contextualização.
Significação.
Radioatividade.
title_short Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
title_full Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
title_fullStr Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
title_full_unstemmed Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
title_sort Significação de conceitos da física por estudantes do ensino médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano
author Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.
author_facet Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sisti, Marcieli Raquel Karlinski.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Ensino de Física.
Radiação.
Contextualização.
Significação.
Radioatividade.
topic Ciências humanas.
Educação.
Ensino de Física.
Radiação.
Contextualização.
Significação.
Radioatividade.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta dissertação socializa resultados de estudos desenvolvidos no curso de mestrado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ e insere-se na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. A pesquisa traz resultados de um estudo de caso desenvolvido no contexto de uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Ijuí/RS que envolveu 13 alunos de 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. Assim, ao considerar que a radioatividade é pouco compreendida pelas pessoas, que o seu uso de maneira indevida pode trazer consequências danosas à população e ao ambiente sendo um dos aspectos que justifica esta pesquisa. Para a compreensão de que sua utilidade vai além dos tratamentos médicos, esta investigação torna-se necessária. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar a significação de conceitos da Física desenvolvidos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio no estudo do tema radioatividade e suas implicações no corpo humano. A investigação é de caráter qualitativo e, para tal, foram planejadas e desenvolvidas atividades com alunos do Ensino Médio sobre a temática da radiação e radioatividade. Para a sistematização das atividades foram usados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo, relatório dos estudantes e mapas conceituais. A pesquisa considerou como contribuição principal os pressupostos teóricos de Vigotski (2008, 2010). As produções dos alunos foram analisadas pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAIS; GALIAZZI, 2011) interpretadas e confrontadas com conceitos de autores dos livros da área da ciência da natureza. Desta análise surgiram duas categorias: contextualização e significação. Concluiu-se com a pesquisa que o desenvolvimento de atividades planejadas de forma contextualizada contribuem para superar na fragmentação e a linearidade deste ensino, sendo que os alunos conseguem identificar os conceitos científicos e significá-los no contexto cotidiano.
96 f.
description Esta dissertação socializa resultados de estudos desenvolvidos no curso de mestrado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ e insere-se na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. A pesquisa traz resultados de um estudo de caso desenvolvido no contexto de uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Ijuí/RS que envolveu 13 alunos de 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. Assim, ao considerar que a radioatividade é pouco compreendida pelas pessoas, que o seu uso de maneira indevida pode trazer consequências danosas à população e ao ambiente sendo um dos aspectos que justifica esta pesquisa. Para a compreensão de que sua utilidade vai além dos tratamentos médicos, esta investigação torna-se necessária. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar a significação de conceitos da Física desenvolvidos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio no estudo do tema radioatividade e suas implicações no corpo humano. A investigação é de caráter qualitativo e, para tal, foram planejadas e desenvolvidas atividades com alunos do Ensino Médio sobre a temática da radiação e radioatividade. Para a sistematização das atividades foram usados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo, relatório dos estudantes e mapas conceituais. A pesquisa considerou como contribuição principal os pressupostos teóricos de Vigotski (2008, 2010). As produções dos alunos foram analisadas pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAIS; GALIAZZI, 2011) interpretadas e confrontadas com conceitos de autores dos livros da área da ciência da natureza. Desta análise surgiram duas categorias: contextualização e significação. Concluiu-se com a pesquisa que o desenvolvimento de atividades planejadas de forma contextualizada contribuem para superar na fragmentação e a linearidade deste ensino, sendo que os alunos conseguem identificar os conceitos científicos e significá-los no contexto cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-25
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-07-25T19:46:36Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T19:46:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6078
DMD_hdl_123456789/6078
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6078
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640265897400598528