Processo de significação dos conceitos de ciências da natureza no contexto de situação de estudo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Andrade, Rosângela Daniela Freitag de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5036
Resumo: Esta pesquisa aborda um processo de significação dos conceitos de Ciências da Natureza no contexto de Situação de Estudo, tendo como perspectiva a constituição de sujeitos mais críticos/reflexivos, tanto alunos quanto professor. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ação segundo contribuições de Carr e Kemmis (1988). Foi desenvolvida em uma escola pública no município de Três Passos-RS em uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Focaliza-se a concepção de Situação de Estudo (SE) visto que esta permite trabalhar os conceitos disciplinares de modo contextualizado e considerando a vivência dos estudantes sem deixar de lado os conceitos disciplinares o que permite produzir sentidos e significados para eles. Destaca-se que as reflexões foram permeadas por fundamentação teórica com base no referencial histórico cultural, a partir dos estudos de Vigotski (2008). Para analisar as contribuições e os movimentos em relação à significação dos conceitos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, potencialidades e limites desse processo, na forma SE, foi constituído um espaço reflexivo rico de apropriação e produção de saberes. Desenvolveram-se e analisaram-se três Situações de Estudo na perspectiva de compreender a evolução da significação conceitual de conteúdos sobre o corpo humano. A análise de dados foi compilada a partir dos apontamentos e diálogos registrados em diários de bordo conforme Porlán e Martín (1997) e Zabalza (1994) e de mapas conceituais (MOREIRA, 1980), realizados pelos estudantes. Os dados empíricos foram analisados com base nos argumentos de Moraes e Galiazzi (2011) sobre análise textual discursiva. Acredita-se que desenvolver os conteúdos disciplinares por meio de temáticas da realidade dos estudantes, conforme a concepção de SE possibilita a construção do conhecimento e formação de sujeitos com senso mais crítico, capacidade de compreensão, interpretação na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Da leitura exaustiva das descrições dos estudantes emergiram quatro conceitos: célula; energia nos processos biológicos; alimentação e nutrição; saúde e qualidade de vida. A pesquisa indica que diversos conceitos foram internalizados pelos estudantes ou iniciam a produção de sentidos e significados para eles. Os registros e debates produzidos em sala de aula mostram contribuições importantes da SE para a significação conceitual, tais como: os conceitos evoluem e são reconstruídos pelos estudantes; constituíram-se estudantes mais críticos e reflexivos; melhoras na linguagem e escrita do aluno; transformação do currículo escolar.
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