Sementes na terra: educação, juventude, agricultura familiar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mendes, Débora Mate
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1833
Resumo: A presente dissertação trata da investigação realizada na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, com jovens que vivenciaram o Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra o qual objetivou atuar como fator de permanência desses sujeitos na Agricultura Familiar. A investigação se propôs perceber os impactos desse processo de formação, discutindo as relações estabelecidas entre a educação do campo e a sucessão hereditária na Agricultura Familiar. A pesquisa empírica amparou-se em questionários, entrevistas e na análise de documentos do Projeto CSJR, analisando os dados coletados à luz do referencial teórico da Educação Popular do Campo e, em especial, no pensamento de Paulo Freire, Peter McLaren, Miguel Arroyo, Álvaro Vieira Pinto e outros autores que comungam a ideia de uma educação emancipatória e diferenciada para os sujeitos do campo. Os resultados da pesquisa apontam a relevância da sucessão hereditária para a reprodução da Agricultura Familiar e para a importância deste segmento como sujeito social que desempenha um significativo papel na produção de alimentos e na soberania alimentar do país. Nessa perspectiva, assume centralidade a Educação Popular a ser assumida nos processos educativos escolares, ou não-escolares, como ferramenta de transformação se construída a partir dos sonhos e projetos daqueles/as que a vivenciam.
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