Grupo cultural "Herdeiros de Zumbi" de Ijuí: construção/afirmação das identidades
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1832 |
Resumo: | Esta dissertação vem mostrar como a convivência e o pertencimento ao Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi de Ijuí contribui na constituição e afirmação das identidades, no que se refere a instigar nos integrantes o desejo de ser mais, o que para Freire (1974) significa se libertar de qualquer tipo de opressão. Para tanto, é necessário ressaltar que a convivência com o Grupo permite a participação em atividades culturais afirmativas, expressadas através da música, da dança, das vestimentas e dos pratos típicos. Tais atividades passam a ganhar visibilidade por ocasião da Fenadi. Quando tratamos do sentimento de orgulho e da busca por ser mais, faz-se necessário enfatizar que tal sentimento se tornou também possível devido às lutas e conquistas do Movimento Negro. Assim, reconhecemos que o Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi também pode ser efeito das vitórias que vem sendo impulsionadas por este Movimento, como, por exemplo, as políticas afirmativas, a Lei Federal Nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que regulamentou o ensino de História afro-brasileira no ensino fundamental e médio, assim como a Constituição Federal de 1988, que reconhece a discriminação racial como prática de crime inafiançável e imprescritível. Reconhecer o Centro Cultural Herdeiros de Zumbi de Ijuí como um espaço educador só se tornou possível através das observações e da pesquisa que foi realizada junto deste, por ocasião da feira de exposições EXPOIJUÍ. É preciso enfatizar que as identidades são constituídas a partir de elementos acerca da cultura, os quais dizem respeito às vivências e experiências dos componentes do Grupo Cultural. Nesse sentido, para tornar possível este estudo busca-se amparo em autores (as) como Canclini, Hall, Touraine, Silva, zarth, Gomes, Babha, dentre tantos outros. Como metodologia foi utilizada a coleta de dados feita a partir de entrevista narrativa, ou semi-aberta, com quatro pessoas: o atual presidente do Grupo Cultural, seguido de três dançarinas do grupo de dança Charme da Liberdade. Se confirmou através deste estudo o quão significativo é o pertencimento junto ao Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi, uma vez que este não faz apenas uma amostra da cultura afro, mas também instiga os seus participantes a se reafirmar enquanto sujeitos (a) numa sociedade excludente, interferindo positivamente na construção ou na afirmação das identidades. |
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