Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problematica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Branco, Lílian Soares Alves
Orientador(a): Conte, Eliane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade La Salle
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/1151
Resumo: O presente estudo, desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, abordará a problemática da evasão, a partir do mapeamento das causas da evasão na educação a distância. A pesquisa apresenta os índices e dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com relação ao percentual de matrículas e concluintes no ensino superior presencial e a distância nas modalidades de bacharelado, licenciaturas e tecnológicos, da esfera pública e privada, no ano de 2015, com o objetivo de compreender as causas atuais da evasão na EaD. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão e (des)continuidades ordenadas normativamente, percebemos um distanciamento por parte das instituições formadoras em relação aos problemas da evasão, o que gera uma diminuição ou isenção de responsabilidades, tendo em vista a tendência em atribuir suas causas a dimensões psicológicas do estudante ou a (in)comunicabilidade entre os professores, tutores e estudantes. Na tentativa de avaliar essas questões atinentes a EaD, a problemática do trabalho tem a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas apresentadas nos bancos de teses e dissertações sobre o problema da evasão dos estudantes dos cursos de EaD e quais as alternativas para minimizar tal fenômeno? Trata-se de um mapeamento, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de teses e dissertações que contemplam os descritores Evasão EaD, considerando o período de 2007 a 2017. Acerca dessa temática, obtivemos setenta e dois resultados, dos quais fizeram parte do corpus investigativo de produção de dados sessenta e oito trabalhos. Com base em uma abordagem hermenêutica foi possível compreender os textos e concepções vigentes sobre a evasão, não fugindo à discussão criadora, na tentativa de (re)conhecer as diferentes perspectivas de análise sobre o problema, a partir de realidades e questões humanas, técnicas, políticas, científicas, sociais e profissionais. Como embasamento teórico da pesquisa utilizamos Vargas (2007), Santos (2008), Moran (2000), Freire (1996), Castells (2016), dentre outros, que abordam a questão da evasão em diálogos com a EaD. Compreende-se que apesar da EaD ser avaliada como um modelo de gestão propício à realidade atual ela recebe forte influência das demandas e interesses de mercado, o que exige reavaliações constantes para um processo efetivo de (re)construção de conhecimentos e metodologias, que possam contribuir também para a diminuição da evasão conduzida pelas tensões existentes entre essa modalidade de ensino e o mundo administrado. Por fim, a dissertação contribui com as discussões na área da EaD, para a promoção e reflexão de diálogos sobre os seus próprios fundamentos, bem como para projetar ações que colaborem para a formação e qualificação do ensino a distância.
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spelling Branco, Lílian Soares AlvesConte, Eliane2019-05-21T19:30:21Z2019-05-21T19:30:21Z2019BRANCO, Lilian Soares Alves. Evasão na educação a distância : pontos e contrapontos à problemática. 2019. 167 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2019 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1151. Acesso em: 3 jul. 2019.http://hdl.handle.net/11690/1151O presente estudo, desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, abordará a problemática da evasão, a partir do mapeamento das causas da evasão na educação a distância. A pesquisa apresenta os índices e dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com relação ao percentual de matrículas e concluintes no ensino superior presencial e a distância nas modalidades de bacharelado, licenciaturas e tecnológicos, da esfera pública e privada, no ano de 2015, com o objetivo de compreender as causas atuais da evasão na EaD. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão e (des)continuidades ordenadas normativamente, percebemos um distanciamento por parte das instituições formadoras em relação aos problemas da evasão, o que gera uma diminuição ou isenção de responsabilidades, tendo em vista a tendência em atribuir suas causas a dimensões psicológicas do estudante ou a (in)comunicabilidade entre os professores, tutores e estudantes. Na tentativa de avaliar essas questões atinentes a EaD, a problemática do trabalho tem a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas apresentadas nos bancos de teses e dissertações sobre o problema da evasão dos estudantes dos cursos de EaD e quais as alternativas para minimizar tal fenômeno? Trata-se de um mapeamento, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de teses e dissertações que contemplam os descritores Evasão EaD, considerando o período de 2007 a 2017. Acerca dessa temática, obtivemos setenta e dois resultados, dos quais fizeram parte do corpus investigativo de produção de dados sessenta e oito trabalhos. Com base em uma abordagem hermenêutica foi possível compreender os textos e concepções vigentes sobre a evasão, não fugindo à discussão criadora, na tentativa de (re)conhecer as diferentes perspectivas de análise sobre o problema, a partir de realidades e questões humanas, técnicas, políticas, científicas, sociais e profissionais. Como embasamento teórico da pesquisa utilizamos Vargas (2007), Santos (2008), Moran (2000), Freire (1996), Castells (2016), dentre outros, que abordam a questão da evasão em diálogos com a EaD. Compreende-se que apesar da EaD ser avaliada como um modelo de gestão propício à realidade atual ela recebe forte influência das demandas e interesses de mercado, o que exige reavaliações constantes para um processo efetivo de (re)construção de conhecimentos e metodologias, que possam contribuir também para a diminuição da evasão conduzida pelas tensões existentes entre essa modalidade de ensino e o mundo administrado. Por fim, a dissertação contribui com as discussões na área da EaD, para a promoção e reflexão de diálogos sobre os seus próprios fundamentos, bem como para projetar ações que colaborem para a formação e qualificação do ensino a distância.The present study, developed by the Center for Studies on Technology in Education (NETE / CNPq), of the Post-Graduation Program in Education at La Salle University, will address the issue of avoidance, based on the mapping of the causes of dropout in education to distance. The research presents the indexes and data provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, in relation to the percentage of enrollments and graduates in face-to-face higher education and distance in the baccalaureate, undergraduate and technological modalities, from the public and private sphere, in the year of 2015, in order to understand the current causes of evasion in ED. Although there are many studies and refined discourses on the causes of evasion and normatively ordered (dis) continuities, we perceive a distancing by training institutions from the problems of avoidance, which leads to a decrease or lack of responsibility, given the trend in assigning its causes to the psychological dimensions of the student or the (in) communicability between teachers, tutors and students. In the attempt to evaluate these issues related to ED, the problem of work has the following guiding question: What are the perspectives presented in the thesis and dissertation banks on the problem of avoidance of students of the EaD courses and what are the alternatives to minimize such phenomena? It is a mapping, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), of theses and dissertations that contemplate the descriptors Evasion EaD, considering the period from 2007 to 2017. On this subject, we obtained seventy-two results, of which sixty-eight papers were part of the investigative corpus of data production. Based on a hermeneutical approach, it was possible to understand the current texts and conceptions about evasion, not escaping the creative discussion, in an attempt to (re) know the different perspectives of analysis on the problem, from realities and human, technical, political, scientific, social and professional. As a theoretical basis for the research, we use Vargas (2007), Santos (2008), Moran (2000), Freire (1996), Castells (2016), among others, addressing the issue of evasion in dialogues with the EaD. It is understood that, although EaD is evaluated as a management model that is conducive to current reality, it is strongly influenced by market demands and interests, which requires constant reassessment of an effective process of (re) construction of knowledge and methodologies that can also contribute to the reduction of avoidance driven by the tensions between this mode of teaching and the administered world. Finally, the dissertation contributes to discussions in the area of EaD, to promote and reflect on dialogues about its own fundamentals, as well as to design actions that collaborate in the formation and qualification of distance education.Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2019-05-21T19:30:21Z No. of bitstreams: 1 lsabranco.pdf: 2710503 bytes, checksum: 4a3a0ce131483fdbbcc3de6b921464b3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-21T19:30:21Z (GMT). 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