A Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contato
Ano de defesa: | 2022 |
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Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História. |
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Oliveira, Pedro Louvain de Campos2023-09-18T02:22:08Z2023-09-18T02:22:08Z2022http://dspace.unila.edu.br/123456789/7581Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.A Missão de Santa Maria do Iguaçu, fundada em 1626, a única localizada no rio Iguaçu, constitui um dos exemplos mais singulares do encontro de distintas matrizes culturais e nacionalidades na região das Cataratas do Iguaçu. Após duas tentativas jesuitas infrutíferas, uma comitiva formada pelo padre Boroa, padre Ruyer e cacique Tabacambi saíram da redução de Nossa Senhora da Natividade do Acarai e conseguiram a anuência do cacique Taupá para fundarem outra logo acima das famosas quedas d´água, reconhecidas atualmente pela UNESCO, como Patrimônio Natural Mundial. Após sete anos de fundação e apesar de terem desenvolvido uma vida comunitária, seus habitantes decidiram se mudar, por temor de ataques dos colonos portugueses e indígenas tupis. Mesmo na atualidade, as possibilidades de análise crítica e interpretação a respeito de tal empreitada seiscentista seguem demandando mais atenção da pesquisa, principalmente na margem direita do rio Iguaçu, onde segue pouco valorizada socialmente e no currículo da educação básica. Grande parte dos personagens autóctones do período permanece desconhecida da população, enquanto a memória indígena segue supermitificada e comercializada. Isso ocorre mesmo a despeito da sua potencialidade para a educação patrimonial e o turismo cultural. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é levantar, organizar e analisar as fontes históricas santamarianas para possibilitar problematizações e reflexões a respeito das dinâmicas sociais das relações de contato iguaçuenses na primeira metade do século XVII. Para atingir esse objetivo, foi levantado um arcabouço interdisciplinar teórico-metodológico para fundamentar a análise das fontes primárias a respeito de Santa Maria do Iguaçu, particularmente os documentos oficiais da época e as Cartas Ânuas dos padres jesuítas. Fontes a respeito da cultura material, produzidas no entorno contextualizado da redução jesuítica em questão também foram consideradas. Com os resultados da investigação foi possível identificar as especificidades que permearam as relações de contato que caracterizaram esses singulares eventos históricos nas margens do rio Iguaçu. Através da reunião das informações fragmentadas e dados dispersos por várias fontes e análise do conjunto, foi possível identificar diversos personagens do período e problematizar a complexidade dos elementos que permearam a interação entre eles.porSanta Maria do Iguaçu; Cataratas do Iguaçu; história indígena; missões jesuíticasA Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAORIGINALA Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contato.pdfA Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contato.pdfA Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contatoapplication/pdf19426091https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7581/1/A%20Miss%c3%a3o%20de%20Santa%20Maria%20do%20Igua%c3%a7u%3a%20Trajet%c3%b3ria%20e%20Rela%c3%a7%c3%b5es%20de%20Contato.pdfd0087d4f1e62c1a54f5009a0f2cc33c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7581/2/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD52123456789/75812023-09-18 07:34:42.846oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362023-09-18T10:34:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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