Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pessi, Ingrid Gayer
Orientador(a): Mattar Neto, João Augusto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uninter.com/handle/1/327
Resumo: Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da aprendizagem significativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto a gamificação de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia. Tem como objetivo geral analisar a utilização da gamificação e de jogos como estratégia de ensino com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivos específicos: compreender a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem; investigar teórica e empiricamente como a disciplina de Recreação e Jogos pode ser gamificada a fim de promover diferentes práticas docentes; averiguar o nível de conhecimento sobre games e gamificação bem como sua aplicação na prática pedagógica do aluno em formação docente; e identificar os possíveis desafios enfrentados pelo aluno em formação docente no uso de novas tecnologias educacionais e utilização de games. O problema que orienta a pesquisa é: como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem contribuir para a aprendizagem do futuro pedagogo? Para isso, a pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, balizada na abordagem de estudo de caso e pesquisa-ação. Assim, optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos sujeitos-participantes da pesquisa e as observações realizadas no decorrer do processo pela pesquisadora. Fundamentam esta pesquisa os seguintes teóricos: Gee (2009), Prensky (2012), Kapp (2012), Lévy (1999), Nóvoa (1999), Huizinga (2014), Fardo (2013) e Alves (2015). Esses autores contribuirão para a análise e a interpretação dos dados coletados de acordo com Bardin (2009) para a apresentação dos resultados. As hipóteses levantadas foram: a utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na formação docente auxilia os professores na atualização e na implementação de diferentes práticas pedagógicas, bem como pode aumentar o interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Recreação e Jogos.
id UNINTER-3_0f7fdb47fa2eb88aff56662d0e37efea
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/327
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Pessi, Ingrid GayerGarcia, Marilene Santana dos SantosMartiniak, Vera LuciaMattar Neto, João Augusto2019-05-29T18:34:15Z2019-05-29T18:34:15Z2018https://repositorio.uninter.com/handle/1/327Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da aprendizagem significativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto a gamificação de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia. Tem como objetivo geral analisar a utilização da gamificação e de jogos como estratégia de ensino com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivos específicos: compreender a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem; investigar teórica e empiricamente como a disciplina de Recreação e Jogos pode ser gamificada a fim de promover diferentes práticas docentes; averiguar o nível de conhecimento sobre games e gamificação bem como sua aplicação na prática pedagógica do aluno em formação docente; e identificar os possíveis desafios enfrentados pelo aluno em formação docente no uso de novas tecnologias educacionais e utilização de games. O problema que orienta a pesquisa é: como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem contribuir para a aprendizagem do futuro pedagogo? Para isso, a pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, balizada na abordagem de estudo de caso e pesquisa-ação. Assim, optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos sujeitos-participantes da pesquisa e as observações realizadas no decorrer do processo pela pesquisadora. Fundamentam esta pesquisa os seguintes teóricos: Gee (2009), Prensky (2012), Kapp (2012), Lévy (1999), Nóvoa (1999), Huizinga (2014), Fardo (2013) e Alves (2015). Esses autores contribuirão para a análise e a interpretação dos dados coletados de acordo com Bardin (2009) para a apresentação dos resultados. As hipóteses levantadas foram: a utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na formação docente auxilia os professores na atualização e na implementação de diferentes práticas pedagógicas, bem como pode aumentar o interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Recreação e Jogos.In view of the need of teachers to approach new technologies and make their classes more attractive, the gamification is a teaching strategy and a motivating experience through the meaningful learning. In this context, this research has as object the gamification of a discipline of the Pedagogy course. And, it has as general objective verify if the gamification of the discipline of Recreation and Games can be used as a way to present to the academic of the course Pedagogy, different possibilities of pedagogical practices and specific objectives: to contextualize the discipline of Recreation and Games of the course of Pedagogy of an institution of Higher Education at Ponta Grossa city; investigate theoretically and empirically how the discipline of Recreation and Games can be gamified in order to promote different teaching practices; to ascertain the level of knowledge about games and gamification as well as its application in the pedagogical practice of the academic in teacher training; compare the results obtained before and after the gamification of the Recreation and Games discipline; to identify the possible challenges faced by the academic in teacher education in the use of new educational technologies and the use of games; in order to answer the questions that guide research: how can gamification and gaming-based learning contribute to the education of the pedagogue? For this, the research presents a methodology of qualitative character, based on the approach of study case and action research. Thus, the questionnaire applied to the subjects of the research and the observations made during the process by the researcher were chosen as the data collection instrument. This research is based on the following theorists: Gee (2009), Prensky (2012), Kapp (2012), Lévy (1999), Nóvoa (1999), Huizinga (2014), Fardo (2013) and Alves (2015) for the analysis and interpretation of the data collected according to Bardin (2009) for the presentation of the results that were intended according to the hypotheses raised: believing that the use of gamification and gamebased learning, in teacher training, assists teachers in updating and implementation of different pedagogical practices, as well as may increase the interest of students in the course of Licenciatura in Pedagogy in the discipline of Recreation and Games.142 f.application/pdfJogos educativosAprendizagemEnsino superiorProfessores - FormaçãoInternet na educaçãoEducação - Inovações tecnológicasGamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba/PR2018Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALINGRID GAYER PESSI.pdfINGRID GAYER PESSI.pdfGamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogoapplication/pdf1609296https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/1/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf7804d5605107d1e72aa9479f7bbcfcc4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTINGRID GAYER PESSI.pdf.txtINGRID GAYER PESSI.pdf.txtExtracted texttext/plain288860https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/3/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf.txt9369e571ef9c8e374b7d7a8177eb5cd0MD53THUMBNAILINGRID GAYER PESSI.pdf.jpgINGRID GAYER PESSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/4/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf.jpg7382cefdb0013756675b28c38ab3a63eMD541/3272022-03-21 20:00:17.399oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:00:17falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:00:17Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
title Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
spellingShingle Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
Pessi, Ingrid Gayer
Jogos educativos
Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Internet na educação
Educação - Inovações tecnológicas
title_short Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
title_full Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
title_fullStr Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
title_full_unstemmed Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
title_sort Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
author Pessi, Ingrid Gayer
author_facet Pessi, Ingrid Gayer
author_role author
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv Garcia, Marilene Santana dos Santos
Martiniak, Vera Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessi, Ingrid Gayer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattar Neto, João Augusto
contributor_str_mv Mattar Neto, João Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Internet na educação
Educação - Inovações tecnológicas
topic Jogos educativos
Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Internet na educação
Educação - Inovações tecnológicas
description Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da aprendizagem significativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto a gamificação de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia. Tem como objetivo geral analisar a utilização da gamificação e de jogos como estratégia de ensino com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivos específicos: compreender a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem; investigar teórica e empiricamente como a disciplina de Recreação e Jogos pode ser gamificada a fim de promover diferentes práticas docentes; averiguar o nível de conhecimento sobre games e gamificação bem como sua aplicação na prática pedagógica do aluno em formação docente; e identificar os possíveis desafios enfrentados pelo aluno em formação docente no uso de novas tecnologias educacionais e utilização de games. O problema que orienta a pesquisa é: como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem contribuir para a aprendizagem do futuro pedagogo? Para isso, a pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, balizada na abordagem de estudo de caso e pesquisa-ação. Assim, optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos sujeitos-participantes da pesquisa e as observações realizadas no decorrer do processo pela pesquisadora. Fundamentam esta pesquisa os seguintes teóricos: Gee (2009), Prensky (2012), Kapp (2012), Lévy (1999), Nóvoa (1999), Huizinga (2014), Fardo (2013) e Alves (2015). Esses autores contribuirão para a análise e a interpretação dos dados coletados de acordo com Bardin (2009) para a apresentação dos resultados. As hipóteses levantadas foram: a utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na formação docente auxilia os professores na atualização e na implementação de diferentes práticas pedagógicas, bem como pode aumentar o interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Recreação e Jogos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-29T18:34:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-29T18:34:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/327
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/1/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/3/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/327/4/INGRID%20GAYER%20PESSI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7804d5605107d1e72aa9479f7bbcfcc4
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
9369e571ef9c8e374b7d7a8177eb5cd0
7382cefdb0013756675b28c38ab3a63e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797136233817702400