A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Strey, Fábio lattes
Orientador(a): Francischett, Mafalda Nesi lattes
Banca de defesa: Zanella, José Luiz lattes, Zancanella, Yolanda lattes, Moura, Jeani Delgado Paschoal lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Francisco Beltrão
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Departamento: Centros de Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128
Resumo: The main objective of this research is to search for answers, trough the use of Google Earth images, to teach the subject of Geography in Paraná's public schools, utilizing for sampling the schools belonging to the Regional Education Nucleus of Francisco Beltrão. As well as reflect about the teaching of Geography looking into the didactic-pedagogical process in the domain of categories and geotechnological information techniques in some aspects of the pedagogical relations, especially the reading of spatial representations. We seek to understand how teachers utilize Google Earth as a teaching resource in their classes. The justification for this theme lies on the value of cartographic visualization obtained from the images to the process of teaching and learning. The importance of this resource has been acknowledged by teachers. There is a contradiction, however, as all recognize the value of utilizing Google Earth but many do not actually utilize it. This can be explained by the impossibility of working Google Earth on the school, due to the lack o technology do to so. Still the merits of utilizing this resource in teaching Geography prevail, as was proved by the investigation and evaluation of the activities developed by the first year students of the Geography course of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão campus.
id UNIOESTE-1_8b6873091b27ed2163c84f2e510ee6bd
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/1128
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Francischett, Mafalda Nesihttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955Zanella, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999Zancanella, Yolandahttp://lattes.cnpq.br/8495858175266307Moura, Jeani Delgado Paschoalhttp://lattes.cnpq.br/5834223671367638http://lattes.cnpq.br/0835028924551512Strey, Fábio2017-07-10T17:30:34Z2015-03-252014-08-26STREY, Fábio. A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128The main objective of this research is to search for answers, trough the use of Google Earth images, to teach the subject of Geography in Paraná's public schools, utilizing for sampling the schools belonging to the Regional Education Nucleus of Francisco Beltrão. As well as reflect about the teaching of Geography looking into the didactic-pedagogical process in the domain of categories and geotechnological information techniques in some aspects of the pedagogical relations, especially the reading of spatial representations. We seek to understand how teachers utilize Google Earth as a teaching resource in their classes. The justification for this theme lies on the value of cartographic visualization obtained from the images to the process of teaching and learning. The importance of this resource has been acknowledged by teachers. There is a contradiction, however, as all recognize the value of utilizing Google Earth but many do not actually utilize it. This can be explained by the impossibility of working Google Earth on the school, due to the lack o technology do to so. Still the merits of utilizing this resource in teaching Geography prevail, as was proved by the investigation and evaluation of the activities developed by the first year students of the Geography course of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão campus.O objetivo principal desta pesquisa foi a busca de respostas, a partir do uso das imagens do Google Earth, para o ensino de conteúdos da Geografia, nas escolas públicas do Paraná, utilizando como recorte e amostragem escolas do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão e também refletir sobre o ensino da Geografia ao abordar como ocorre o processo didático-pedagógico no domínio das categorias e da técnica da informação geotecnológica em alguns aspectos das relações pedagógicas, principalmente a leitura das representações espaciais. O desafio consiste na compreensão do espaço geográfico por meio do uso da tecnologia no ensino uma vez que a Geografia utiliza-se de práticas pedagógicas vinculadas às imagens para comunicar e informar, no intuito de oportunizar conhecimento sobre o espaço geográfico. Procurou-se entender como e se os professores utilizam o Google Earth como recurso didático em suas aulas, evidenciando a importância da visualização cartográfica nas imagens, por ele disponibilizadas para o processo de ensino e aprendizagem. Isso ficou reconhecido pelos professores, porém há contradição entre a importância e o uso do Google Earth. Buscou-se, então, trazer alguns indicativos metodológicos utilizando imagens do Google Earth para visualização e análise do relevo, da hidrografia, da expansão da malha urbana, das coordenadas geográficas, no cálculo de distâncias bem como sobre noções de orientação e localização no intuito de que isso possa auxiliar no processo de ensino e na constituição do aluno mapeador.Made available in DSpace on 2017-07-10T17:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIO_STREY.pdf: 9442677 bytes, checksum: e5dd6ead8c3b7190d3882fea7b75e6b0 (MD5) Previous issue date: 2014-08-26application/pdfpor-5356284425524309716500Universidade Estadual do Oeste do ParanaFrancisco BeltrãoPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIOESTEBRCentros de Ciências HumanasGoogle earthTecnologias no ensinoImagensCartografia escolarGoogle earthTechnologies in teachingImagesCartographyCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAA contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didáticoThe contradiction between the importance and the use of google earth as a didactic resourceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALFABIO_STREY.pdfapplication/pdf9442677http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/1128/1/FABIO_STREY.pdfe5dd6ead8c3b7190d3882fea7b75e6b0MD51tede/11282018-01-09 14:10:25.935oai:tede.unioeste.br:tede/1128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2018-01-09T16:10:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The contradiction between the importance and the use of google earth as a didactic resource
title A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
spellingShingle A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
Strey, Fábio
Google earth
Tecnologias no ensino
Imagens
Cartografia escolar
Google earth
Technologies in teaching
Images
Cartography
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
title_full A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
title_fullStr A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
title_full_unstemmed A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
title_sort A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
author Strey, Fábio
author_facet Strey, Fábio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francischett, Mafalda Nesi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8041231173562955
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zanella, José Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2956130454620999
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zancanella, Yolanda
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8495858175266307
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moura, Jeani Delgado Paschoal
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5834223671367638
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0835028924551512
dc.contributor.author.fl_str_mv Strey, Fábio
contributor_str_mv Francischett, Mafalda Nesi
Zanella, José Luiz
Zancanella, Yolanda
Moura, Jeani Delgado Paschoal
dc.subject.por.fl_str_mv Google earth
Tecnologias no ensino
Imagens
Cartografia escolar
topic Google earth
Tecnologias no ensino
Imagens
Cartografia escolar
Google earth
Technologies in teaching
Images
Cartography
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Google earth
Technologies in teaching
Images
Cartography
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description The main objective of this research is to search for answers, trough the use of Google Earth images, to teach the subject of Geography in Paraná's public schools, utilizing for sampling the schools belonging to the Regional Education Nucleus of Francisco Beltrão. As well as reflect about the teaching of Geography looking into the didactic-pedagogical process in the domain of categories and geotechnological information techniques in some aspects of the pedagogical relations, especially the reading of spatial representations. We seek to understand how teachers utilize Google Earth as a teaching resource in their classes. The justification for this theme lies on the value of cartographic visualization obtained from the images to the process of teaching and learning. The importance of this resource has been acknowledged by teachers. There is a contradiction, however, as all recognize the value of utilizing Google Earth but many do not actually utilize it. This can be explained by the impossibility of working Google Earth on the school, due to the lack o technology do to so. Still the merits of utilizing this resource in teaching Geography prevail, as was proved by the investigation and evaluation of the activities developed by the first year students of the Geography course of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão campus.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-26
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T17:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STREY, Fábio. A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128
identifier_str_mv STREY, Fábio. A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
Francisco Beltrão
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centros de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
Francisco Beltrão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/1128/1/FABIO_STREY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5dd6ead8c3b7190d3882fea7b75e6b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1794618449270407168