Financiamento da política pública para a educação profissional no Estado do Paraná (2003-2012)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Bosio, Queila Franciéle Fabris lattes
Orientador(a): Deitos, Roberto Antonio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/867
Resumo: This study aims to analyze the financing of public policy and management of professional education in the state of Paraná in the period 2003 to 2012, covering the resumption of professional education, the integration with the high school and the resources planned and carried out for this modality in this period. For purposes of methodology we used primary survey of theoretical foundations in the laws, decrees and resolutions as secondary and theoretical sources we used articles and journals related to the topic. Analyses of financing are presented through graphs and tables , which include the predicted values of the public budget to finance public policy professional education for ten years in confrontation values made by the State of Paraná , these monetarily restated by INPC / IBGE reference 12/2012 , so there are no inflationary distortions . According to the proposed research , we can consider that even with the resumption of discourse prioritizing professional teaching , and investments in this area , it was observed that these resources are scarce , and include the minimum required , without taking as basis the real quality , but the minimum quality , ideological influences were also identified in the propositions of professional education for the period , sometimes with mild discourses to capitalism and relations of market work , sometimes with more pronounced discourses . It was concluded that professional education needs to become in fact a public education policy, with its own funding and not depend only on political will and government programs
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For purposes of methodology we used primary survey of theoretical foundations in the laws, decrees and resolutions as secondary and theoretical sources we used articles and journals related to the topic. Analyses of financing are presented through graphs and tables , which include the predicted values of the public budget to finance public policy professional education for ten years in confrontation values made by the State of Paraná , these monetarily restated by INPC / IBGE reference 12/2012 , so there are no inflationary distortions . According to the proposed research , we can consider that even with the resumption of discourse prioritizing professional teaching , and investments in this area , it was observed that these resources are scarce , and include the minimum required , without taking as basis the real quality , but the minimum quality , ideological influences were also identified in the propositions of professional education for the period , sometimes with mild discourses to capitalism and relations of market work , sometimes with more pronounced discourses . It was concluded that professional education needs to become in fact a public education policy, with its own funding and not depend only on political will and government programsO presente estudo objetiva a análise do financiamento da política pública e da gestão da educação profissional no estado do Paraná no período de 2003 a 2012, contemplando a retomada da educação profissional, a integração com o ensino médio e os recursos previstos e realizados para esta modalidade nesse período. Para fins de metodologia, utilizou-se levantamento teórico primário com bases nas leis, decretos e resoluções e como fontes teóricas secundárias artigos e periódicos relacionados com o tema. As análises do financiamento são apresentadas por meio de gráficos, tabelas e quadros, os quais contemplam os valores previstos no orçamento público para financiar a política pública da educação profissional para os dez anos em confronto os valores realizados pelo Estado do Paraná, estes atualizados monetariamente pelo INPC/IBGE referência 12/2012, para que não haja distorções inflacionárias. Diante da pesquisa proposta, pode-se considerar que mesmo com a retomada do discurso da priorização do ensino profissional, e investimentos nessa área, foi possível observar que esses recursos ainda são escassos, e contempla o mínimo necessário, sem tomar como base a qualidade de fato e sim a qualidade mínima, também foram identificadas influências ideológicas nas proposições da educação profissional para o período, ora com discursos amenos ao capitalismo e às relações de trabalho mercadológicas, ora esses discursos mais acentuados. Concluindo-se assim que a educação profissional necessita de fato ser uma política pública educacional, com financiamento próprio e não apenas depender de vontades políticas e programas de governoMade available in DSpace on 2017-07-10T16:16:58Z (GMT). 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