As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro lattes
Orientador(a): Figueiredo, Ireni Marilene Zago lattes
Banca de defesa: Zanardini, Isaura Monica Souza lattes, Deitos, Roberto Antonio lattes, Lara, Angela Mara de Barros lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872
Resumo: This work has investigated, in the scope of the educational policies for the Childhood Education in Brazil, in the decades of 1990-2010, the convergences and the deviations in relation to the propositions of the World Bank. It was considered, in the research process, that the World Bank, from the decade of 1970 on, has supported the investment in human capital, articulated with the directed social policies to the basic requirements, focused on the socially vulnerable population, targeting poverty relief. For the World Bank the beginning of the childhood education attendance promotes the skills and the abilities, contributing towards the increase of the future income. Thus, it was evidenced that the educational policies for the Childhood Education, elaborated in the decades of 1990- 2010, in Brazil, expressed the propositions of the World Bank of the basic requirements satisfaction related to the human capital theory, targeting poverty relief. Brazilian Childhood Education policies, conceived as the first stage of acquisition of skills and abilities, also express the propositions of the World Bank regarding the insertion in the labor market, once it motivates the citizens productivity
id UNIOESTE-1_d424cead0ec238f60b3ad1bc45e1fc29
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/872
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Figueiredo, Ireni Marilene ZagoCPF:64422682920http://lattes.cnpq.br/0727859600733159Zanardini, Isaura Monica SouzaCPF:88131092968http://lattes.cnpq.br/6456334067333175Deitos, Roberto AntonioCPF:43157912968http://lattes.cnpq.br/4743456433918126Lara, Angela Mara de BarrosCPF:03672467839http://lattes.cnpq.br/9373145087387951CPF:73781908968http://lattes.cnpq.br/7143582475321451Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro2017-07-10T16:17:00Z2016-04-012012-03-09BUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro. As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010). 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872This work has investigated, in the scope of the educational policies for the Childhood Education in Brazil, in the decades of 1990-2010, the convergences and the deviations in relation to the propositions of the World Bank. It was considered, in the research process, that the World Bank, from the decade of 1970 on, has supported the investment in human capital, articulated with the directed social policies to the basic requirements, focused on the socially vulnerable population, targeting poverty relief. For the World Bank the beginning of the childhood education attendance promotes the skills and the abilities, contributing towards the increase of the future income. Thus, it was evidenced that the educational policies for the Childhood Education, elaborated in the decades of 1990- 2010, in Brazil, expressed the propositions of the World Bank of the basic requirements satisfaction related to the human capital theory, targeting poverty relief. Brazilian Childhood Education policies, conceived as the first stage of acquisition of skills and abilities, also express the propositions of the World Bank regarding the insertion in the labor market, once it motivates the citizens productivityEste trabalho investigou, no âmbito das políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil, nas décadas de 1990-2010, as convergências e as divergências em relação às proposições do Banco Mundial. Considerou-se, no processo de investigação, que o Banco Mundial, a partir da década de 1970, sustentou o investimento em capital humano, articulado com as políticas sociais direcionadas às necessidades básicas, focalizadas na população socialmente vulnerável, visando o alívio da pobreza. Para o Banco Mundial o início do atendimento educacional na infância promove as competências e as habilidades, contribuindo com o aumento da rentabilidade futura. Constatou-se, dessa forma, que a política educacional para a Educação Infantil, elaborada nas décadas de 1990- 2010, no Brasil, expressou as proposições do Banco Mundial de satisfação das necessidades básicas relacionadas a teoria do capital humano, visando o alívio da pobreza. A política de Educação Infantil brasileira, concebida como primeira etapa de aquisição de competências e habilidades, também expressa as proposições do Banco Mundial no que diz respeito a inserção no mercado de trabalho, já que incita a produtividade dos sujeitosMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao1 Cristiane Bueno.pdf: 976985 bytes, checksum: 6350f249de5350b419631be397df869d (MD5) Previous issue date: 2012-03-09application/pdfporUniversidade Estadual do Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em EducaçãoUNIOESTEBRSociedade, Estado e EducaçãoEducação Infantil - BrasilPolítica educacional - BrasilBanco MundialAlívio da pobreza.Childhood education - BrazilEducational policies - BrazilWorld BankPoverty relief.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALDissertacao1 Cristiane Bueno.pdfapplication/pdf976985http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/872/1/Dissertacao1+Cristiane+Bueno.pdf6350f249de5350b419631be397df869dMD51tede/8722017-07-10 13:17:00.828oai:tede.unioeste.br:tede/872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2017-07-10T16:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
title As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
spellingShingle As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Educação Infantil - Brasil
Política educacional - Brasil
Banco Mundial
Alívio da pobreza.
Childhood education - Brazil
Educational policies - Brazil
World Bank
Poverty relief.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
title_full As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
title_fullStr As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
title_full_unstemmed As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
title_sort As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
author Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
author_facet Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Ireni Marilene Zago
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:64422682920
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0727859600733159
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zanardini, Isaura Monica Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:88131092968
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6456334067333175
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deitos, Roberto Antonio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:43157912968
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4743456433918126
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lara, Angela Mara de Barros
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:03672467839
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9373145087387951
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:73781908968
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7143582475321451
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
contributor_str_mv Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Zanardini, Isaura Monica Souza
Deitos, Roberto Antonio
Lara, Angela Mara de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil - Brasil
Política educacional - Brasil
Banco Mundial
Alívio da pobreza.
topic Educação Infantil - Brasil
Política educacional - Brasil
Banco Mundial
Alívio da pobreza.
Childhood education - Brazil
Educational policies - Brazil
World Bank
Poverty relief.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education - Brazil
Educational policies - Brazil
World Bank
Poverty relief.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work has investigated, in the scope of the educational policies for the Childhood Education in Brazil, in the decades of 1990-2010, the convergences and the deviations in relation to the propositions of the World Bank. It was considered, in the research process, that the World Bank, from the decade of 1970 on, has supported the investment in human capital, articulated with the directed social policies to the basic requirements, focused on the socially vulnerable population, targeting poverty relief. For the World Bank the beginning of the childhood education attendance promotes the skills and the abilities, contributing towards the increase of the future income. Thus, it was evidenced that the educational policies for the Childhood Education, elaborated in the decades of 1990- 2010, in Brazil, expressed the propositions of the World Bank of the basic requirements satisfaction related to the human capital theory, targeting poverty relief. Brazilian Childhood Education policies, conceived as the first stage of acquisition of skills and abilities, also express the propositions of the World Bank regarding the insertion in the labor market, once it motivates the citizens productivity
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T16:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro. As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010). 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872
identifier_str_mv BUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro. As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010). 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Sociedade, Estado e Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/872/1/Dissertacao1+Cristiane+Bueno.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6350f249de5350b419631be397df869d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1794618447374581760