Introdução à física no ensino fundamental: tecnologia e experimentação para aprendizagem significativa no ensino de ciências
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pampa
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
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Departamento: |
Campus Bagé
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4595 |
Resumo: | Este trabalho surgiu da intenção de promover a utilização tecnologias e experimentação para que por meio de atividades potencialmente significativas atingíssemos uma aprendizagem expressiva no ensino de física para alunos do nível fundamental. Desta maneira, nosso objetivo geral foi desenvolver e avaliar as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, que envolve programação e automação no ensino de Física, para a aprendizagem significativa de estudantes do Ensino Fundamental. Para tal, instrumentalizamos a utilização de planilhas eletrônicas e experimentos envolvendo a programação e o uso de sensores para promover o ensino de cinemática e termologia. A metodologia utilizada mesclou as relações de modelos teóricos e atividades experimentais tendo como referência teórica a aprendizagem significativa de David Ausubel e a visão epistemológica de Mario Bunge. A aplicação de nosso trabalho foi em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Neli Betemps, na cidade de Candiota, no Rio Grande do Sul, com a qual realizamos sete encontros semanais com a duração de quatro horas cada. No primeiro encontro buscamos avaliar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a lógica e programação e finalizamos aplicando uma atividade lúdica para aplicação dos conhecimentos de lógica. No segundo encontro os alunos visitaram a Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, quando assistiram a uma palestra com um professor do curso de Física, conheceram alguns laboratórios e foram desafiados a idealizar um modelo teórico na viagem de retorno de Bagé a Candiota. No terceiro encontro eles utilizaram planilhas eletrônicas para efetuar os cálculos das velocidades da viagem. No quarto encontro os alunos utilizaram um aparato experimental de uma rampa na qual verificaram as variações de velocidade nas diferentes inclinações da mesma. No quinto encontro os alunos relembraram a utilização de alguns sensores e realizaram um experimento automatizado para medir a temperatura da água em diferentes volumes e diferentes situações de resfriamento, sendo, ao final, desafiados a refinar o experimento utilizando um alarme que acionasse em determinada temperatura. No sexto encontro os alunos fizeram uma visita na Usina Termoelétrica da cidade, onde puderam observar as aplicabilidades práticas do resfriamento da água. No sétimo e último encontro os alunos fizeram uma avaliação da Unidade de Ensino realizada apresentando considerações sobre a mesma. Concluímos a trajetória verificando os aspectos positivos e negativos de nosso trabalho, analisando cada atividade, de modo a verificar que os alunos participaram ativamente de experiências contextualizadas, pois, além de desenvolver todas as tarefas puderam realizar visitas na Universidade e também na usina onde puderam ter uma visão mais concreta sobre o ensino de Física. |
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Dorneles, Pedro Fernando TeixeiraFreitas, Diana Paula Salomão deDorneles, Pedro Fernando TeixeiraFreitas, Diana Paula Salomão deHeckler, ValmirLucchese, Márcia MariaZborowski, Luis Augusto Ramos2019-10-22T19:17:15Z2019-10-222019-10-22T19:17:15Z2018-11-23ZBOROWSKI, Luis Augusto Ramos. Introdução à física no ensino fundamental: tecnologia e experimentação para aprendizagem significativa no ensino de ciências.111 f. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4595Este trabalho surgiu da intenção de promover a utilização tecnologias e experimentação para que por meio de atividades potencialmente significativas atingíssemos uma aprendizagem expressiva no ensino de física para alunos do nível fundamental. Desta maneira, nosso objetivo geral foi desenvolver e avaliar as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, que envolve programação e automação no ensino de Física, para a aprendizagem significativa de estudantes do Ensino Fundamental. Para tal, instrumentalizamos a utilização de planilhas eletrônicas e experimentos envolvendo a programação e o uso de sensores para promover o ensino de cinemática e termologia. A metodologia utilizada mesclou as relações de modelos teóricos e atividades experimentais tendo como referência teórica a aprendizagem significativa de David Ausubel e a visão epistemológica de Mario Bunge. A aplicação de nosso trabalho foi em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Neli Betemps, na cidade de Candiota, no Rio Grande do Sul, com a qual realizamos sete encontros semanais com a duração de quatro horas cada. No primeiro encontro buscamos avaliar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a lógica e programação e finalizamos aplicando uma atividade lúdica para aplicação dos conhecimentos de lógica. No segundo encontro os alunos visitaram a Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, quando assistiram a uma palestra com um professor do curso de Física, conheceram alguns laboratórios e foram desafiados a idealizar um modelo teórico na viagem de retorno de Bagé a Candiota. No terceiro encontro eles utilizaram planilhas eletrônicas para efetuar os cálculos das velocidades da viagem. No quarto encontro os alunos utilizaram um aparato experimental de uma rampa na qual verificaram as variações de velocidade nas diferentes inclinações da mesma. No quinto encontro os alunos relembraram a utilização de alguns sensores e realizaram um experimento automatizado para medir a temperatura da água em diferentes volumes e diferentes situações de resfriamento, sendo, ao final, desafiados a refinar o experimento utilizando um alarme que acionasse em determinada temperatura. No sexto encontro os alunos fizeram uma visita na Usina Termoelétrica da cidade, onde puderam observar as aplicabilidades práticas do resfriamento da água. No sétimo e último encontro os alunos fizeram uma avaliação da Unidade de Ensino realizada apresentando considerações sobre a mesma. Concluímos a trajetória verificando os aspectos positivos e negativos de nosso trabalho, analisando cada atividade, de modo a verificar que os alunos participaram ativamente de experiências contextualizadas, pois, além de desenvolver todas as tarefas puderam realizar visitas na Universidade e também na usina onde puderam ter uma visão mais concreta sobre o ensino de Física.This work arose from the intention to promote the use of technologies and experimentation so that through potentially significant activities we achieve an expressive learning in physics teaching for students of the fundamental level students. In this way, our objective was to evaluate through a Potentially Significant Teaching Unit using programming and automation activities in Physics teaching, in order to provide general notions about Sciences. To this end, we instrumentalized the use of electronic spreadsheets and experiments involving the programming and the use of sensors to promote the teaching of kinematics and thermology. The methodology used merged the relationships of theoretical models and experimental activities through the Unit, with theoretical reference to the meaningful learning of David Ausubel and the epistemological vision of Mario Bunge. The application of our work was in a 9th grade class of Elementary School of the Neli Betemps Municipal School, in the city of Candiota, in Rio Grande del Sul, in which we held seven weekly meetings lasting four hours each. In the first meeting we tried to evaluate the students' previous knowledge regarding logic and programming and we ended up applying a playful activity to apply the knowledge of logic. In the second meeting, the students visited the Campus-Bagé of Federal University of Pampa where they also had a lecture with the Professor of the Physics course and visited some laboratories and were challenged to design a theoretical model on the Bagé / Candiota return trip. In the third meeting they used spreadsheets to calculate travel speeds. In the fourth meeting the students used an experimental apparatus of a ramp in which they verified the variations of speed in the different inclinations of the same one. In the fifth meeting the students remembered the use of some sensors used an automated experiment to measure the temperature of the water in different volumes and different cooling situations, in the end, the students were challenged to refine the experiment using an alarm that triggered at a certain temperature. At the sixth meeting the students visited thecoal-fired power Stationat the city where they could observe the practical applications of water cooling. In the seventh and last meeting the students made an evaluation of the Unit putting their considerations on it. We conclude the trajectory by checking the positive and negative aspects of our work. Analyzing each activity, we verified that the students participated actively, as well as developing all the tasks, they were able to visit the University and also in the coal power station where they could have a more concrete vision about the teaching of Physical.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de CiênciasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAUEPSEnsino fundamentalEnsino de físicaProgramaçãoAutomaçãoElementary schoolPhysics teachingProgrammingAutomationIntrodução à física no ensino fundamental: tecnologia e experimentação para aprendizagem significativa no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDIS Luis Augusto Zborowski 2019.pdfDIS Luis Augusto Zborowski 2019.pdfapplication/pdf5874661https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4595/1/DIS%20Luis%20Augusto%20Zborowski%202019.pdfa2c204ef640594cdff96f072770bf82cMD51Prod. 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